sexta-feira, 12 de junho de 2015

Precisamos falar sobre Cristofobia

POR EMANUELLE CARVALHO

Precisamos falar sobre esse mal que assola nossa sociedade. Essa doença que tem consumido nossos jovens, que tem matado nossas crianças, perseguido nossos idosos.
Desde a partida de Jesus, Nero vem perseguindo cristãos por toda Roma. Não, espere, Nero não é mais o imperador.
Agora falando sério, a não ser que você ainda esteja vivendo o Império Romano numa espécie de RPG em tempo integral, ou em algum país teocrata sinto lhe informar mas você não sobre cristofobia. Aliás, se você vive no ocidente, especialmente no Brasil, você tem muitos privilégios em ser cristão.

Vamos ser didáticos e citar alguns exemplos:

- Sua prece é aceita por todos como """"""""""""universal""""""""""""""
- Mesmo que exclua uma série de outras religiões, especialmente as politeístas.
- Nas festas da escola do seu filho, a maioria das pessoas, incluindo a professora, a diretora e os orientadores irão falar sobre deus, referindo-se ao seu deus e não a Maomé, Oshun, Buda ou Zeus.
- Ninguém acha que você comete atrocidades porque é cristão.
- Seus valores, que não são necessariamente os valores de uma maioria,  estão acalacrados na sociedade.
- Você detém televisões que falam do SEU DEUS.
- Na câmara dos vereadores de sua cidade e na câmara dos deputados você pode encontrar facilmente parlamentares alinhados com as suas convicções, e que inclusive militam contra as convicções de outras religiões.
- Nas novelas, filmes, e telejornais as expressões das sua religião são facilmente identificadas. Todo santo dia.
- Suas marchas, paradas e eventos são transmitidos pela televisão e ninguém acha ruim.
- Você tem feriados para comemorar sua fé.
- Você tem mais de um feriado para comemorar sua fé.

Eu poderia passar o dia todo aqui, citando casos da vida cotidiana e tentando convencer vocês dos privilégios mas eu sei que privilegiados tem muita dificuldade em admitir suas benesses. Então vamos tentar abordar os motivos pelos quais você NÃO SOFRE CRISTOFOBIA neste país:

- Você não tem direitos negados porque é cristão.
- No seu trabalho, você não precisa se esconder e fingir que não é cristão por medo de ser demitido. Inclusive as pessoas amam seus valores!
- As pessoas não associam você ao HIV/Aids.
- Ninguém monta barraquinha nas suas festas porque você é público alvo.
- Você não precisa entrar na justiça pra que seu parceiro ou parceira seja reconhecido como pai/mãe da criança que vocês adotaram.
- Você não sente medo de apanhar na rua porque é cristão.
- Ninguém te mata neste país porque você está na rua e de repente deu pinta de que é cristão.
- Se você é adolescente, não corre o risco de ser expulso de casa porque é cristão.
- As pessoas não tem nojo de quem você em virtude da sua religião.

A lista é longa e o tempo é curto. Então, amigo, pense bem antes de falar bobagens. Você não é oprimido porque pontualmente alguém ofendeu a sua fé mas você é um ignorante quando acredita em unicórnios e cristofobia.


7 comentários:

  1. Seguramente pessoas não cristãs, mas que cultuam outras religiões ou crenças, até ateus ou agnósticos (como eu), também se sentiram ofendidos com a atuação da personagem na parada gay.
    Tipo de manifestação estúpida que afronta milhões que nada têm a ver com a homofobia. Um belo tiro no escuro!

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. Quando falo que sou cristão...

    Me chamam de ladrão...
    Riem de mim por escolher transar apenas após o casamento...
    Me chamam de burro por acreditar em algo "imaginario"...
    Me chamam de burro por dar dinheiro para a igreja ajudar a quem precisar...
    Me chamam de chato, careta, hipocrita e tudo mais...

    Sim... é mais difícil ser gay ou travesti do que ser cristão... mas que fique bem esclarecido.. ser CRISTÃO não é fácil... ser CRENTE é.

    ResponderExcluir
  3. Cada um na sua, vc com sua opinião e eu cum a minha de que agressão a fe dos seus semelhantes não leva a nada, só alimenta a discórdia

    ResponderExcluir
  4. Eu nasci Ateu, mas aí me batizaram e me tornaram cristão, fui assim durante um bom tempo, com "medo" dos castigos do tal bondoso deus, conforme fui estudando, me questionando e me interessando sobre a humanidade e o universo, compreendi que se eu tivesse nascido na Índia, por exemplo, eu não seria cristão e segundo a religião predominante no Brasil, eu iria para o inferno. Tudo nessa religião é baseado em ameaças, ou me ama ou vai arder no inferno, chamam de livre-arbítrio.
    Passei a pensar como mundo, e a religião é uma das piores coisas que existem na Terra, infelizmente o ser humano ainda prefere acreditar que foi criado por mágica do que compreender que foi evoluindo através de dificuldades e "quase-extinções".
    Eu sofro preconceito quando me declaro como Ateu. Já acho normal, o que eu não acho normal é que eu conheço muito mais da bíblia do que os cristãos que acham um absurdo eu ser Ateu. Vejo que eles acham super normal se eu me intitular muçulmano, budista, tanto faz, me respeitariam se acreditar em outro deus, passam a não respeitar quando eu digo que não acredito em nenhum deus ou criatura mágica superior.
    Cristãos conseguem "moldar" o seu entendimento de religião conforme seu bel-prazer. Por exemplo: A bíblia é contra homosexualismo, aprova a escravidão e no entanto é muito comum vermos negros cristãos e homosexuais tementes ao deus cristão. Os padres/pastores escolhem as partes bonitinhas da bíblia para falar durante missas e cultos e as pessoas não se interessam em saber o restante.
    Eu como Ateu sugiro sempre aos amigos cristãos: Leia a Bíblia, você é inteligente, Leia a Bíblia, o mundo precisa de mais Ateus. Nada melhor do que a bíblia para te tornar um...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi. Você quer respeito ou adoração?
      “Hei, eu sou ateu! Sou do contra, olha eu aqui!”

      Mais estudo não quer dizer menos crença. Cada um tem o direito de crer em alguma religião, está na constituição. A laicidade do Estado brasileiro não está na negação da religião, mas na pluralidade dela.

      Referenciar de forma pejorativa a figura de Jesus Cristo não ofende apenas os cristãos, mas os judeus, mulçumanos, ortodoxos, além de outras crenças, como o budismo, hinduísmo, espiritismo, candomblé...

      Eu, ao contrário de você, sou agnóstico. Se a religião ou crença em uma divindade é uma estupidez (na visão dos ateus), o ateísmo também é, pois é tão radical quanto e vai de encontro com a própria natureza humana.

      Se você escreveu estas linhas, dê graças a religião, pois foi ela que unificou os povos quando deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários. Civilizações inteiras cresceram e se desenvolveram por causa da religião. Só porque alguns cientistas e filósofos famosos diziam-se ser ateus, ou porque na bíblia, no torá ou corão não há menção aos dinossauros, não quer dizer que todo o hipster tenha de ser ateu também. Ou pergunte a algum cientista ou filósofo o que é um “horizonte de eventos” ou “singularidade” e veja o que a ciência tem a dizer – e a provar!

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    2. Acho que você não é um ateu, no máximo um agnóstico-ateu. O sujeito ateu tem de ter a pica das galáxias para refutar não apenas um, mas dezenas de dogmas.

      Excluir
  5. não existe cristofobia,não existe homofobia...existe falta de respeito...em ambos os casos...em ambos os lados...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem