terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O escândalo FHC? Não vem ao caso...
















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

As declarações da jornalista Mirian Dutra, que teve um romance com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foram o tema quente da semana passada. Mas apesar de aparecer aqui e acolá, o assunto esteve longe de ser manchete na velha mídia. A Globo, que estava diretamente implicada, não podia silenciar e abordou os fatos, claro. Mas sem fazer barulho. O tema passou batido para a maioria das pessoas que se informam pelos meios de comunicação tradicionais.

Foi diferente nas plataformas digitais, onde o caso Miriam Dutra-FHC ainda está na ordem do dia. Mais do que isso, o episódio levou à divulgação de fatos que estão a pôr FHC numa saia justa. A credibilidade do ex-presidente está  abalada, apesar de não haver grandes revelações: a maioria das denúncias é antiga, mas sem consequências. Será que desta vez vai haver resultados diferentes? É provável que não. Os tucanos estão blindadíssimos pela mídia e pela Justiça, mesmo com todas as evidências.

Não é da vida amorosa do ex-presidente que se pretende falar. As entrevistas de Mirian Dutra trazem uma declaração que exige muita atenção, porque revela a face do jornalismo na velha mídia. “Só olhar para o que aconteceu no segundo governo: as privatizações mais selvagens. Não podia dar errado, a Mirian não podia atrapalhar os grandes negócios. Está na hora de quebrar a blindagem desse pessoal. Mas onde estão os jornalistas, que não investigam?”, disse Mirian Dutra.

Onde estão os jornalistas? Ora, no que se relaciona ao núcleo duro da velha imprensa (os títulos que orientam o brasileiro médio) estão todos ocupados na caça ao ex-presidente Lula, que virou alvo depois da tentativa fracassada (agora reacesa) do impeachment de Dilma Rousseff. Em outro caminho, sobra a mídia alternativa, em especial o pessoal dos blogs nacionais, que, apesar das limitações financeiras, tenta fazer o contraditório. Mas as armas são desiguais. A velha imprensa ainda tem um poder econômico que a mídia alternativa sequer sonha ter.


Silêncios, omissões ou informações contaminadas são o resultado da postura de uma mídia que optou por fazer oposição partidária. E as recentes revelações sobre FHC expõem a relação incestuosa entre o tucanato e a mídia. O tema não vem ao caso. E a guerra midiática é desigual e a mídia tradicional está a vencer. Até quando? Não há certezas. Mas pelo menos uma previsão pode ser feita: o jogo vai virar. Porque apesar de haver muita gente a empurrar o Brasil para trás, a tendência é o digital.

E surgiu um fenômeno curioso. Foi divulgado, na semana passada, que o Partido dos Trabalhadores é o que mais atrai militantes jovens. E dá de goleada na oposição. Uma evidência salta à vista. Os jovens não se educam pela velha mídia e a informação vem pelas redes digitais, onde existe o contraditório. É natural, então, que percebam o massacre midiático dos últimos anos e, talvez por um desejo de equidade, optem por se ligar ao partido que é alvo desse ataque.

É a dança da chuva.




 A opinião de Bob Fernandes, numa visão similar à do texto, mas a falar da Justiça.

14 comentários:

  1. Quanto ao FHC, vamos aos fatos:

    a)Jornalista, amante do ex-presidente, aparece (de forma bem conveniente para a atual situação do PT!) dizendo que recebia pensão para ela e para o seu filho, que diz ser de FHC.

    b)Filho este que dois testes de DNA dizem não ser legítimo (mas a jornalista diz que "uma mãe sempre sabe quem é o pai do seu filho, e se ela diz que é FHC, é FHC e ponto!")

    c)FHC sempre manteve a pensão a ex-amante que vive bela e formosa em Madrid, inclusive para o filho dela que, mesmo não sendo o seu filho biológico, assumiu-o e bancou os seus estudos nos EUA e comprou um apartamento em Barcelona.

    d)Miriam acusa FHC de usar a Brasif para mandar $ para ela nas Zoropas, mas ela, numa entrevista diz: “ele me contou que depositou US$ 100 mil na conta da Brasif no exterior, para a empresa fazer o contrato e ir me pagando por mês, como um contrato normal. O dinheiro não saiu dos cofres da Brasif e sim do bolso de FHC”. A versão dela não é desmentida pela própria empresa.

    Senhores, sejamos coerentes, o homem, casado, pais de dois filhos tinha uma amante. Ele não podia simplesmente mandar o $ da conta-corrente dele para a Zoropa sem que a dona Ruth Cardoso e o resto da família soubesse, então ele usou os serviços da Brasif, que, até então, era conveniente para o sr. presidente e sua concubina manhosa e ávida por dinheiro... Provavelmente o dim-dim não foi suficiente e a moça resolveu abrir o bico e a “levantar suspeitas”. Mas continuo a achar estranho esse momento de exposição da intimidade de FHC no momento que a lama do PT desce ladeira abaixo. Sugiro o livro de cabeceira “Assassinato de Reputações” de Romeu Tuma Jr.

    Respondendo à pergunta do nobre jornalista petista do vídeo.

    Petrobrás foi/é governada pelo PT, óbvio que a estatal não poderia beneficiar apenas o partido que a preside, senão a doação seria considerada roubo. Então, as estatais estavam livres para doar para partidos políticos. E como seria essa doação? Da mesma forma que existe o fundo partidário que divide os valores pelo número de parlamentares de cada partido, oras. Lembrando que PT e PMDB eram coligados, e lembrando também que o PSB (que Marina foi candidata) também recebeu 15 milhões da estatal.

    Se os votos foram comprados ou não na reeleição, FHC tinha a vitória da maioria com ou sem a compra. Mas porque não investigaram? Porque o PT e seus asseclas não reclamaram junto ao supremo? Ah, porque o instituto da reeleição poderia ser cancelado e o Lula perderia a oportunidade de governar 2x.

    Não há nenhum problema em “passar o chapéu” por doações para um fundo institucional (de Lula ou de FHC). Me parece óbvio que os empresários só abrirão seus bolsos para manutenção da simpática relação Estado/Iniciativa Privada. O problema é o constante toma-lá-dá-cá: “te contrato para construção de uma obra rodoviária que custará 500 milhões e você repassa 5% do montante para o meu instituto”. É isso que diferencia os dois institutos. O de FHC foi erguido pela “simpatia” com os serviços contratados pelo Estado e mantém até hoje com as doações, mesmo FHC não sendo governo nem tendo a prerrogativa de contratar serviços privados das grandes empreiteiras. Por outro lado, estão investigando se o instituto Lula não está meio que “forçando a barra”, entende? “Doa (repassa a propina!) ou risco sua empresa de minha lista!” A propósito, recentemente a PF achou uma planilha no celular de Marcelo Odebrecht com os dizeres: Prédio IL (provavelmente Instituto Lula) com um valor de 12.422.000 (ou generosos R$ 12,4 milhões).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li com atenção e o devido respeito até "sugiro o livro de cabeceira Assassinato de Reputações, de Romeu Tuma Jr. Aí não jogo mais. Desculpe, mas o Tuminha escreve para adiantados mentais.

      Excluir
    2. "Assassinato de Reputações" não é lá uma obra prima da literatura policial, mas respeito quem mata a cobra e mostra o pau.

      Excluir
    3. Não sei anônimo. Tuminha come capim e tenta ruminar aspargos. Não funciona...

      Excluir
  2. Baço, tambêm acredito na blindagem a alguns setores mais a direita... sim existe ! Como também acredito na máquina de propaganda petista e seus tentáculos... ou seja, os 2 lados tem seus seguidores a blindar , com dinheiro limpo ou não !!! Fato e ponto final. Porém fica a pergunta se existe uma blindagem ao tucanato que não investiga , aonde está a ode lulopetista que não apresenta os fatos.desabonadores ? Vai dizer que não procuraram ? Pra mim a conclusão é simples não acharam e tiveram que apelar para fatos pessoais de FHC... o que vc acha ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tua pergunta traz as respostas. Existe uma blindagem ao PSDB. No caso do PT, não é o acusado quem tem que provar a inocência, porque isso seria uma subversão do estado de direito.

      Excluir
    2. Máquina de propaganda petista: uma centena de blogs que atingem no máximo 1 milhão de pessoas, politicamente engajadas, em todo o Brasil

      Máquina de propaganda tucana. Organizações Globo, SBT, Grupo Band, Grupo RBS, Grupo Folha, Estadão, Grupo Abril, Portal Terra, UOL...rádios (jabá)...jornalecos financiados por empresários(+ jabá)....que atingem 1 milhão de pessoas de todas as classes sociais, somente no norte de Santa Catarina.

      Excluir
    3. Ô Lemos, olha ao redor, Lemos, olha!

      Excluir
  3. O anonimo mesmo reconhece a blindagem ao PSDB, que eu chamaria de complô, pois ambos os lados se favorecem (mídia, partido e corruptores).
    Mas atribuir a este escândalo do FHC uma imagem puramente pessoal vcs não acham que seria abusar dos poucos neurônios que os baseados me deixaram?
    Não me interessa (assim como ao articulista) as amantes do cara, embora cá para nós a Ruth Cardoso deva ter passado por poucas e boas.
    O que interessa é a abertura de empresas de fachada em paraísos fiscais, a falta de declaração ao IR, o emprego fantasma da irmã no serviço super-secreto do Serra, e PRINCIPALMENTE o fato da Globo (com direito a conselhos da famiglia ACM) ter pagos U$ 4.000 mensais para a Mirian ficar calada para não atrapalhar a reeleição (que estava sendo comprada por valores muitíssimos superiores ao inventado mensalão do PT), sem dar pauta alguma em mais de 15 anos de "serviços jornalísticos".
    Será mesmo que não tem coelho nesta cartola?!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Inventado mensalão?"
      Hahahahahahahaha
      Seu piadista!

      Excluir
  4. Quando eu digo que vc não dá uma dentro, o cara vai ser investigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E onde eu digo o contrário. Vou explicar de forma que até uma criança de seis anos possa entender: o meu tema é a mídia.

      Excluir
  5. a criança de seis anos quer saber como vc soube do assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo. Quando voltares para o Jardim de Infância, pede que a tia te explica...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem