terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Aguinaldo Silva e o burro carregado de livros

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
O maior problema do Brasil é aquilo que podemos chamar “apartheid social”. O quê? É o fosso que foi sendo escavado entre os ricos e os pobres, ao longo da história. Em termos culturais, o resultado é a negação do outro pelas elites. O rico é, o pobre não é. O condomínio é, a favela não é. A escola privada é, o ensino público não é. O carrão é, o ônibus não é. O diplomado é, o sem diploma não é.

Este preâmbulo é apenas para introduzir um episódio que, um dia destes, fez sentir uma certa vergonha alheia. O dramaturgo Aguinaldo Silva, autor de novelas da Rede Globo decidiu, do nada, mostrar ao país o lustro da sua “superioridade” intelectual. Como? Ora, voltando ao velho e surrado tema do Lula analfabeto. O empregado dos Marinho publicou um tuíte acintoso, onde nem tentou disfarçar o seu ódio de classe. Eis...

“Hoje é o Dia do Leitor. E eu quero aproveitar para perguntar ao favorito nas pesquisas para futuro Presidente do Brasil: que livro o Lula está lendo neste momento? Qual foi o último livro que ele leu e quando foi? Ou para ser mais preciso: alguma vez na vida ele leu algum livro?”, regurgita o autor noveleiro. Haveria muito a dizer, mas fico por dois temas: o pedantismo típico das elites e o culto do livro num país pouco dado à leitura. 

Aguinaldo Silva está a ser preconceituoso, arrogante e presunçoso. Uma atitude que nada tem a ver com as luzes, com o esclarecimento ou com a condição do intelectual. Apenas tem um papel deplorável. Aliás, neste plano específico Lula parece ser muito mais culto que Aguinaldo Silva. Não adianta ler livros se não se aprende a ler o mundo. E na arte de ler o mundo parece que o analfabeto é o autor da Globo.

E também temos o culto ao livro. No Brasil, ler livros ainda é um fator de distinção social. Eu leio, por isso sou melhor. Deveria ser um não-assunto, mas infelizmente não é. Mas os verdadeiros analfabetos são os que sabem ler e não aprendem com isso. Porque as pessoas são o resultado das suas leituras (ou não). Aliás, o meu pai, que só faz a escola primária, repetia uma frase exagerada, mas com algum sentido: um doutor é apenas um burro carregado de livros.

Aguinaldo Silva sente-se à vontade para ser pedante e apontar o dedo cheio de preconceito ao ex-presidente Lula. E isso é sinal de que não sabe ler ou de que tem lido as coisas erradas. E se o episódio passa batido no Brasil, isso nunca aconteceria num país desenvolvido. Enfim, como sempre digo, o terceiro mundo não é um lugar, mas um estado da mente.

É a dança da chuva.

28 comentários:

  1. "Aguinaldo Silva está a ser preconceituoso, arrogante e presunçoso. Uma atitude que nada tem a ver com as luzes, com o esclarecimento ou com a condição do intelectual."

    Exatamente por isso considero você um falso intelectual. Apenas sabe criticar, não propõe. Apenas sabe atacar. É arrogante e presunçoso.

    Claro que vc vai rechaçar o que digo, pois afinal vc tem "mestrado, doutorado, é isso e aquilo" como se os títulos por si só validassem sua forma escrota de se posicionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/como-lula-adquiriu-o-habito-de-ler-livros/

      Excluir
  2. Esta ai a formula do idiota para esquerda, não concordar com sua idéias. E no caso específico do Brasil falar mal de sua vaca premiada. Até concordo que ler muitos livros não significa nada, apenas uma polimatia desnecessária. Mas não ler nada, tendo a possibilidade de ir um pouco mais além, beira a irresponsabilidade de quem pretende governar um país.
    O que realmente beira a arrogância e presunção,é achar se suficiente. Pois como cita seu pai ele por acaso Baço concorreu a presidência da república? Caso o fizeste não seria humildade de sua parte procurar se informar para exercer o cargo com dentro das contingências que o cargo merece? E no caso contrário quisesse viver sua vida simples, sem se importunar com essas coisas de política, mal não faria ficar na sua sabia ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu. Esse comentário é tão tonto que nem saberia por onde começar a responder.

      Excluir
    2. Só um pouquinho, Essa questão já não foi trucidade por Sócrates há uns 2000 anos atrás. Era o problema da cidade ter escolhido um comerciante pra liderar o exercito e coisa e tal. E o pessoal dizia, o cara é mercador não deve liderar por isso, isso e isso. Aí o filósofo foi lá com seu método de esquartejar as coisas e convenceu o pessoal que o julgamento deles estava baseado num preconceito.

      Enfim, essa discussão pra mim já morreu faz tempo. O problema é que essa mentalidade do dramaturgo leva tempo pra mudar. Eu mesmo já pensei assim por muito tempo dessa vida. Mas com a maturidade mudei meu modo de ver as coisas. Principalmente a valorização dos diferentes saberes.

      Excluir
  3. Nossa Baço, que resposta tão, tão, quarta série!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que significa que estou semi-alfabetizado. Coisa que não ainda podes dizer.

      Excluir
  4. Só não entendi a parte do "apartheid social", "ricos e pobres"!!!!

    Lula é mais rico do que Aguinaldo Silva, isso contando só o declarado!!! Se formos considerar o que não é dele, apenas usufruto, aí o Aguinaldo vira um miserável nessa estória!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendeste a parte do "apartheid social" porque pensas que és rico. Pensas...

      Excluir
  5. Num país onde o poste mija no cachorro não surpreende que alguém seja criticado por questionar um ex-presidente que se jacta de nunca ter lido um livro e, mesmo assim, ter presidido uma nação.
    Mas eu não questiono nem a preguiça desse velhaco que tenta ser presidente novamente, questiono os oito inquéritos onde ele réu, sem contar as condenações que virão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens aí a declaração onde o ex-presidente "se jacta" de nunca ter lido um livro? Curioso. Por outro lado, temos esta: “Por conta desse câncer, eu li mais do que eu já tinha lido em toda minha vida. Eu li biografias importantes e sobre movimentos históricos importantes, e pude entender um pouco mais a vida política desse país”, disse Lula.

      Excluir
    2. Tem duas piadas nessas aspas:
      Uma é que você acredita, outra é que as “biografias” que o Lula leu são da Mônica, do Cascão e do Cebolinha.

      Nem a Dilma, que supostamente frequentou um curso superior, lia. Essa é a esquerda bolivariana latino-americana que querem colocar no poder.

      Excluir
    3. Lê e relê o teu comentário. Se não te sentires ridículo, o caso é sério. E então recomendo que procures tratamento psiquiátrico, porque o teu problema é uma mistura de "sem noção" com esquizofrenia.

      Excluir
    4. O mesmo vale para vc se reler seu texto

      Excluir
    5. A ridicularia é um poço sem fundo...

      Excluir
  6. Vergonha alheia...

    Mas vejam pelo lado positivo: se aparecer alguém que defenda o ponto de vista do Baço, ele vai descobrir um falso amigo.

    ResponderExcluir
  7. E ainda dizem que Portugal tem um sistema de saúde eficiente com um pobre homem a sofrer de febre em casa.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se essa foi uma tentativa de fazer humor, melhor tentar de novo...

      Excluir
  8. "Tens aí a declaração onde o ex-presidente "se jacta" de nunca ter lido um livro?" (Baço)

    R. Tenho:

    https://www.youtube.com/watch?v=1IiSrlqAF6I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vai ouvir lá. Lula diz que, depois de três meses, está na página 300. Isso dá umas 100 páginas por mês. Ou não?

      Excluir
    2. Queria que todos os que dizem não gostar de ler, que lessem realmente 300 páginas em 3 meses. E que fosse de gibi, de mangá, de rótulo de xampu, de Machado de Assis... o que quer que seja.

      Ler é um bom hábito. Isso te dá arcabouço para aprimorar as discussões. Aparentemente, não é algo muito comum nos anônimos deste site.
      Abraços.

      Excluir
    3. Caraca, 300 páginas de gibis me fazem escrever "arcabouço" num blog de esquerda, na ala dos comentários????

      Vou correndo pra banca comprar a Turma da Mônica Jovem!!!

      Se não surtir efeito, vou ler a Gazeta de Joinville, essa dá um barato bom!!!

      Excluir
    4. És tão lento das ideias, anônimo. Dá uma peninha...

      Excluir
    5. Perdão pela letargia Baço, sabia que a cannabis no bosque da UFSC não me faria bem!!!

      Excluir
    6. 1. Perdoado. 2. Os caras dos países desenvolvidos andam a liberar a canábis, mas devem estar errados: és a prova de que só piora...

      Excluir
    7. Países desenvolvidos vendem rifles como quem vende uma lata de pesticida. Assina uma folha e pronto.

      O massacre em Las Vegas é uma prova de que estão errados!!!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem