quinta-feira, 9 de julho de 2015

Quem tem Vinícius não precisa de Platão


Hoje é o dia em que a morte de Vinícius de Moraes completa 35 anos. Nem é preciso dizer que o seu nome é um marco para muitas gerações. Pela poesia, pela música, pelo estilo de vida. E, por que não, pela filosofia? No meu caso específico, há um interesse especial desde que escrevi um texto acadêmico chamado “Quem tem Vinícius Não Precisa de Platão”. Faz tempo mas mantenho esse ponto de vista.

É claro que não dá para negar Platão, Hegel, Kant, Heidegger e essa rapaziada toda que escrevia livros com mais de 400 páginas (um professor dizia que os estudantes não estavam geneticamente preparados para tanto). A afirmação é hiperbólica, mas nem por isso deixa de ter um interesse filosófico. Afinal, como escreveu o pensador Roberto Gomes, no seu tratado sobre a razão tupiniquim, filosofar é ver um palmo à frente do nariz.

É daí que vem esta pequena birra com os acadêmicos brazucas, sempre com as lunetas focadas no hemisfério norte. No patropi o pessoal se liga demais na estranja e não olha para a filosofia brasileira ou a filosofia latino-americana. Sim, elas existem. Mas a própria academia brasileira as desconhece e desconsidera por completo. Mas pensar a realidade concreta a partir de ideias alienígenas tem as suas limitações.

A filosofia dos homens sisudos da academia se esqueceu das coisas simples. E eu pergunto: para que serve uma filosofia que não dialoga com o homem da fila do ônibus, o malabarista do sinaleiro ou a prostituta nas esquinas? Por que razão nós, brasileiros (é assim que me sinto), temos que ficar papagueando a tradição grega? Repito: não se trata de negar o pensamento estrangeiro, mas de pô-lo a conversar com Macunaíma.

Ora, a filosofia brasileira também é Vinícius de Moraes. Uma filosofia que fala da vida, de amores, de preguiça. Também de política. E só um filósofo brasileiro poderia filosofar em forma de samba. Vinícius foi mais existencialista do que os existencialistas. Mas não se perdeu em vãs metafísicas.
-      Você que só ganha pra juntar, o que é que há, diz pra mim, o que é que há? Você vai ver um dia em que fria você vai entrar.

Como todos os outros filósofos, procurou o sentido da vida:
-      Às vezes quero crer mas não consigo. É tudo uma total insensatez. Aí pergunto a Deus: “escute, amigo, se foi pra desfazer, por que é que fez?”


Uma filosofia brasileira tem que saber rir. Não pode ser deixar levar pelo rigor formal excessivo. Tem se que olhar ao espelho. Com Adoniran, Guarnieri, Plínio, Chico, Tom, Veríssimo, Di, João Pacífico, Catulo, Gonzagão. Todos filósofos.



É a dança da chuva.

4 comentários:

  1. Um cara que exala a brasilidade, casa 7 vezes, odeia os filhos, tem em sua Nova Antologia Poética algo sensacional têm seu valor. Particularmente, pra mim não chega a profundidade de alma de um Fernando Pessoa (e seus Álvaro de Campos, Bernardo Reis e outros 20 heterônimos), mas aqui no Brasil, foi eterno enquanto durou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabas de descrever um intelectual que vale a pena. Fernando Pessoa escreveu legal, mas não trepava nada.

      Excluir
  2. Falando em Platão... mas e a Grécia, hein, senhor Baço?
    Que guinada do sr. Alexis Tsipras, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para aprender a lição. Aqui é "come e cala". Pessoal que gosta de ditaduras (mesmo as financeiras) fica excitado.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem