quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Escolhas e neurônios



POR SALVADOR NETO


Uma declaração feita esta semana na mais poderosa rede social causou turbulência na província de Joinville, capitania de Santa Catarina. Rosane Bonessi, a secretária de Gestão de Pessoas do governo Udo Döhler (PMDB), recém-reeleito prefeito, no auge do seu ardor pelo chefe e no calor da disputa dos votos no segundo turno de uma eleição acirrada contra Darci de Matos (PSD) escreveu o seguinte: “Já reparou que quem tem neurônio vota no Udo? Vc (sic) conhece alguém inteligente que não vá fazer isso?”

No afã de puxar o saco do chefe, chamou a todos os pouco mais de 200 mil eleitores que decidiram votar em Darci, anular, votar em branco ou mesmo não votar, dos seguintes antônimos em relação a palavra "inteligente": ignorante, pacóvio, imbecil, idiota, tonto, parvo, estúpido, estulto. Ela, professora de cursos superiores (?!), já tem um histórico de declarações contra servidores (leia aqui), agora estendeu sua superioridade e suprema humildade também aos eleitores que não pensam como ela. Nada novo no jeito de governar e tratar as pessoas que foi a marca do primeiro governo Udo, e pelo visto, também o será no segundo.

Ocorre que é preciso ensinar a esta Secretária que em primeiro lugar ela ocupa por indicação política um cargo público, portanto, é paga regiamente com o dinheiro público que vem dos bolsos destes inteligentes que votaram em seu chefe – segundo ela – mas também dos idiotas, estúpidos e imbecis – que também segundo ela não tem neurônios, tampouco são inteligentes. Ou seja, ela é paga, é funcionária dos cidadãos joinvilenses. Ela deve satisfações, trabalho, e respeito a quem é seu verdadeiro chefe: o povo. E não há registros de que a digníssima secretária tenha se retratado, também é marca registrada do atual governo que jamais se redime dos seus erros.

É bom lembrar também à professora secretária de que nascemos com mais de 100 bilhões de neurônios e com eles vamos até o fim das nossas vidas. Neurônios são as células que impulsionam a atividade cerebral. Mas elas dependem de algo fundamental, muito importante: a qualidade do conteúdo que colocarmos nestes neurônios. Se o conteúdo for ruim, grosseiro, autoritário, é lógico o resultado que teremos. Se colocarmos informações como respeito, educação, humildade, boas informações teremos resultados muito melhores. Portanto, somente ter neurônios, um que fosse, nada significaria. Mas o que inserimos de conhecimento, educação, fará com que tenhamos algo de bom a nós mesmos e às pessoas que nos cercam, isso sim faz a diferença.

O fato é que as manifestações desastradas e desrespeitosas da secretária do prefeito Udo Döhler aos eleitores merecem ação rápida do chefe. No mínimo exigir retratação pública na medida e alcance da infeliz declaração. E claro, quem sabe uma demonstração de que realmente alguém manda na gestão, com a substituição da secretária. Ambas as coisas dificilmente acontecerão porque há traços inequívocos de autoritarismo nas informações contidas nos neurônios tanto do chefe quanto da sua subordinada. O resultado? É este que lemos nas redes sociais e vemos no dia a dia da gestão peemedebista.

Eleição, Secretária, nada tem a ver com neurônios e a quantidade que cada ser humano tem em seus cérebros. Tem a ver com escolhas que cada eleitor faz. E as faz com o que tem de informações contidas, e claro desenvolvidas, em seus cérebros. No caso a maioria dentro das regras eleitorais escolheu o seu chefe. Mas 200 mil cidadãos também deram outra mensagem, e merecem respeito. Tiveram outras escolhas que não as suas. A democracia nos oferece essas possibilidades. Neste retrato do momento, o conteúdo nos neurônios de parte da população escolheu a continuidade. Amanhã, pode escolher outra saída com base em outro retrato. É da vida e seus momentos.

Todos têm seus neurônios, bilhões deles, e mais que isso são pessoas que merecem respeito por suas escolhas, opiniões, votos. Afinal elas pagarão por essas escolhas. Ao escolherem continuar com a buraqueira nas ruas, a falta de remédios, o abandono dos bairros, a falta de diálogo, etc, etc, preferindo a hipótese simplista do slogan mãos limpas, receberão o que decidiram. Simples assim.
Recomendamos mais conteúdo inteligente, cordial, respeitoso e educativo para seus neurônios Secretária, com a diversidade de ideias, opiniões. Seria ótimo enquanto continuar neste cargo público ao qual nos deve satisfações, um pedido formal de desculpas, e muito mais respeito com quem paga seus salários. Todos que escolheram e os que não escolheram o seu chefe, são os seus verdadeiros chefes. A estes, com neurônios e suas escolhas, deve prestar contas dos seus atos. 

19 comentários:

  1. No Rio, os eleitores classe-média-alta-blasé do Marcelo Freixo (PSOL - Partido Socialista do Leblon) também usaram as redes sociais para fazer declarações piores contra os “miseráveis” que votaram no Crivella...

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Outro comissionado... conheço bem! Não me interessa o Rio de Janeiro estamos falando de Joinville. Desculpas são bem vindas.

      Excluir
    3. Pois é, Eduardo, Marx deve estar se virando do túmulo... Ora, depender da “burguesia” para se eleger enquanto o trabalhador desdenha o “socialismo para os outros” preferindo as políticas conservadoras ou liberais? A que ponto chegou o socialismo terceiro-mundista no Brasil?

      O que essa esquerda burra não consegue entender, ou a patifaria é tamanha que eles fingem não perceber, é que os simpáticos ao “socialismo” são a classe média-alta abastada com peso de consciência. Sim, aqueles que cresceram com leite e pera, estudaram nos melhores colégios e na infância maltrataram a babá.

      O trabalhador, o pobre, aquele que vive à margem da sociedade, quer que o socialismo se foda. Esse pessoal deseja consumir e usufruir o que o capitalismo tem a oferecer.

      (Em tempo esses idiotas úteis que invadem escolas estão prejudicando milhares de estudantes pobres, enquanto os de classe média estão fazendo cursinhos para o ENEM. É dessa forma que eles almejam melhorar o desempenho do ensino público? Quem está prejudicando quem?)

      Excluir
    4. Não conheço a pessoa, mas a gestora pública precisa desenvolver habilidades sociais e inteligência emocional. Quem ocupa um lugar como o dela precisa pensar muito no que fala e escrever.

      Excluir
  2. Admiro a Secretária. Sempre me pareceu competente. Mas escorregou feio, muito feio. Quem detém cargo público, ou mesmo quem não, precisa tomar muito cuidado com o que afirma em público.

    ResponderExcluir
  3. A defesa ferrenha do patrão se explica. Qual professor que recebe o que um secretário municipal ganha? Só os de instituições de ensino superior públicas, mas esses tiveram o mérito de serem aprovados em concursos públicos e não dependem de indicações políticas para manterem seus empregos.

    ResponderExcluir
  4. A secretária pode não ter percebido, mas desrespeitou, primeiramente, a si própria.

    Afinal, trocou a respeito inerente ao cargo que ocupa, pelo desespero típico de quem que estava com a mamata na berlinda.

    E pra quem vende a própria moral, não sei de que adianta ter tantos neurônios quanto esta senhora julga ter.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo a declaração dela,pois os puxa sacos do UDo estavam com aquilo que não passava uma agulha. E como qualquer um de nós, ela ficou emocionalmente abalada com seu emprego ameaçado numa situação de derrota. Isso é extremamente compreensível. A maioria de nós faria isso em diversas situações semelhantes.
    A raiva, o ódio, o ressentimento são sinceros. Já a mão que te afaga, nem sempre. A democracia é o reino da mentira. Mentira no sentido de dizer que esta do lado do Bem do Povo, e de fazer o povo sempre acreditar nisso,sendo que tanto a esquerda quanto e a direita estão nesse mesmo barco.
    Mas isso foi uma coisa de principiante como é o governo do Udo, que se cerca de puxa sacos, tipico de gente que tem baixa auto estima e que não sabe fazer politica e que acaba nem fazendo gestão também. A primeira lição da politica é saber lidar com seus sentimentos, ser dissimulado,e aprender a canalizá-los no lugar certo. Então Melhor ela era ter sido dissimulada, esconder seus sentimentos , que este momento era de apaziguar. Não de colocar ainda mais lenha na fogueira. Lhe faltou inteligência emocional, aquela inteligência que ela acusa seus opositores de não terem.

    ResponderExcluir
  6. Começou bem a segunda gestão do prefeito, certamente, esta não é a primeira vez que a arrogância tomou seu lugar, lamentavél ter que aguentar este tipo de gente mais quatro anos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se chama Democracia. Em Cuba é diferente...

      Excluir
    2. Cuba... uaaaah... Venezuela... bocejo... Coreia... zzzzzzzzzzzzz

      Excluir
  7. Pois é... E o chororó continua o mesmo de sempre dos esquerdas perdedores...não tem nada de bom para contribuir..ficam pegando um texto fora do contexto..para ter um pretexto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que texto fora do contexto?

      Pelo que vi, o print mostra a íntegra do infeliz comentário daquela senhora.

      Excluir
    2. Não sabe como defender né??? É porque não tem como mesmo...foi ridículo.durval sua turma de puxa saco tá garantida por mais 4 lindos anos. Valeu!😞

      Excluir
    3. Darci é um esquerda perdedor? Foi isso mesmo que você escreveu?

      Excluir
  8. Pelo princípio da ética que rege(ao menos deveria reger) um servidor público, essa senhora que também é professora(razão pela qual a deixa em situação mais constrangedora ainda, devido sua patética frase), deveria pedir desculpas publicamente. E nosso prefeito, por questão também moral e ética, por governar para uma cidade e não para um grupo, deveria exonera-la. Atitudes do tipo que essa senhora teve, macula a imagem da equipe gestora. A não ser é claro, que esse tipo de atitude seja algo tão corriqueiro na equipe de gestão, que tornou-se algo imoralmente legal.

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente uma cavalgadura. Alguém aí disse que conhece essa coisa e acha competente. Se uma ignorante dessa é competente, meu avô era o Einstein e eu nunca soube. Pelo Amor de Deus ! Isso não passa de uma moleque mimada que o pai colocou lá com a ajuda financeira que deu ao Udo. Só isso ! Por competência não serve nem para atendente de funerária,com todo respeito a este. Se Udo merecesse respeito, colocaria essa coisa no olho da rua. Mas, como deve favores ao pai dela...

    ResponderExcluir
  10. Simples, ela pensa que a epidemia de Zika , foi aqui. Daqui há alguns anos será assim lá pra cima e dirão que a cupa foi da epidemia. Se ela precisa de neuronios, infelizmente não posso fazer nada, posso ajud´-la com meus conhecimentos em saúde mental.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem