terça-feira, 30 de agosto de 2016

CHUVA ÁCIDA 5 ANOS - Rafael Meurer













POR RAFAEL MEURER

A informação é a maior arma para libertação. Os meios de comunicação são instrumentos importantes de dominação por parte de quem é o dono do poder. Por isso é tão importante a democratização da comunicação, da informação. Seja ela por imagem, som ou escrita. Mas estamos longe da democratização dos meios tradicionais de comunicação. Afinal, grande parte está nas mãos de meia dúzia de famílias neste país.

Mas com a internet isso começou a mudar, facilitou para aqueles que tinham uma ideia, uma informação, mas não tinham o meio de divulgá-la. O surgimento de blogs foi a grande chance de democratizar as informações, as ideias, as opiniões. Estamos vivendo uma transição, onde a informação é instantânea, onde todos podem ser agentes ativos neste processo. Deixamos de ser meros receptores dos meios de comunicação tradicional para sermos produtores e divulgadores de informações e ideias.

Aqui em Joinville esta relação é muito parecida com o resto do país. Mas alguns blogs fazem o enfrentamento, como o Chuva Ácida. Com um nome que tem tudo a ver com Joinville e com a intenção do blog, de falar aquilo que os outros tem receio, de colocar o dedo na ferida, de observar pelo lado que os outros não observaram. A ideia é abrir espaço para quem de fato discute a cidade, vive ela e enfrenta os problemas dela. Sempre com um assunto importante em discussão, o blog completa cinco anos de ótimas leituras. Que fique muito mais tempo em atividade, que esta chuva não pare.


Rafael Meurer
é professor de História
e acadêmico de Direito.


https://www.facebook.com/rafaelmeurer2016/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem