sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Aumento pode? (lá no P.S.)


POR FELIPE SILVEIRA

Ontem acompanhei o show de horror, digo, a última sessão da Câmara de Vereadores. Pra não dizer que só falei mal, um elogio: foi hilário. Ok, isso não é novidade, todo mundo diz. Mas quero destacar um ponto, quando o Bisoni disse que o Bento gosta de aparecer.

Lá pelas tantas, na discussão sobre a criação do Fundo de Proteção Civil, o vereador disse que a Prefeitura deveria indenizar as famílias construíram terrenos em loteamentos permitidos pela Prefeitura. Aí o Bento, líder do governo, ficou puto e pediu a palavra. A revolta se devia ao fato de o Bisoni fazer parte da gestões PMDB-PSDB, que, segundo ele, teriam aprovados inúmeros lotes em condição de alagamento. Assim, o Bisoni não teria moral para sugerir algo desse tipo (e eu, particularmente, acho que não tem o menor cabimento mesmo).

Na volta da fala do Bisoni, ele solta essa: "O Bento gosta de aparecer, mas só quando tem gente. Vem até de vermelho pra aparecer". Depois disso só dava pra ouvir o Bento reclamando, mesmo com o microfone fechado, da fala do Bisoni. Sob protestos Bisoni justificava. “É brincadeira, é brincadeira. Mas é verdade”.

Enfim, vocês tinham que ter visto. É uma pérola atrás da outra.

No entanto, o que eu quero dizer com isso, é que o que deixa a desejar na Câmara é a falta de qualidade dos nossos vereadores. É um absurdo, gente, que certas figuras sejam eleitas. O Bisoni, coitado, já deu o que tinha que dar. Ele é uma figura carismática, engraçada, mas isso não pode garantir uma eleição, muito menos as quatro que ele tem.

A Câmara é um lugar para o debate de ideias que resultem em ações para melhorar a vida do cidadão e a cidade. Hoje ela é um festival de remendos, no qual cada um puxa uma sardinha para o seu lado. É difícil encontrar um argumento que preste sobre qualquer discussão que se tenha nessa casa.

No entanto, essa discussão é fundamental para a democracia e ela vai acontecer. Ela só acontece nesse nível por causa das nossas escolhas tortas, por causa do nosso descrédito no sistema democrático (se fosse for anarquista, posição que respeito e admiro, o descrédito tem razão de ser).

Esse descrédito que só aumenta com a ideia “de que político é tudo vagabundo mesmo”, com a ideia de que ter menos vereador é melhor do que mais, com a ideia que política não vale a pena, e, principalmente, que as discussões não devem “partir para o campo ideológico”.

Enfim, fica o meu apelo para que elevemos a qualidade da Câmara da próxima eleição, para votarmos em gente inteligente, que debate, que tem idéias, que tem ideologia, que quer o melhor não só para a cidade, mas para as pessoas.


P.S.: Ontem, aos 45 minutos do segundo tempo, na última sessão ordinária do ano, os vereadores aumentaram o próprio salário. Quer dizer que não pode aumentar o gasto com mais vereadores, mas aumento de salário pode?

4 comentários:

  1. Excelente!
    Enquanto votarmos em candidatos "engraçados" teremos palhaçada no lugar de soluções.
    Ainda não tive um posicionamento sobre o aumento do número de vereadores, porém depois que vi até a Maçonaria desaprovando o aumento, tive um estalo. Opa, tem alguma coisa errada aqui! Vamos investigar?

    ResponderExcluir
  2. Tsc tsc, e ainda a Fox (foi a Fox?) vai e faz a releitura dos "Três Patetas". Pra quê? Joinville literalmente já tem os "Três Patetas" e uma câmara quase que totalmente tomada por mais patetas... ahahah, juro que ano que vem quero ver isso, mais de perto! Depois, esses porqueiras têm coragem de pedir para aumentar para 25, o número de patetas. Ou melhor, nós os chamamos de patetas, mas acho que os patetas somos nós, que votamos numas pragas dessas.
    Stefana.

    ResponderExcluir
  3. Reclamaram tanto que o aumento do número de vereadores traria mais custos para a cidade, pois não aumentaram os vereadores mas aumentaram seus salários. Com o apoio da maçonaria nessa campanha contra o aumento de vereadores, está totalmente claro para mim que o problema não é o aumento do custo da camara, o problema é que quanto mais vereadores, mais grana a burguesia local (quase toda dentro da maçonaria)tem que soltar pra continuar mandando no legislativo.
    Mas claro que aqueles que são contra não conseguem enxergar isso porque na TV não falou nada

    ResponderExcluir
  4. Essa história do aumento de vereadores deve ser bem analisada. No começo era contra, mas quando comecei a ver quem era contra, fiquei com uma pulga atrás da orelha. Quem tem interesse em manter o mesmo numero são os mesmos que tem interesse em manter as coisas como estão. Tem interesse em continuar mandando na cidade, pois se acham os donos de Joinville.
    Mas a questão não é facil, pois a classe politica joinvilense pode dar a população mais do mesmo. Mais vereadores com posicionamento de preço certo. 2012 vai ser um ano dificil.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem