quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ubíquos


Por JORDI CASTAN

Até parece que mais de um pré-candidato nas próximas eleições municipais contratou vários sósias para poder estar presente em todos os eventos, desde reuniões de condomínio, a formaturas, batizados ou kraenzchen que possam reunir mais de quatro possuidores de título de eleitor. A onipresença em alguns casos ficou tão evidente que produz risadas. No caso mais recente a situação chegou a ser constrangedora, ao ponto de o pré-candidato insistir em querer substituir o pastor na celebração de um matrimônio, não tendo obtido êxito na empreitada. A nova investida tinha como objetivo substituir o noivo e, se não fosse pela rápida intervenção dos padrinhos e do pai da noiva, praticamente teria obtido êxito. A última tentativa foi a de beijar a noiva antes que o próprio noivo o fizesse e a sua insistência foi tanta, que acabou conseguindo e há varias fotografias como prova do fato.


A insistência com que alguns pré-candidatos buscam se promover é, por dizer o mínimo, constrangedora. Não só andam todo o dia com uma melancia pendurada no pescoço para que sua presença não possa deixar de ser notada. Também, influenciados pelos seus marqueteiros, passam a mudar de hábitos, de forma de ser, ocupam as redes sociais, tuitam desesperadamente a partir das cinco da manhã e o seguem fazendo passada a meia-noite, para mostrar que estão acordados e que a sua energia é inesgotável. Todos já tem página no Facebook, blog em que postam suas idéias e projetos e ainda participam, mesmo que seja só nos primeiros quinze minutos, de todas as conferências, oficinas e palestras possíveis e imagináveis. A contratação de assessores de toda quanto é coisa completa o pacote. Assessor de estilo, de moda, de comunicação, de mídias sociais, de mobilidade urbana, de relações internacionais, de política local. Nada escapa.


O objetivo de todo este esforço é estar presentes ou pretender estar. Mostrar um conhecimento oceânico sobre todos os temas. E dar opinião sobre tudo e para todos. Em casos extremos, alguns pré-candidatos tem dado até conselhos sobre a educação dos filhos, a roupa adequada para assistir a uma festa, sobre como curar unha encravada ou como melhorar o tempero da comida, compartilhando receitas de cozinha baixas em potássio.
Os pré-candidatos são como um produto de supermercado. A sua imagem é construída por profissionais e eles são alunos aplicados dispostos a todo para conseguir ser escolhidos pelo eleitor. O primeiro passo está sendo dado, estar onipresente no seu dia a dia. Bombardear você com a sua imagem sorridente até que você acredite que ele é quase que um parente próximo. Fique atento... ele é só um produto.

6 comentários:

  1. Jordi,
    texto muito leve e agradável de se ler!
    Parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Guilherme,

    E olha que tem quem achou direto demais. Tem gente que anda com a sensibilidade a flor de pele

    ResponderExcluir
  3. O Brasil vive uma "misologocracia" - neologismo criado pelo filósofo Roberto Romano, da Universidade Estadual de Campinas, querendo referir-se aos regimes que têm horror à lógica, ao raciocínio e ao conhecimento, à partir da palavra "misologia", que, por sua vez, significa aversão à lógica, ao raciocínio e ao conhecimento (Houaiss).
    P.S. Agora, cá entre nós, caro Jordi, o teu texto pode até servir pra todos, mas, que foi feito sob medida, isso foi... eheheh

    ResponderExcluir
  4. Jordi,
    muito bom seu texto, parabéns. De forma agradável apontou extamente aquilo que tenho notado de uns tempos pra cá. É aquela velha história, ... nunca aparceu aqui e ali, mas como estamos entrando num periodo eleitoral, se multiplicam, sabem de tudo e estão em todo lugar. Prova que por vezes há apenas o corpo presente, quase nada de envolvimento. Um grande abraço. Marcos do vale

    ResponderExcluir
  5. Nico Douat,

    A sua percepção o faz imaginar que o texto foi feito sob medida, ele tem tamanho único, em alguns cabe melhor, em outros fica folgado, mate tem gente em que ficou perfeito. eheheh

    ResponderExcluir
  6. No Brasil mais do que uma profissão, a política é um ganha pão de boa parcela da população. Se aqui a gente fica horrorizado, imaginem nos sertões deste País onde até virgindade de filha é negociado. É muito triste e revoltante. Pessoas que tem oportunidade à informação usurpando o direito da grande parcela desinformada e ignorante.
    Mas observando os "produtos" locais, vemos que a grande maioria não passaria no mais grotesco exame de qualidade, pois são de material de segunda, e na maior parte, são imitações que revoltariam até o mais simples camelô. Quanto ao prazo de validade, aí é coisa de denuncia para Vigilancia Sanitária, pois quase a totalidade oferece riscos à saúde e são impróprios para o consumo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem