terça-feira, 2 de agosto de 2016

Letícia Sabatella e o infeliz encontro com o Sr. Nada

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Puta. Puta. Você é puta”.

Mesmo que imaginasse mil formas de cometer uma estupidez, nunca passaria pela cabeça chamar Letícia Sabatella de puta. Nem ela e nem outra mulher qualquer. Mas, como todos assistimos – e lamentamos –, em Curitiba houve um homem que, sem qualquer pudor, partiu para a agressão verbal, aos grito de "puta". Quem teria topete para fazer uma coisa dessas? Ora, só alguém com um péssimo caráter ou mesmo ausência total dele.

Depois do episódio, começaram a surgir os links. A história do sujeito e da sua família veio logo à tona. E com fatos deploráveis. Mas não é o que interessa aqui. Quem teve a curiosidade de dar uma passada no perfil de Facebook do sujeito viu que ele aparece ao lado de uma menina, presumivelmente sua filha. E muitos, como eu, terão perguntado: será que ele nunca a imaginou a crescer e um dia a ser tratada como ele tratou Letícia Sabatella?

Mas não foi apenas o tal homem. Uma récua de senhoras histéricas se esgoelava a gritar tolices como “ladra, aproveitadora”, “acabou a mamata”, “cria vergonha” e o indefectível “nossa bandeira jamais será vermelha”. Ouch! Tantas bestas em tão pouco espaço. Quem olha para as imagens pode tirar uma conclusão: essas pessoas imaginam estar a fazer uma espécie de “justiçamento”. É a justiça do fáscio. A justiça do Sr. e da Sra. Nada.

Quem são o Sr. e Sra. Nada? Ora, gente que antes vivia isolada a remoer os seus ódios e as suas intolerâncias, mas sem formas de expressão coletiva. As hienas só sabem atacar em grupo. E a onda de reacionarismo que tomou conta do Brasil veio criar o palco perfeito para esses delírios fascistas. Wilhelm Reich diz que o fascismo é “a expressão da estrutura irracional do caráter do homem médio”. É o retrato das ruas. Gente enlouquecida vestida de amarelo.

Desnecessário lembrar os perigos do fascismo. O ideário fascista é o húmus que fez brotarem exércitos de sras. e srs. Nada pelo Brasil. E não se deixem distrair, leitoras e leitores. Esses exércitos são monstros sem cabeça que só entendem a linguagem do obscurantismo, da intolerância e do ódio. A vítima mais recente foi Letícia Sabatella, mas qualquer pessoa que tenha um QI maior que o de um chimpanzé é um alvo potencial. É a ascensão do Sr. Nada.


É a dança da chuva.


24 comentários:

  1. Artistas nunca deveriam se posicionar politicamente, pois, ou são incapacitados para tal ou têm intere$$e$ escusos por detrás. Os casos de Sabatella, Duvivier e daquela lhama cuspidora encaixam nas duas situações.

    A indignação da população se manifesta de várias formas, é da psique humana a ofensa a tudo aquilo de detestamos ou a pessoas ligadas. E a “santinha” da Sabatella, que, mesmo sendo publicamente contrária às manifestações favoráveis o impedimento da abominação política, foi, “inocentemente”, fazer um “popular day” com os mortais em plena manifestação. Esperava o quê, que pedissem que ela cantasse uma música libertadora à ribalta?

    Parece que vivemos num país de fascistas. Até há pouco, no governo de Dilma, tínhamos fascistas travestidos de esquerdistas em várias esferas do governo federal, sobretudo no Itamaraty. Ainda hoje temos fascistas contrários à democracia, ou que querem a “sua democracia” ao exigir plebiscitos estranhos, ignorando aquela regida pela Constituição – quem são os golpistas? E ainda têm os fascistas que querem o retorno de tudo isso, ignorando toda pilhagem e atrocidades políticas cometidas no governo da falecida.

    Não creio que Sabatella seja santa, tampouco fascista, é apenas alguém intere$$ada em manter os incentivo$ à combalida classe artística brasileira e, sobretudo, ao seu projeto de cantora – ela é que é esperta! Teve sorte de só ser xingada, a lhama não teria o mesmo destino. Por isso tudo nunca serão Fernanda Montenegro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artistas não devem se posicionar politicamente, desde que sejam Sabatella ou Duvivier. Se for Lobão, Roger Moreira ou Luciano Huck, aí tudo bem...

      Excluir
    2. Novamente, nem vou perder o meu tempo, Antonio Carlos. Tu precisas de tratamento...

      Excluir
    3. E se for artista de pornô, pode? De repente, pode até opinar na Educação.

      Excluir
    4. Tá aí! Até o cara que fez pornô provavelmente tem mais conteúdo do que esse elenco com opiniões bovinas.

      Excluir
  2. Nada a acrescentar ao comentário do Sr Antônio Carlos. Peço licença para fazer de suas palavras as minhas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem são o Sr. e Sra. Nada? Ora, gente que antes vivia isolada a remoer os seus ódios e as suas intolerâncias, mas sem formas de expressão coletiva.

      Excluir
  3. Ué, agora beleza importa? Se fosse feia não iriam falar nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há referências a isso no texto. Mas se for pela ilustração, é apenas o uso de uma expressão conhecida para efeitos de comunicação (há quem chame isso técnica publicitária).

      Excluir
  4. Nada justifica a grosseria dirigida a uma senhora. Porém, e se fosse a Regina Duarte passando ao lado de manifestantes pró Dilma. Será que não seria xingada tal qual. Acredito que seria. E então , estes manifestantes de ideologia esquerdista seriam chamados de fascistas ?
    Ao se provocar uma massa , seja de conotação política, seja futebolística , etc. observamos um comportamento agressivo contra a aquele que se lhes opõe.
    Passe você com a camisa do Sporting , atravessando a arquibancada do Oporto. Escutará os maiores impropérios da língua portuguesa. Mas isto não significará que a torcida do Oporto é fascista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não chamaria Regina Duarte de puta. "Nem ela e nem outra mulher qualquer", diz o texto no primeiro parágrafo. Quanto ao futebol, acho que não estás familiarizado com o futebol europeu. É normal um torcedor do Sporting sentar ao lado de um torcedor do Porto (que ninguém chama Oporto). O novo disso é civilização. A civilização impõe uma certa urbanidade e as pessoas não chamam as mulheres de "puta".

      Excluir
    2. Será que não chamariam? Será? Pois bem, não temos certeza se artistas pró-direita seriam xingados. Já o contrário...

      Excluir
  5. A título de informação, para os que insistem em justificar a agressão e responsabilizar a vítima: Letícia Sabatella é curitibana, e embora viva fora da cidade há muitos anos, mantém residência aqui, um apartamento nas proximidades da praça Santos Andrade.

    Ela foi hostilizada não porque foi provocar a turba da CBF e pró-Temer (e Eduardo Cunha, Romero Jucá, José Sarney, etc...), mas porque se dirigia a pé para outra manifestação, a contra o impeachment, que acontecia na cidade no mesmo horário e em outra praça.

    Trocando em miúdos: Sabatella foi hostilizada porque "provocou" a turba enquanto caminhava na rua, o que é, sob a ótica dos nossos comentadores, motivo o suficiente para ser agredida.

    Outra coisa: Gustavo Pereira Abagge, o machão de bem que xingou Letícia Sabatella de "puta", pertence a uma linhagem de patriotas devotados a dilapidar o patrimônio público. O pai, o também empresário Nicolau Elias Abagge, foi presidente do Banestado nos anos de 1980, à época do desfalque de bilhões de dólares que ficaram conhecidos como o "escândalo do Banestado". No relatório final da CPI, a pena sugerida ao pai do agressor foi de 10 anos - que ele, obviamente, não cumpriu.

    O próprio Gustavo, aliás, já respondeu processo por estelionato e, empresário e empregador, tem dívidas com ex-empregados, a quem não pagou direitos trabalhistas.

    Apesar da ficha corrida do agressor, nossos comentaristas obviamente insistem, e continuarão a insistir, que o problema é o posicionamento político de quem foi agredida. Porque, no fim das contas, Antonio Carlos, Alessandro e o anônimo das 11:53 são tão canalhas e corruptos quanto o tal Abagge.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pq tem video dela querendo voltar mesmo com a policia pedindo para q não fizesse.
      Ela veio de um lado foi vaiada e quis voltar pelo mesmo caminho, pq não seguiu de uma vez para a outra pseudo manifestação?

      Excluir
    2. Ainda esqueceu um detalhe Clóvis. Um dos juízes responsáveis pela "absolvição" do Nicolau Abagge foi quem mesmo?! Ora, ele mesmo, o super-herói da Coxinhalândia: Sérgio Moro.

      Excluir
  6. "Nenhum dos que me criticam resiste a uma pesquisa no Google"
    ROUSSEFF, Dilma.

    ResponderExcluir
  7. Em meu comentário 11:53, não concordo com o xingamento dirigido à atriz, apenas cito como se comporta uma massa quando se vê de frente com alguém opositor . Independente de ideologia. Longe de justificar, apenas explico . Existem textos e livros sobre este tipo de comportamento. Tanto de Sociologia quanto de Psicologia. Sou trabalhador comum e nunca exerci cargo público Agora por discordar da minha opinião , ter de me chamar de canalha e corrupto lhe desqualifica a opinião. Esperava um pouco mais de respeito do senhor. Concordo porém que o Abagge seja sim canalha e corrupto.

    ResponderExcluir
  8. Quem cala consente, viu..Antonio Carlos, Alessandro e o anônimo das 11:53.

    ResponderExcluir
  9. OS NADAS SÃO DEFINITIVAMENTE IDIOTAS!!!

    ResponderExcluir
  10. Letícia Sabatella votou no Temer

    ResponderExcluir
  11. Nada justifica a hostilidade sofrida pela Leticia Sabatella, assim como nada justifica a hostilidade contra repórteres da Globo em manifestações pró-Dilma. Os extremistas de ambos os lados não são tão diferentes assim, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  12. Como a esquerda gosta de rotular todo mundo, que tenha uma posição contrária a sua, de fascista! Jean Wyllys, Vanessa Grazziotin, Jandira Feghali, e muitos outros não se cansam. O tal do Baço, citou Wilhelm Reich. Vou citar outro: "Os fascistas do futuro, se chamarão a si mesmos de antifascistas!" (Winston Churchill)

    A esquerda agoniza!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem