quarta-feira, 6 de março de 2013

Poluição visual

POR GABRIELA SCHIEWE

Olá, caros molhados! Hoje vou falar um pouco de moda com vocês. O que acham? Combina mais comigo a falar de esporte.

Ao ver o lançamento das novas camisas do JEC, não pude me furtar a tecer alguns comentários, vista a poluição visual do atual uniforme do Tricolor.


Não sei dizer de quem é o design e tampouco quem ou "quens" aprovou tais modelitos. E a questão não está apenas nas cores, distribuição, disposição das faixas, mas na quantidade de informação que ali consta. Parecendo o jornalzinho confeccionado nos fundos de casa e que, assim que vão chegando as coisas, vão entulhando.

Desculpem-me os jequianos, mas está bem ruinzinha a camisa. A pior é a principal, que, do meu ponto de vista, fugiu ao tradicional uniforme do time joinvilense, com suas faixas tricolores na vertical.

Por um acaso houve algum "balcão" de discussão com os sócios? Ou a decisão foi imperialista?

Agora o que mais me espanta são os próprios patrocinadores aceitarem a disponibilização de suas marcas de forma feia, isso mesmo, é muito feio aquele amontoado de "gente" aparecendo na camisa.

Eles não se interessam em fazer algo visualmente agradável? Que encantem os olhos? Ou vocês não acham isso da camisa do Barcelona, do Real Madrid ou do Manchester United?


Façam uma comparação das camisas da maioria dos times brasileiros e, neste caso, a minha crítica não permanece apenas no âmbito local, com estas que acabei de citar e me digam a sua opinião.

Torcedor jequiano, você gostou dos novos modelos de camisa do JEC?

18 comentários:

  1. Acho um patrocinador decente que dai nao teremos mais um amontoado de logomarcas. simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão abordada no texto em nada tem a ver com a simplicidade ou não das logomarcas, mas sim da poluição visual ante a disponibilização de todas em demasia e sem um design gráfico bem elaborado.

      Excluir
  2. Dane-se a poluição visual. Nem percebo. Acho que isto é coisa de mulher.

    O que importa é o patrocínio, onde, neste meio tão caro e competitivo, cada real vale muito e pode fazer a diferença. Jogo se ganha no campo e não com a camisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que opinião, cada um tem a sua. Respeito todas, mas isso não quer dizer que devemos concordar.

      Excluir
  3. Imagino que o escudo (logo) do Joinville deveria ser melhor, tá parecendo time da quinta divisão, feito em casa, do tempo em que não havia toda essa parafernália de recursos gráficos fornecidos pela informática. Deixo aqui uma SUGESTÃO, que se bem conduzida, tem tudo para ser um sucesso.

    CONCURSO ENTRE OS ESTUDANTES (todos de qualquer idade e série) Criar o novo escudo do JEC, aos ganhadores sorteio de titulos do jec, ingressos, bola, camisas, etc... Automaticamente o JEC teria uma mala-direta para PROSPECTAR futuros sócios e torcedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltou inserir O DESENHO DAS CAMISAS no concurso, imaginem a festa da gurizada, e os milhares de modelos apresentados.

      Excluir
    2. Um projeto bem elaborado é o que falta, a forma, envolver os torcedores, seria muito bacana.

      Excluir
  4. Eu acabei de descobrir que sou uma mulher pq não gosto de poluição visual.
    Maikon K

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom pra você. Sucesso e alegrias com esta nova descoberta.

      Excluir
    2. Homens não podem ter bom ou mal gosto no que diz respeito ao visual de composição?

      Excluir
  5. Mostrar camisas bonitas de clubes europeus, sendo ainda clubes tais como Barcelona e Real Madrid, é sacanagem. O Barcelona tá fechando um contrato de patrocínio anual de mais de 400 milhões de euros. Pra eles é fácil, simples, ter apenas um patrocinador na camisa e dispor a marca de forma limpa/clara.
    O JEC tá catando patrocínio aqui e ali, mendigando, pra variar. Aliás, o maior patrocinador do JEC é o seu quadro social, com mais de 10 mil sócios, que reverte cerca de 400 mil reais mensais aos cofres do clube.
    Concordo que a camisa não está bonita desse jeito, e que talvez seja possível achar outros desenhos que valorizem melhor as marcas, mas não dá pra fazer milagre, do jeito que as coisas andam teremos por um bom tempo um uniforme no estilo macacão de F1.

    Por fim, não concordo com o comentário que diz que o escudo do JEC está feio ou desatualizado. Para mim o desenho de um escudo é atemporal, não deveria ser tocado. Ou seja, deveríamos inclusive voltar ao antigo escudo redondo. Mas agora que estamos com o atual a um bom tempo, que fiquemos com ele e pronto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rambo o problema é que no Brasil, ainda, de maneira neanderthal, se entende que marketing no futebol = camisa cheia de patrocinador.
      Tenho acompanhado algumas reportagens a respeito e que tem demonstrado que o marketing profissional vai muito além disto e se trabalhado de maneira eficiente não será necessário transformar a camiseta do time numa poluição visual como temos visto.

      Excluir
  6. E eu, que trabalho nessa área, acho que um mau design apenas reflete um mau marketing.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baço o que tenho visto é que falta um trabalho efetivamente de marketing!

      Excluir
  7. Olá Gabi,

    Acompanhando os comentários, vejo que tocou em um ninho de vespa.
    eheheheh..

    Mas mesmo assim, também vou dar minha opinião.
    Infelizmente o nosso querido tricolor precisa de muitos patrocínios para se manter na elite e voltar a ser grande. Concordo com o amigo lá em cima que diz que seria melhor ter um patrocinador mais forte. Infelizmente isso para o JEC ainda não é possível. "Ah...mas o JEC tem uma torcida forte. Quem não vai querer patrocinar isso?"
    Infelizmente não é assim que funciona.
    Para uma empresa forte gastar muito dinheiro no JEC, o retorno terá que ser grande também. E infelizmente patrocínio na camisa do JEC não traz muito retorno para empresas grandes. O retorno é para empresas menores e com produtos regionais e não empresas grande com produtos nacionais. Vamos aos exemplo:
    Quem aqui lembra do patrocínio no ano passado dos seguintes times da serie A:
    - Gremio
    - Internacional
    - Corinthians
    - Botafogo
    - Vasco
    - Coritiba

    Você poderá lembrar de alguns, mas não de todos. E olha que os times citados, são grandes, com boas torcidas e com tradição.
    Então para uma multinacional como a Tigre por exemplo, vale mais a pena gastar dinheiro em uma propaganda de mídia(engraçada e chamativa as vezes) nos intervalos dos jogos e não uma propaganda estática em uma camisa de um time de segunda divisão. Claro que o investimento é menor, porem o retorno também será BEM menor. Por esses motivos que a camisa do JEC tem vários patrocinadores e todos regionais, onde a camisa é vendida e usada. Sem contar que fora de Jlle, você não consegue comprar a camisa do JEC, pois elas são vendidas exclusivamente na toca do coelho. Quem sabe em um futuro promissor isso mude.

    Porem, mesmo tendo varias marcas na camisa, com certeza poderíamos ter um layout melhor. Podendo até adotar a estratégia do próprio torcedor fazer o layout, como já foi feita na camisa laranja e que foi um sucesso de vendas.
    Isso sim eu acho um baita erro do JEC. Acho que escutando mais a torcida nas redes sociais, as ideias seriam bem melhores, mais bonitas e com certeza o retorno em vendas seria bem maior.

    Abrasss
    juka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As suas colacações estão muito bem pontuadas Juka, mas entendo que está faltando no Brasil, e não só aqui no JEC, um trabalho profissional de marketing e largar essa ideia primitiva de que propagando é encher a camisa de patrocínio.
      Obrigada, sempre apoianado.
      Bjs

      Excluir
  8. Realmente essa camisa esta poluída , porém não deixo de comprar e ajudar o JEC , se aparecer mais algum patrocínio o JEC vai usar uma camisa diferente em cada tempo de jogo rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que os torcedores devem ajudar sempre, mas jamais deixar de se manifestar e expor as suas idéias e lutar por elas.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem