terça-feira, 30 de junho de 2015

A grande mídia assassina do senso crítico



POR CHRISTIAN PAUL GILGEN

Por muito tempo, devido ao meu círculo de amizades e por acompanhar os tradicionais veículos da mídia, baseava minhas opiniões sociais e políticas no senso comum. Disseminava com voracidade aquele pensamento que apenas um partido é responsável por toda corrupção e tudo que há de ruim em nosso país. Eu era mais um cidadão com opinião formada pelos grandes veículos da mídia. Depois de muito conversar, expor ideias e ouvir argumentos contrários, comecei, lentamente, a abrir meus olhos e a observar alguns pontos que, até pouco tempo, não dava atenção. Dei uma chance a mim mesmo para ver e ouvir o outro lado da história.

Começava um processo que mudaria totalmente o meu jeito de pensar, meu poder de análise e meu senso crítico. O primeiro passo para derrubar esta limitação de visão política foi seguir veículos alternativos de mídia. Veículos que não contam com grandes anunciantes, milhares de assinaturas de órgãos públicos e nem concessões a poderosos grupos relacionados a políticos e barões da mídia.

Cerca de 10 famílias controlam os "grandes” grupos de comunicação em nosso país. Não há democratização destes meios; as concessões são cedidas apenas a um seleto grupo que mantém relações comerciais e altamente lucrativas com o poder dominante.

Segundo Noam Chomsky: “O propósito da mídia não é de informar o que acontece, mas, de moldar a opinião pública de acordo com a vontade do poder corporativo dominante.”

Então lhe pergunto: você acha que lê e assiste a pura transcrição dos fatos? Você acha que as informações que consome diariamente não sofrem uma forte influência pessoal, seja do profissional que a escreve, seja do editor que muda e veta o que não convém com as crenças de seu empregador? Quem lembra do recente caso “Podemos tirar se achar melhor.”? 

Um retrato do posicionamento e obediência
 Sobre muitos assuntos a maioria da população nem ouviu falar, tais como: uma possível auditoria da dívida pública, que consome praticamente metade do PIB brasileiro a cada ano; a sonegação bilionária da maior emissora de TV do nosso país; a lista completa dos grandes empresários, celebridades e barões da mídia que enviaram bilhões de dólares para contas no exterior de maneira ilegal, sonegando impostos. 

O que faz com que esses assuntos não sejam de conhecimento comum? Por que a população não se revolta e bate panela nesses casos? O que justifica esta impunidade e blindagem contra a indignação para as classes mais altas da sociedade? Será a falta de disseminação destas informações? Será o medo fomentado pelo lado lacaio do cidadão trabalhador? Ou será apenas a indignação seletiva?

O PODER DA PUBLICIDADE - Uma das mais claras relações entre o poder corporativo atrelado ao interesse financeiro e político é o investimento dos bancos em publicidade nos principais telejornais. Não falo apenas dos VT’s de 15 ou 30 segundos durante o intervalo comercial, mas também das maiores cotas de investimento, as cotas de apresentador. Talvez nós nunca tenhamos reparado, pois, trata-se de um breve momento antes do início, mas encontrei uma edição bem interessante que exemplifica perfeitamente meu ponto de vista: link

Você pode achar que é apenas publicidade, mas, na verdade é a principal maneira de manter todos estes telejornais bem calados quanto ao enriquecimento ilícito das instituições financeiras, que emprestam dinheiro ao Governo com juros abusivos e ilegais, que acabam por destruir nosso PIB. Não bastasse este massivo investimento publicitário, os bancos privados estão entre os maiores doadores de campanha dos partidos da “linha de frente”. Estes bancos doaram muitos milhões de reais aos candidatos: Aécio Neves, Dilma Roussef e Marina Silva, ou seja, aos candidatos que possuíam mais chances de vitória. Sendo assim qualquer um dos 3 candidatos que fosse eleito, estaria devendo (favores e benefícios) a estes bancos.


Os grupos de poder corporativo dominantes querem manter-se dominando e ditando as regras, gerenciando conteúdo e direcionando as pessoas. Por isso devemos lutar contra esses poderosos grupos. Para que o bem-estar social esteja acima do lucro das empresas. Para que todos tenhamos oportunidades, qualidade de vida, educação, saúde e direitos iguais, não dependendo de gênero, raça ou poder aquisitivo. 


Dessa maneira, fica praticamente impossível o Governo combater o câncer da dívida pública, pois a grande mídia abafa este assunto, já que recebe muito dinheiro dos bancos, seus grandes anunciantes. Os próprios governantes elegeram-se utilizando do dinheiro destas instituições, o que torna inviável o ataque ao cerne da dívida. Já o povo, se continuar alienado aos grandes telejornais, jornais e veículos pertencentes aos barões da mídia, dificilmente saberá para onde vai a maior parte do nosso dinheiro, dificilmente saberá que existe uma mobilização que clama por uma auditoria nesses contratos bilionários e ilegais.

A hipocrisia ganha ainda mais força quando a mídia deveria, caso fosse imparcial como diz, noticiar contra si mesma, quando deveria cortar a própria carne. Por que a Rede Globo omite categoricamente que teve seu maior crescimento durante o regime militar? Por que não citou os nomes dos envolvidos no escândalo do “Suiçalão”? Será que foi pelo fato da viúva do Roberto Marinho constar nesta lista? Estes fatos não geram uma enorme dúvida sobre a credibilidade do que ela transmite?

Então eu lhe pergunto: de que maneira teremos contato com informações que fogem desse direcionamento que esse poderoso grupo quer que nós tenhamos? 

A resposta é simples: precisamos expandir as nossas fontes de informações. Não é necessário criarmos aversão a estes tradicionais veículos, basta inserirmos novas visões em nosso leque diário de notícias. A praticidade da internet nos dá liberdade para isso. Nós controlamos o que vemos e o que absorvemos. Isso fará com que nós possamos desenvolver um senso crítico mais apurado e não apenas sejamos replicadores de conteúdo moldado ao senso comum.

Precisamos de mais informações, de diversas fontes, com diversos posicionamentos. Precisamos combater este direcionamento descarado ao qual nos tentam todos os dias. Liberte-se da limitação da grande mídia. Use sua inteligência e sua capacidade intelectual para questionar o que lhe é mostrado, busque mais fontes e novos pontos de vista acerca de um fato, pois cada um conta a história do seu jeito; e com base nas versões dessa história você será capaz de moldar sua opinião.




8 comentários:

  1. "Para que o bem-estar social não esteja acima do lucro das empresas."

    Solicito retificar o trecho acima, creio que tem um "não" sobrando nesta sentença.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Chris, ótimo texto! Espero ver mais publicações suas por aqui.

    ResponderExcluir
  3. A nova seção mal começou e já me tornei fã, rsrs
    Parabéns por mais essa iniciativa

    ResponderExcluir
  4. Não se trata dos moldes midiáticos, se trata de fatos transcritos de diferentes formas pelos veículos midiáticos, mas não deixam de ser fatos.

    O pior em todo esse seu texto, que chega a ser patético, é a tentativa de colocar todos (barões midiáticos, empresários poderosos, políticos de diversos partidos) no mesmo saco, ou seja, já não se discute mais a veracidade dos fatos, mas quem os promoveu. A tática é a mesma usada por uma tecnocrata incompetente que ascendeu não uma, mas duas vezes a presidência, alçada por alguém que nem no seu meio é descrito como minimamente confiável.

    Sobre essa sua imagem, não sei qual é a fonte, não sei se foi forjada. O que eu sei é que, ao tudo indica, o esquema começou por volta de 1997, segundo as investigações. Viu, minha opinião é baseada em fatos levantados pela polícia, não na descrição midiática. Acontece que o PT assumiu o poder em 2003, e de lá pra cá as coisas pioraram não apenas para a Petrobrás, mas para os Correios (mensalão) e para o BNDES (que está por vir quando abrirem a caixa de Pandora).

    Os culpados pelas transcrições/omissões midiáticas são as instituições financeiras? Sério? O governo é o maior financiador de propagandas, e a Globo (a maldosa!) sua maior favorecida, principalmente no período dos governos Lula. (poderia colocar vários links, de diversas fontes, é só procurar!) Aliás, alguém pode explicar porque os Correios, que praticamente monopoliza os serviços no país, precisa gastar milhões com propaganda?

    Até 2013, Lula e Dilma tinham gastos juntos mais de R$ 16 bi em propagandas, nenhuma instituição financeira precisa se dar ao luxo de investir um montante parecido para “calar a mídia” ou voltá-la contra o governo. Os altos juros cobrados pelos bascos são fruto de políticas econômicas nefastas que iniciaram com o abandono do tripé macroeconômico alicerçado por Itamar Franco e FHC.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver o que dá pra fazer com tudo isso.
      Os correios precisam de propaganda, pois o setor de ENCOMENDAS não é monopólio e sofre grande concorrencia por parte de empresas tais como Fedex, DHL, Braspress, transportadoras etc. A parte do monopolia é a correspondencia simples, que só é viável nos grandes centros. Os correios usam um sistema cruzado de financiamento. O dinheiro das encomendas garante a manutenção e UNIVERSALIZAÇÂO do serviço de mensagens que é protegido pelo monopólio. Se precisar esclarecer algo mais sobre isso e eu puder ajudar é só falar qual a parte que ficou obscura ou confusa.

      Quanto a mídia, há sim uma grande concentração nos meios de comunicação. 11 familias dominam mais de 90% do mercado de comicação. Nota-se que há uma blindagem ao PSDB tanto nacionalmente quanto em SP. O que mais se questiona é o fato da mídia bombardear um unico partido requentar um unico escandalo. Não há o outro lado. Infelizmente os grandes jornais são parciais e defendem o s interesses que acham melhor. A cobertura do Habeas Corpus que um maluco pediu em nome de Lula é um exemplo de quao asquerosa pode ser a cobertura jornalista no Brasil. Voce não ve na tv TODOS OS DIAS materias e chamadas sobre Tremsalao, Mensalao Mineiro, Helicoca, Aeroporto de CLaudio, Suiçalao, CARF e o escandalo da SABESP. Ou seja, se não é contra o PT não é notícia.

      Excluir
    2. Um único escândalo?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem