quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Carta aberta para o Aladdin: Fuja do mico!


POR FELIPE CARDOSO

Odiado por alguns, apreciados por outros, o carnaval, a tradicional festa do povo, aconteceu. Dentro de todas as problemáticas apontadas na festividade, a mais desprezada foi o racismo.

Todos os temas levantados no ano passado foram ignorados e, mais uma vez, tivemos que ver mulheres negras servindo de fantasias e a pele negra sendo ridicularizada com o blackface. Fora isso, de lambuja, tivemos que ouvir, em rede nacional, de uma subcelebridade branca, que o cabelo da Ludmilla (cantora negra) parecia Bombril.

Mas o que mais chamou atenção foi a foto de uma família formada por pais brancos e um filho negro curtindo o carnaval fantasiados como os personagens do filme Aladdin, da Disney.

Ao colocar uma criança negra nas costas muitos negros e negras interpretaram que os pais quiseram representar um macaco (Abu), personagem do filme. Alguns saíram em defesa dos pais e afirmaram que o menino estava vestido de Aladdin (protagonista), com a mesma fantasia do pai, mas em uma tentativa de retratação, no Facebook, o pai do garoto confirmou que o que filho estava fantasiado de macaco: “Muitos podem ver um macaco na fantasia de ontem. Eu vejo o melhor amigo do Aladdin, que vai conhecer o Mundo Ideal com ele e a Jasmine”.

Acontece que associar um negro a um macaco é sim racismo, por mais que a sua intenção fosse das melhores não tem como desassociar o personagem da realidade política, social, econômica e cultural do nosso país. E outra, no filme, o macaco Abu é retratado como cleptomaníaco, praticando pequenos furtos no decorrer da trama, enquanto Jasmine é uma princesa e Aladdin o moço pobre, mas com o coração puro. Todas essas informações só dão maior carga as críticas apresentadas pelos negros e negras.

Não quis me pronunciar até entender todo assunto, mas vendo a nota escrita pelo pai do menino, senti a necessidade de tentar aprofundar um pouco mais sobre a temática racial para a família.

Além dessa informação, o pai e responsável pela caracterização informou que o menino negro era adotado. O rapaz pediu desculpas para quem se sentiu ofendido e disse que não foi essa a intenção (nunca é). Informou que era artista de teatro e ousou dizer que as páginas que denunciaram a fantasia estavam descontextualizadas. Bem, como disse acima, quem está distante da realidade do país não somos nós. Desde pequenos ouvimos tal comparação e lutamos diariamente para acabar com isso. É ofensivo demais e não podemos mais reduzir isso a um simples erro de interpretação.

Gostaria de lembrar que adotar uma criança negra, casar-se com uma pessoa negra ou ser amiga de uma pessoa negra não impede de ser racista.

Acho louvável a atitude de adotar uma criança (opinião pessoal), mas acredito que é preciso ter muito mais do que boa vontade para se ter um filho – isso vale para os pais biológicos também. É preciso, antes de tudo, ter sensibilidade e humildade para aprender. Vejo uma certa preocupação dos pais sobre o que ensinarão para os filhos, mas não vejo uma grande preparação para o que aprenderão com os pequeninos.

Se tratando de adoção, essa sensibilidade e humildade são ainda mais necessários. Entender e saber tratar de assuntos como a rejeição não é tão simples assim. Para uma criança negra, além desses casos, é preciso falar sobre racismo. E não adianta achar que não tocando no assunto, esse tema nunca aparecerá. A diferença de tratamento, os olhares, o diálogo… Várias ações farão seu filho perceber que há um abismo entre ele (negro) e vocês (brancos) e se essa sensibilidade e humildade não forem trabalhadas com frequência será difícil entender as dificuldades apresentadas pela criança, detectar o problema e tentar encontrar a solução.

Neste momento pode parecer confortável ouvir as palavras dos amigos minimizando o problema em comparar uma criança negra a um macaco. Mas o problema não acaba por aí. A responsabilidade com o filho é para a vida toda. Os danos psicológicos podem ser grandiosos se você tentar reduzir ou descartar algum problema racial que o seu filho enfrente, principalmente na fase de construção da identidade dele. E acredito que aqui, apenas o amor não seja capaz de dar suporte. É preciso conhecimento, politização.

“Realmente o meu filho Mateus vai me ensinar muito como nos blindarmos do preconceito na cabeça das pessoas”.

Com certeza. Se você tiver a sensibilidade e a humildade de conhecer e apresentar todo o universo negro para o seu filho desde a infância, ele se tornará uma grande pessoa e saberá trilhar o próprio caminho com segurança, sabendo quem é, de onde veio e para onde pode ir. Mas sem a humildade de reconhecer o próprio erro, como o racismo – que mesmo sendo involuntário, continua sendo racismo – ficará ainda mais difícil de trilhar todo esse caminho.

Acredito que o contato com os movimentos negros e a leitura de grandes obras que tratem do assunto poderão contribuir muito para a criação do seu filho que uma hora ou outra vai querer saber mais sobre a sua história e procurará ícones que se pareçam com ele e que façam sentir orgulho de quem ele é e de como ele é.

Você poderá apresentá-lo as maravilhosas obras de Cartola, Jovelina, Jamelão, Nelson Sargento, Simonal, Pixinguinha. A grande história e contribuição política de Abdias do Nascimento e Leci Brandão. A coragem de Carlos Marighella. A luta de Zumbi, Dandara, Ganga Zumba, Tereza de Benguela. A genialidade de Ruth de Souza, Zezé Motta, Grande Otelo, Machado de Assis. A enorme contribuição de Lélia Gonzalez. Poderá incentivá-lo a ouvir as letras contundentes dos Racionais MC’s e Facção Central. Poderá contar as histórias de lutas por direitos civis e igualdade racial em outros países, como nos EUA e na África do Sul. Contar a história de líderes como Martin Luther King, Angela Davis, Malcolm X, Nelson Mandela. Histórias e ícones negros que nem sempre nos são apresentados nas escolas e nas universidades.

Adotar uma criança negra não te garante um lugar no céu, mas certamente lhe fará conhecer histórias, lugares e pessoas impressionantes, ajudando a desconstruir o seu preconceito e, principalmente, ajudando seu filho a construir a própria identidade.

7 comentários:

  1. Minha vizinha, testemunha de Jeová e ex-blogueira, tinha uma tarefa ingrata: assistir aos filmes dos mais diversos gêneros (exceto terror/suspense) e procurar nesses as cenas “mais picantes e impróprias” para as “famílias de bem que dividem a comunhão com Jeová” não assistirem. Independente do enredo, um beijo de língua, um relacionamento extraconjugal, relacionamentos com diferenças gritantes de idades entre a mocinha e o herói eram catalogados e criteriosamente assinalados com os respectivos tempos: “Filme: Orgulho e Preconceito - aos 37 minutos dois personagens pecadores, uma mulher e um homem, de classes sociais distintas, começam a se beijar de modo lânguido”. E assim por diante.

    Eu vejo essa vizinha nesse pessoal que passa a vida a procurar racismo e tudo e em todos. Desde uma inocente esponja de lavar louças até nas fantasias carnavalescas. Triste.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1670

    ResponderExcluir
  3. Criminoso é quem compartilha a foto, expondo a criança dessa forma. Antes, era só um carnaval divertido pra essa criança. Agora, pode ser algo que vai traumatizá-la e muito. Porque um monte de idiota acha legal ficar julgando tudo o que vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Anônimo.
      Tempos atrás um pai, todo pimpão, colocava nas redes sociais um video do depoimento do filho de sete anos disse preferir ganhar uma boneca na festa de aniversário. O que hoje é visto como algo cândido e despretensioso, daqui há dez anos, quando o guri tiver discernimento da babaquice do pai e começar a ouvir dos colegas (até da namorada, se tiver) a preferência dele naquela época, será embaraçoso e com consequências desastrosas. Uma criança de sete anos não tem sexualidade, é simplesmente uma criança, independentemente dos brinquedos com que brinca.

      Excluir
  4. Aonde está a maldade? Eu vejo uma criança fantasiada.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem