segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O presente de Natal dos comissionados


POR JORDI CASTAN

GESTÃO - O Prefeito é um incompreendido. Apesar do tanto que faz por Joinville, ainda há tanta gente criticando sua gestão. Ainda bem que, agora reeleito, poderá cumprir todas as promessas de campanha que não cumpriu no seu primeiro mandato. É verdade que ele deveria ter precisado melhor que a maioria das promessas da campanha de 2012 só seria cumprida depois de 2017. Mas tem joinvilense que acredita: agora vai. 

O prefeito mostrou que esta com um gás novo. Para começar a nova gestão com energias renovadas vai começar demitindo todos os 479 comissionados. E aproveitará para pagar os elevados custos das verbas indenizatórias. Assim os comissionados, que tanto se esforçaram durante a campanha, receberão um polpudo presente antes do Natal e poderão gozar de umas férias fartas. Ninguém poderá se queixar. Nada mais certo que tratar bem a quem não tem medido esforços pela sua reeleição. O melhor de tudo é que ainda terá quem acreditara que isto é feito para economizar. Aliás, por estes lados ninguém questiona nem se impressiona com o número de cargos comissionados. Para quem acha que por aqui tudo está certo, aqui há alguns dados para comparar:

- Nos EUA, que tem uma população de 300 milhões de habitantes, há 7.000 cargos em comissão ocupados por particulares sem concurso público;
- No Chile, que tem 17 milhões de habitantes, há 800 cargos em comissão ocupados por particulares sem concurso público;
- Na Holanda, que tem 16 milhões de habitantes, há 700 cargos em comissão ocupados por particulares sem concurso público;
- Na Inglaterra, que tem uma população de 50 milhões de habitantes, há 500 cargos em comissão ocupados por particulares sem concurso público;
- Na França e Alemanha, que têm 65 milhões e 81 milhões de habitantes respectivamente, há apenas 300 cargos em comissão ocupados por particulares sem concurso público.

Na Joinville das Maravilhas temos 505 cargos comissionados. No melhor dos cálculos precisaria de 20. Mas o prefeito é o primeiro que tem utilizado esses cargos como moeda de troca para conseguir apoios políticos. Economia, eficiência e eficácia são princípios básicos de um bom gestor e de uma boa gestão. Na realidade a demissão dos comissionados é uma bela coreografia feita para que pareça o que não é. Apresentada como economia, é uma empulhação. Se o objetivo é o de iniciar uma reforma administrativa, então é uma patranha. 

O prefeito tem uma relação agreste com a administração e acha que as coisas são verdade só porque ele as diz. Não está acostumado a que alguém possa questioná-lo e os poucos que ousam fazê-lo não duram muito. Gosta de iludir. Pior ainda, desfruta do prazer mórbido da auto-empulhação, porque não há nada mais perigoso que os indivíduos que acreditam nas suas próprias mentiras.

MANGUEZAIS - Pior que a imagem da devastação dos manguezais da Baía da Babitonga  é a indiferença e omissão das autoridades responsáveis. Todos fazem de conta que não têm a ver com o problema. Nem SEMA, nem FATMA, nem IBAMA têm se manifestado sobre o tema. A esta aparente omissão haveria que somar o Ministério Público. O mangue preto do gênero Avicenia morreu em mais de 80%, depois de um ataque de lagartas em abril deste ano. Até lá nada aconteceu.

Passado tempo prudencial, os manguezais não rebrotaram e agora começaram a cair e a perder galhos. Os manguezais são um ecossistema muito frágil e ao mesmo tempo é o berçário da vida na baía, sem manguezais não haverá nem caranguejos, nem peixes, nem as aves que de eles se alimentam. Se tiver interesse em conhecer mais sobre a situação do manguezal veja o vídeo (aqui).

BLACKMAIL - Como já tínhamos anunciado, aqui é grande a possibilidade de que escutando uma coisa tenha se acabando ouvindo outra. O período das investigações da “Operação Blackmail” pode ter sido providencial para acabar gravando conversas sobre outros temas. Além das emendas a LOT apresentadas pelo vereador indiciado, há uma boa quantidade de emendas assinadas em bloco por todos os vereadores membros das comissões.

Este modelo de assinatura solidária é utilizado quando não se que personalizar ou identificar o autor de emenda. Pelo nervosismo de alguns vereadores das comissões de Urbanismo e Legislação, seria bom colocar as barbas de molho. Esse tema da LOT ainda vai muito longe. Não só não deverá ser votada em 2016, como é possível que tenha ainda outros desdobramentos. 

11 comentários:

  1. Joinville simplesmente reproduz o paquidérmico Estado brasileiro, e ainda tem gente mau-caráter que é contra o controle dos gastos do governo federal com a desculpa de que a saúde e educação ficarão sem dinheiro... Balela! Essa gente quer que o Estado continue a gastança abrindo concursos e contratando comissionados a mamarem nas tetas com o nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  2. Mudando um pouco de assunto. Mas, segunda-feira e ainda não apareceu nenhuma viúva... Estranho... O que elas estariam aprontando?

    ResponderExcluir
  3. Quanto a essas questões dos comissionados, infelizmente as coisas são assim no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos aceitar calados ou lutar por modificações?

      Creio que isto é cultural e cultura se muda. Leva tempo, mas se muda.

      Excluir
  4. Mas qual a soluçao para os mangues? Contratar a empresa do Gert pra ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que seria esta a solução? Não pensou em nenhuma outra? Com pouco esforço poderia propor varias outras.

      Excluir
    2. Simples: porque o Gert não faz nenhuma ação que não possa ter retorno para ele...

      Excluir
  5. Verifique sua informação pois os comissionados puros, sem concurso, não passam da metade do montante total mencionado.
    Devemos acompanhar se vai haver reestruturação e enxugamento ou não.

    ResponderExcluir
  6. Bom era aquele candidato que foi comissionado do pai na Secretaria da Fazenda e ainda trouxe um amigo paranaense para promover um "pedágio voluntário"

    ResponderExcluir
  7. Buáááá. Chora o Cão Tarado, chora o Jordi e o Baçô. Buáááááá, buááááá

    ResponderExcluir
  8. em relação aos comissionados, neste primeiro mandato houve um RODÍZIO de comissionados diretamente ligados a base de apoio, sabem o pq?? pq na geston, os servidores concursados que ocupam cargos comissionados, mesmo após retornarem as suas funções permanecem recebendo os valores correspondente àquela função. resumindo, uma bela forma de dar aumento APENAS AOS SEUS!!!!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem