quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Criança feliz...













POR RAQUEL MIGLIORINI

Criança feliz... quebrou o nariz... foi para o hospital... e não tinha leito... não tinha medicamento... não tinha Mais Médicos. A Criança Feliz, sem entender, disse que era dia dela. Que, segundo a Constituição Brasileira e a Unicef, ela deveria ter acesso à Saúde de qualidade. E mais: direito à Educação, amor e à proteção especial. Estava lá, na Declaração Universal do Direito das Crianças e na Emenda Constitucional nº 26.

Pobre Criança Feliz. Está difícil entender tanta coisa em tão pouco tempo. Para nós, adultos, também não está fácil. Por exemplo, o lançamento do Programa Criança Feliz (que reinventou a função beneficente da primeira-dama) e a aprovação da PEC 241, que limita os gastos públicos do Governo Federal. No programa da primeira-dama, art. 5º diz que “O Programa Criança Feliz será implementado a partir da articulação entre as políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, entre outras”.

Mas como eles articulam políticas públicas sem dinheiro, gente? Se limitam os gastos para esporte, cultura, saúde e educação (esses últimos a partir de 2018) e se querem atendimento domiciliar para crianças atendidas pelo Bolsa Família nos primeiros cinco anos de idade, com profissionais treinados e capacitados, da onde virão os recursos?  Você consegue entender, pobre criança?

Outra coisa que me deixa pensativa é todo o programa ser amparado no desenvolvimento da criança na primeira infância quando todos sabem que não existem vagas e creches em qualidade e quantidade suficientes. A primeira-dama sabe, certamente, que nem todos nascem em berço de ouro ou podem se dar ao luxo de pagarem escolas particulares e babás, abandonarem seus empregos ou qualquer outra ação que melhore a vida da criança.

Para terminar, querido infante, não quero lhe causar ansiedade mas o que te espera no Ensino Médio não é nada alentador. O assistencialismo a que se propõe esse nosso novo Governo não entende Artes e Educação Física como disciplinas importantes e, portanto, serão retiradas dos currículos obrigatórios.

Não, criança, não consultaram especialistas, não ouviram a população. Se nem a Procuradoria Geral da União eles escutam, quanto mais nós, pobres mortais. Ah, e os recursos do pré-sal que seriam usados em Educação continuam valendo, só que em outro país.

Pobre Criança...

11 comentários:

  1. Na visão tacanha esquerdista a pobre (mas "politizada") criança feliz deveria vir ao mundo já gritando "FOLA TEMEL".
    Que absurdo, meu deus do céu...
    Que a autora pergunte para qualquer trabalhador pobre, que paga os mais altos inpostos do mundo, se ele gasta mais do que recebe ou se ele economiza e direciona melhor os gastos. Isso se chama "gestão", querida, coisa que era objeto de desejo até da Dilma (após perceber a merda que ela e o Mantega fizeram na economia do país), mas que a estupidez petista sempre desdenhou.
    Sobre a PEC 241, o dinheiro virá com a retomada do crescimento econômico, com a venda de estatais e com a diminuição de recursos públicos investidos em áreas que a iniciativa privada pode atuar melhor.
    Confesso que eu gargalhei quando li "assistencialismo" no texto. É sério?
    A proposta do ensino médio é algo discutido há mais de década, pelo próprio PETHÊ, inclusive. Acontece que se fosse implementada pelo governo petista, tava mil maravilhas para o futuro da pobre criança feliz, né não, queridona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A discussão realmente já vinha há um tempo (não de 10 anos). Eu mesma participei da pesquisa do MEC. E lá está a opinião dos professores do quanto Artes e Ed. Física são importantes. Enfim, queria viver nesse teu mundo. Parece bem legal.

      Excluir
    2. A discussão realmente já vinha há um tempo (não de 10 anos). Eu mesma participei da pesquisa do MEC. E lá está a opinião dos professores do quanto Artes e Ed. Física são importantes. Enfim, queria viver nesse teu mundo. Parece bem legal.

      Excluir
    3. "A proposta do ensino médio é algo discutido há mais de década, pelo próprio PETHÊ, inclusive. Acontece que se fosse implementada pelo governo petista, tava mil maravilhas para o futuro da pobre criança feliz, né não, queridona?"

      Não, não estava. Se você não fosse tão desonesto nem tão estúpido, saberia que o Projeto de Lei de reforma do Ensino Médio estava em discussão desde 2013, e não há mais de uma década. E que foi objeto de críticas, inúmeras críticas, da parte dos mesmos profissionais que hoje criticam a MP do governo Temer.

      Excluir
    4. "o dinheiro virá com a retomada do crescimento econômico, com a venda de estatais e com a diminuição de recursos públicos investidos em áreas que a iniciativa privada pode atuar melhor."

      Se o dinheiro virá com a retomada econômica então pra que a PEC 241?

      Excluir
    5. Esse anônimo das 10:46, além de tacanho e com argumentos toscos, se é que dá pra chamar o que ele diz de argumentos, é incomensuravelmente mentiroso.
      De onde que o povo pobre do Brasil paga os mais altos impostos do mundo (ele não mencionou exatamente isso mas deixou implícito)? Isso é não apenas mentira, desonestidade da parte dele, mas também uma tremenda imbecilidade (não vou dizer burrice pra não ofender os burros, animais muito mais honestos, éticos e trabalhadores que o Anônimo das 10:46). Qualquer 1 com um mínimo de vontade de pesquisar vai saber que a carga tributária do Brasil é bem menor que a de muitos países, e não por coincidência os países que geralmente tem uma carga tributária mais alta como a Suécia, Finlândia, Noruega são os mais igualitários e onde há menos pobreza proporcionalmente, ao contrário por exemplo de países europeus que tem uma carga tributária pequena e estão entre os piores de seu continente econômica e socialmente, tal como a Romênia e a Bulgária, só pra citar 2 exemplos.
      E se privatizar o patrimônio resolve tão fácil assim os problemas de 1 país, porque quando o GOVERNO FHC vendeu grande parte do patrimônio público do país não se viu retorno ao Brasil? Não melhoraram os setores essenciais ao país, ao contrário, pioraram, assim como a dívida externa do Brasil aumentou muito durante o governo FHC vendendo estatais aos montes!
      Até o FMI já contesta e admite os erros de suas políticas neoliberais que pregou durante anos, pois percebeu que a curto, médio e longo prazo quem adota privatizações aos montes acaba enfraquecendo a economia e o desenvolvimento social dos países que o fazem.
      Grande parte desses coximbecis tem argumentos fracos, sem 1 mínimo de embasamento e estudo, e não por coincidência odeiam o PT e quaisquer políticas de inclusão social e redução das desigualdades; é como os fanáticos religiosos que ao se agarram na Bíblia ou no Alcorão e outros livros pra responder qualquer coisa, mas ao contrário daqueles seu deus não se chama Jeová, Javé ou Alá, mas Mercado.

      Excluir
    6. A propósito, muito boa matéria Raquel Migliorini, meus parabéns!

      Excluir
    7. Percebe-se que o “inteligentíssimo” e “bem informado” Guilherme não paga impostos. Ele acreditou mesmo que eu fazia referência apenas ao imposto retido na fonte... Tadinho..

      Esquerdistas, sempre nojentos e jocosos..

      Anônimo 10:46

      Excluir
    8. Não posso falar por todos os trabalhadores, mas vindo da classe operária joinvilense posso te garantir que a maioria dentro dessa classe tem todo seu orçamento comprometido com habitação, alimentação e transporte, cujo custo subiu acima da inflação ,a compra de bens geralmente é feita através de crédito. Um tempo atrás precisava de fiador para alugar uma kitnet(!) e tava mais difícil de achar algum parente com móvel próprio e sem problemas de crédito (SPC) que o mewtwo no pokemon go.

      Excluir
    9. Imbecilíssimo, sem aspas, Anônimo das 12:42, nem com a cobrança de impostos que não é retido na fonte a carga tributária do Brasil supera a dos países escandinavos que citei. A propósito, escandinavo é da região da Escandinávia, região bastante fria no norte da Europa onde ficam a Noruega, Suécia e Dinamarca, e ampliando 1 pouco mais podemos considerar a Finlândia e até mesmo a Islândia e as Ilhas Faroe como escandinavos.
      Quanto ao preconceito e raiva contra quem é de esquerda, vou te deixar 2 humilhantes tautogramas (se quiserem usar contra a zumbizada coxinha e/ou anônima, podem usar) pra expor o que é politicamente 1 coxinha, Anônimo ou não.

      Caro Coxinha

      Caro coxinha, cujo cérebro cheio com cocô, clamas, conclamas, choras, choramingas contra comunistas, contra carmesins; contudo calas como criança com calça cagada contra criminosos com crime de colarinho claro, contra corruptores com carteira cheia com cifrões, com cheques com centenas de cifras; calas constrangedoramente contra construtoras corruptas, contra comunicadores de canais, cínicos, contra chefões corruptores com concessões de comunicação; calas contraditoriamente contra candidatos capitalistas corruptos, contra congressistas capitalistas corruptos, contra certos Cunhas corruptos (Aécios, Eduardos, Cássio Cunha Lima); calas cinicamente contra criminosos cruéis caçadores de comunistas, contra combatentes, cabos, comandantes, coronéis criminosos cometendo crimes cruéis contra comunistas; calas covardemente contra coronéis conservadores chefões corruptos com chácaras colossais, coronéis campesinos cheios com campos de cultivo, criadores coronéis com criações com cinquenta ao cubo , cem ao cubo, cinco centenas de criaturas cujas carnes consumidas comercializadas, em cidades, continentes, contra coronéis capitalistas covardes cerceando, cercando comunidades carentes, contratando crianças carentes; calas cabalmente contra comunicadores charlatões crentes conservadores contemporâneos (com cabeças Cretáceas) comandando com cabresto cordeiros crédulos, confiscando cheques, contas correntes, cartões com crédito, centenas e centenas de cifras; calas constantemente contra colegas coxinhas cínicos, corruptos, crápulas, canalhas, covardes cometendo com computadores crimes cibernéticos, contra cidadãos comuns, comunidades carentes.

      Clamas, choramingas, compulsivamente contra Cuba, contra cubanos, contudo conheces Cuba? conheces culinária, comidas, costumes, comunicações, colégios, cidadãos, cultura, canções, construções cubanas? conheces crianças, cidadãos, cidades, capital cubana? conheces coisinhas, comentários caducos, confusos.

      Revoltados reaça-raivosos robotizados das redes

      Revoltados raivosos, revoltados ranzinzas, ranhentos, remelentos, ao relento resmungando, rosnando, rugindo, relinchando.
      Revoltados, revoltadinhos roboticamente, raciocinam (?) retardadamente, roboticamente, raramente riem, ruidosamente rugem, rotos rasos, rasgam ruídos, regurgitam reles raciocínios raivosos.
      Revoltados recalcados, raivosamente rosnam, robôs remotos, roubam, raptam, rígidos, requerem Rebordosa de 64 (raramente raciocinam, rarissimamente refletem), rogam rusgas, rosto em rugas, realmente reacionários (racistas)!
      Revoltados robóticos, rugem roucos, ridículos revoltados reaça-raivoso robotizados das redes, riquinhos repulsivos repugnantes, raramente respeitam: retornem rápido aos ratos rotos, revoltosa rês remoída; reles revoltosos rancorosos!
      Rasgando regras, responsabilidade, reputação, reflexões, revoltados revoltadinhos revoltosos da rede, robôs roboticamente sob remotas regras, remelentos, ranhentos, ranzinzas, rançosos, roucos reacionários rosnadores, requerendo regredir, repetir repressão, rotular, reprimir.
      Raro revoltados reaça-raivosos robotizados das redes, rádios, retransmissoras, repensarem, reiteradamente, repetidamente roncam reacionarismos repelentes; pra rua, rarefeitos ralados, rasgados, reles resposteiros em ruínas!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem