quarta-feira, 3 de junho de 2015

Adão e Ivo: mais um clássico!


POR VANDERSON SOARES

O Boticário fez um tremendo comercial para o Dia dos Namorados e acredito que nem mesmo eles imaginavam que geraria tanta repercussão. Podem até ter buscado maior audiência, mas não imaginavam esta proporção.  Se você ainda não assistiu, assista primeiro e depois volte a ler o texto aqui.

O mais engraçado é que Jesus pregou o amor ao próximo e não essa caça às bruxas que as igrejas evangélicas fazem. Cultuam o dízimo, se algo dá certo é graça de Deus, se algo dá errado é obra do demônio. Respeito qualquer crença que alguém tenha para si, mas esta crença não dá poderes de julgar a vida alheia, com quem ele pode ou não dormir. 
“Mas eu não sou preconceituoso, eles podem fazer o que quiserem sem influenciar a minha família”. Pois bem, o máximo que o comercial faz é mostrar uma troca de abraços entre pessoas do mesmo sexo. Apenas isso. Seu filho vai “virar” gay assistindo? 


São vários os pontos para análise neste breve comercial, mas falarei apenas dos contrários ao comercial. 

Até este momento, já são quase 245 mil pessoas que curtiram o vídeo e quase 162 mil que não curtiram. Os maiores responsáveis pelos unlikes são os evangélicos, declaradamente contrários e liderados por seus pastores. E reparem que os unlikes cresceram tão prodigiosamente, pois foram incentivados a protestar contra o vídeo e a boicotar os produtos da Boticário. Imagine que mundo mais belo teríamos se esses pastores incentivassem seus fiéis a lerem um livro (não vale a Bíblia) por mês? Mas não, a manobra de massa só serve se for pra gerar atrito e ódio no mundo.

Não consigo imaginar o que ofende tanto esse pessoal que fala em nome da “família tradicional”.

Nestas famílias ainda se prega o machismo, onde atividades são separadas entre as para meninos e as para meninas.  Se o menino “pega” várias meninas é o garanhão do pai, se a menina fica com vários rapazes é uma vadia.  O sexo heterossexual pode ser exposto na novela. Um beijo homossexual não pode, pois vai fazer meu filho “virar” um gay.

O que sexismo tem a ver com o comercial? Tudo.
Essa cultura de padrões, de tradições, pode até ter funcionado numa outra época em que ninguém questionava o motivo disso e daquilo, mas hoje não. Hoje se faz aquilo que mais apraz, o que mais completa e se alguém se completa com outro alguém, seja do mesmo sexo ou não, o que outrem tem a ver com isso? 

Essa mania de se achar tão certo e tão perfeito que chega a querer extravasar, doar um pouco de perfeição para o próximo, ensinando-o a quem deve ou não gostar. 

4 comentários:

  1. Os pastores não querem que seu rebanho leia a Biblia, para continuarem a escolher a dedo só o que lhes interessa para manipular em suas "pregações".

    ResponderExcluir
  2. Mas gay bonito, rico, branco e cheiroso é legal. Feio é bicha velha, coisas horrorosas que tem por aí....

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que não sou muito fã desse negócio de homem se abraçando com homem ou qualquer conotação sexual nesse sentido. Mas é uma opinião pessoal minha. E isso não interessa a mais ninguém.
    Se o Botícário quer ganhar dinheiro com o público LGBT, está correto em fazer publicidade nesse sentido. Nada mais capitalista que esse pragmatismo.

    De qualquer maneira, gostei do seu texto. Tem tanta coisa mais importante pra se melhorar no mundo, não é mesmo?

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem