sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Joinville mais uma vez sem Carnaval

Foto: Rogério da Silva

POR FELIPE CARDOSO

Mais uma vez Joinville ficará sem o Carnaval. Em uma nota lançada ontem pela Prefeitura da cidade, informou-se que o evento foi cancelado para seguir a recomendação feita pelo Ministério Público de Contas de Santa Catarina.

A exemplo do que fez com o dia da Consciência Negra, a atual gestão se blinda atrás de entidades e órgãos para manter a sua imagem preservada. Para quem não lembra, após aprovar o dia 20 de novembro como feriado municipal, o prefeito se viu obrigado a acatar a decisão judicial (pois entidades empresariais entraram com uma ação judicial contra o feriado) e cancelar o feriado sancionado. Parece que é uma prática comum dessa gestão não responder por conta própria a decisão de não realizar algumas festividades e eventos.

Veremos se o Ministério Público de Contas também se pronunciará a respeito das Festas das Flores. Não que queiramos que essa festa não aconteça, mas se tratando de crise, o pau que dá em Chico tem que ser dado em Francisco. Mesmo porque tal festividade ocorrerou tranquilamente em todos esses anos sem Carnaval, mesmo tendo um valor de investimento mais elevado se comparado com o evento do começo do ano. Haverá alguma outra explicação para tamanha coincidência? Ou talvez seja apenas o fato da diferença na pigmentação da pele das pessoas que fazem e frequentam cada evento? Não saberemos. Apenas podemos trabalhar com especulações e lamentar profundamente mais essa perda cultural.

A atual gestão e sua equipe sabem que tem respaldo para cancelar o Carnaval, pois o senso comum da cidade acredita ser um evento pecaminoso. E é com isso que o prefeito conta para realizar suas ações. O discurso de defesa é único: prioridades. Saúde e educação em primeiro lugar.

Como se, com um bom planejamento, não pudéssemos reunir tudo isso dentro da mesma festividade. Já imaginou quantas calorias se perde sambando? Já pesquisou como a autoestima interfere na saúde das pessoas? Pois bem, o Carnaval é capaz de produzir isso tudo e muito mais. Sem contar os resgates históricos que são feitos na produção do enredo de uma escola de samba, a moda presente nas fantasias que apresentam por meio de suas cores, formas e detalhes, o que a escola quer passar para os espectadores, a engenharia por trás da construção de um carro alegórico, dentre outras coisas.

Em 2013, por exemplo, a Escola Príncipes do Samba trouxe em seu enredo a história da Avenida Cubas. Uma das mais famosas avenidas da cidade. Em seu samba-enredo contou histórias e trouxe, para muitas pessoas, informações desconhecidas e também relembrou a importância de uma das ruas que contribuiu para o crescimento da cidade, econômica e culturalmente, falando da importância do Rio Bucarein na construção da cidade e as festas que aconteciam por lá. Lembrou de personagens que marcaram época em Joinville como os jogadores Pingo e Piava e o Mestre Bera (escute o samba-enredo: https://goo.gl/Vld8Yj).

Educação e saúde não se resumem apenas na construção de mais prédios. Educação também se faz fora das salas de aulas e podem ser muito bem introduzidas e misturadas com o universo rico do carnaval, bem como, pode abrir novas portas para que novos temas sejam abordados e estudados, para que a memória e a tradição da cidade sejam preservadas e propagadas. E a construção de mais hospitais é investimento em doenças, precisamos investir também na prevenção delas, seja através de esportes ou da dança, como o samba, que ajuda a queimar calorias, a manter o corpo saudável fisicamente e contribui para a alegria e autoestima de quem pratica, conservando a saúde da mente.

Enfim, com um bom planejamento e com boa vontade, há espaço para tudo ser feito. Mas parece que falta isso para alguns gestores que dizem querer trabalhar.

11 comentários:

  1. Ainda bem, né?
    Ainda bem!
    Era só o que faltava. Num momento de crise, com milhares de desempregados na cidade, só faltava a PMJ gastar dinheiro público com blocos carnavalescos formados por alguns gatos pingados migrados do sudeste.
    Detesto carnaval, mas não sou só eu, poucos sentem simpatia por marchinhas repetitivas com bobos alegres fantasiados a pular nas portas do inferno. Por mim pode acabar de fez com essa M...

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos sabemos a situação econômica difícil que passa a cidade. A questão é,não se realiza só carnaval na cidade, existem outros eventos culturais que utilizam recursos públicos muito maiores ainda. Será que estes serão cortados também? Pq se não, ficará bem óbvio, que real motivo é o preconceito ao carnaval, por ser uma festa de negros.

      Excluir
    2. As outras festas são mais frequentadas, dão retorno, o tal do carnaval, não.

      Excluir
    3. Quanta ignorância, Eduardo...

      Excluir
    4. Eduardo, tem essa sua opinião impressa? To precisando de papel higiênico aqui...

      Excluir
    5. Tá teclando da Venezuela?

      Excluir
  2. Chega de dar dinheiro público para carnaval, se as escolas quiserem façam carnaval em São Francisco do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Povo só no mi mi mi. Se não der dinheiro não tem festa?? Dois benefícios em uma decisão só...

    ResponderExcluir
  4. "...o pau que dá em Chico tem que ser dado em Francisco" (Felipe Cardoso)

    Pois bem, São Chico, ou melhor,... São Francisco do Sul também CANCELA o carnaval, à exemplo de tantas outras cidades por esse país!
    Será que todas essas cidades que cancelaram o carnaval tiveram motivo racista?... ou esse tal racismo vive em você?

    A esquerda agoniza!...

    ResponderExcluir
  5. Racismo tá comendo solto em São Francisco também. Ou lá é só economia mesmo???

    ResponderExcluir
  6. Foi uma orientação do MP. Enquanto isso a cidade que possui a terceira câmara mais cara do país, segue com seu carnaval. Balneário Camboriú, a maior lavanderia do Brasil também tem o seu. Procure se informar mais, a Festa das Flores já chegou e a ser realizada sem nenhum tostão da prefeitura, apenas com recursos próprios. Carnaval não é a marca de Joinville, a Festa das Flores e o Festival de Dança sim. Aliás essas duas festas estão de parabéns, melhor a cada ano.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem