segunda-feira, 7 de maio de 2012

Veja. Tire as suas conclusões


POR ET BARTHES
Uma reportagem da TV Record mostra as supostas ligações entre a revista Veja e Carlos Cachoeira. Veja e tire as suas próprias conclusões.


23 comentários:

  1. Já faz tempo, muito tempo, eu defendo que a Veja pratica um "anti-jornalismo": pouco ou nada interessada em informar, ela cada vez mais limitou-se a ser a porta voz da direita conservadora e de uma oposição perdida, raivosa e ressentida. Substituiu o jornalismo, que ela um dia praticou, pelo denuncismo barato, o achincalhe, a destruição de reputações (e não apenas de membros do governo, diga-se de passagem), a chantagem e a arrogância típica dos poderosos.

    Mal sabíamos que era pior, porque não se tratava apenas de alimentar em suas páginas e blogs os muitos ódios - de classe, étnico, de gênero. Trata-se de uma publicação em conluio, pautada por um criminoso e que foi, no mínimo, no mínimo, conivente com o crime. Fico a me perguntar como os anônimos (e aquele filhotinho de Eichmann, burocrata em uma certa capital insular) que se consideram "decentes" e "éticos" vão justificar, a partir de agora, sua predileção pela revista.

    Ah! E não custa lembrar que a maioria dos envolvidos - a começar por Demóstenes e Poli - têm diplomas universitários. Veja só, não é que o Baço estava certo: diploma não é atestado de inteligência e tampouco de idoneidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta bobagem.

      Excluir
    2. Clóvis, Clóvis, Clóvis. Se continuas a falar bobagem, vamos lavar a tua boca com sabão.

      Excluir
    3. Eu fico pasmo com o nível de profundidade que os anônimos conseguem atingir em seus argumentos. Se a Veja depender deles para defender sua reputação e do Poli, putz!, tá ferrada.

      Excluir
  2. Para quem se informa em outras fontes, que não a Veja, sabe que há pelo menos cinco anos o jornalista Luis Nassif trava uma batalha jurídica contra o império dos Civita, assim como o Paulo Henrique Amorim, o Luiz Carlos Azenha, as revistas Carta Capital e Caros Amigos, e muitos jornais independentes. A hora um dia ia chegar, e chegou junto com a Privataria Tucana, com as Memórias de uma Guerra Suja e agora com a CPI do Cachoeira. Sem dúvida muito da história recente deste País deve ser tirada a limpo. E não vai ser só a máscara de moralidade do Demóstenes que vai cair.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa reportagem .. Assisti no Domingo mesmo, e no twitter o tema #VejaVaiPraCPI rendeu os TT's da rede social no Brasil ... Agora a Veja vai ter que se explicar ... Enfim, estão começando a cair as máscaras da Rede Globo ... A começar pela Veja ...

    ResponderExcluir
  4. Impossível tirar uma conclusão inteligente sem ouvir a versão do apóstolo Valdemiro Santiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo o Dirk: a voz do Valdemiro é a voz de deus. E pra um cara que faz cego ver e aleijado andar, deve ser fácil fazer a Veja voltar a praticar jornalismo sério e honesto.

      Excluir
  5. Com as novas revelações da PF sbre a promiscuidade de Demóstenes com figuras das altas cortes, dá p entender a pressa em julgar o #imprensalão

    ResponderExcluir
  6. "imprensalão"? Putz... só falta o próximo texto do Baço "sugerir" que o mensalão foi invenção dos coronéis com a anuência por massa de manobra dos "licenciadinhos"... ai conclui que o Dirceu é um herói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O mensalão foi invenção dos coronéis com a anuência por massa de manobra dos 'licenciadinhos'... E o Dirceu é um herói". Feliz? Já não falta nada. Tem coisas que só o Baço faz por você.

      Excluir
    2. Não, ainda não. Quero um texto sobre isto com toda a sua retórica fácil de confetes.

      Excluir
  7. Direitnhas sem argumentos ( como defender a Veja bandida ? Impossível!) tentam desqualificar o jornalismo da Record por meio do "bispo", eu não suporto esse Macedo, mas o inimigo do meu inimigo (que é inimigo do Brasil)é meu aliado sim !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Inimigo do Brasil", diz ele...

      Lindo!

      Excluir
    2. Não acho que a Veja seja inimiga do Brasil. Afinal, o editor-pauteiro da revista, o Cachoeira, também é brasileiro.

      Excluir
  8. #VejaBandida
    Quem compra Veja, patrocina o crime organizado na política.

    ResponderExcluir
  9. Vamos rever a lição. "Uma reportagem da TV Record mostra as supostas ligações entre a revista Veja e Carlos Cachoeira." Onde está o sujeito da oração? Resposta correta: Edir Macedo. Vão plantar batatas esquerdistas alienados.

    ResponderExcluir
  10. Vamos rever a lição.
    1. O texto não contém qualquer afirmação. "Uma reportagem da TV Record mostra as supostas ligações entre a revista Veja e Carlos Cachoeira." Diz "supostas" ligações, como mandam as regras. Onde está o erro?
    2. Tem leitor aí que vive a usar a expressão "alienados". Tem a certeza que sabe o que isso significa? Não é assim tão simples.
    3. O conceito de alienação foi lançado para o campo da filosofia por Hegel, que abriu caminho para Feuerbach, Marx, Luckács, Marcuse e Sartre, por exemplo. O mais incrível, caro Anônimo, é que são todos autores de referência para esquerda (não vou incluir o Feuerbach nesta lista, mas até podia). Portanto, do ponto de vista acadêmico, soa estranho ouvir alienado de esquerda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em depoimento à CPI um dos delegados da PF afirmou que a Veja sabia das ligações entre Demóstenes e Cachoeira, e ainda assim prosseguiu sua "cruzada moral" alçando o primeiro à condição de principal voz da oposição e o segundo, à fonte privilegiada, quando não exclusiva, de suas "reportagens investigativas'.

      Claro, sempre resta ao anônimo (que pelo tom entre raivoso e desesperado e o "Bahhh!" ao final lembra um certo aspone de um gabinete qualquer em floripa, jornalista E sociólogo), acusar o delegado e toda a PF de "alienados de esquerda". O choro é livre.

      Excluir
  11. Se o último anônimo ler o texto do Vejaman será que ele se reconhece? Abestadinho do PT.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem