sexta-feira, 17 de julho de 2015

Lula investigado: diplomacia vira tráfico


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Luiz Inácio Lula da Silva vai ser investigado. Há muita gente a comemorar. Se antes os opositores se limitavam a arreganhar os dentes, agora pensam em morder a reputação do ex-presidente. A oposição solta foguetes e a imprensa conservadora se empenha em empolar o fato. O problema é que, mais uma vez, parece ser um não-fato. Ou, talvez, mais uma ópera bufa da Justiça brasileira.

Investigar o ex-presidente por “tráfico de influência internacional” é descabido, quase ao limite do non-sense. Tentar criminalizar a diplomacia econômica (é o nome da coisa e acontece em todos os países) é estapafúrdio e irrazoável. Lula é um dos grandes divulgadores do Brasil por esse mundão. Aliás, nunca a "marca Brasil" teve um endorser tão empenhado e eficaz. E nunca o país desfrutou de uma imagem tão positiva no exterior.

Aliás, esse aspecto exige um comentário. Desde que Lula chegou ao governo, a imagem do Brasil passou a ser respeitada em todo o mundo e o país saiu da minoridade (a velha teoria da dependência) para tornar-se um player respeitado. O que, sabemos todos, acaba por repercutir na economia, uma vez que atrai investidores. Mas as investidas da oposição, useira e vezeira de táticas suicidas (essa gente parece determinada em arrastar o país de volta para o charco), tem provocado efeitos contrários.

A imagem do Brasil está a ser muito prejudicada no exterior, em especial durante o governo de Dilma Rousseff. As informações que chegam aos outros países têm origem na imprensa conservadora brasileira (reacionária, diria) e transmitem uma imagem de caos que assusta os investidores. Hoje a visão catastrofista vendida pela mídia não se limita ao Brasil, mas chega a outras latitudes.

É estranho que Luiz Inácio Lula da Silva seja respeitado em todo o mundo, mas alvo de uma caça insana no Brasil. E tudo apenas por taticismo político dos seus adversários. Quem anda aí pelo mundo sabe que as pessoas, ao encontraram um brasileiro, antes perguntavam por Pelé ou Senna, mas hoje falam em Lula. Aliás, se vale o comentário, ninguém recebe tantos doutorados honoris causa apenas pela cor dos olhos.

Pode aparecer um opositor e dizer: “Lula recebeu dinheiro nessas viagens”. Deve ter recebido, uma vez que as palestras são pagas. Se sonegou informações ou impostos, obviamente deve responder por isso. Mas não parece ser o caso. Até porque não há bases consistentes na denúncia. Usar como fonte a imprensa conservadora, cujo histórico recente tem sido deplorável, é temerário. Aliás, se houvesse um tostãozinho em jogo, Lula já teria sido esforricado. Ninguém duvida. Afinal, nem todos são Zelotes.

Enfim, é uma ironia sem tamanho. Lula poder ter problemas com a Justiça por fazer diplomacia econômica e tentar ajudar as empresas nacionais. Em países mais avançados esse papel seria motivo para homenagens. Mas estamos a falar do Brasil... e tudo é possível. Até um obscuro procurador tentar virar herói dos conservadores. Déjà vu.


É a dança da chuva.

48 comentários:

  1. Palestras?
    Por favor, não ofenda a inteligência das pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como poderia ofender a tua inteligência? Só posso atirar no que vejo...

      Excluir
    2. Não ajudou. Está enganando a quem, companheiro? É por esse tipo de comentário que vocês vem perdendo a cada dia o pouco de credibilidade que ainda resta aos jornalistas. Você fala da imprensa reacionária e chama o que o sr. Luís Inácio Lula da Silva foi fazer lá fora de "palestra"? Come on!

      Excluir
    3. Olha, Anônimo. Parece que tens provas. Vai lá e entrega para o procurador, porque ele não está conseguindo encontrar. Problem solved.

      Excluir
    4. http://t.co/gXco8KUG7Z

      Excluir
    5. https://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Mugabe

      Excluir
    6. Andas muito mal informado, anônimo. Tsc, tsc, tsc...

      Excluir
  2. Só pra entender o seu caso: você acredita piamente que Lula recentemente acumulou a quantidade de $ e bens fazendo "palestras".
    E José Dirceu, conseguiu milhões fazendo "consultaria" no xilindró?

    Seja honesto com você mesmo.

    ResponderExcluir
  3. “Diplomacia econômica”? Sei!

    Diplomacia econômica quem faz são os entes do governo e representantes de empresas em visitas oficiais aos países interessados, não alguém que há muito não faz mais parte do governo (embora o Lula pense o contrário).

    O que o Lula vem fazendo com as grandes empreiteiras pode ser caracterizado como tráfego de influência, tanto que se essas viagens internacionais fossem legais não teriam tantos relatos de voos particulares realizados às escondidas do próprio governo federal (o financiador das obras). Interessante que todos esses voos tiveram como destinos países da África (Angola, Moçambique, entre outros) e os já velhos conhecidos países da AL, como a Venezuela, Argentina, Equador, Nicarágua e Cuba que, como sabemos, não são exemplos de democracias e nem têm estabilidade em suas economias. Por isso o principal financiador das empreiteiras lá fora foi o BNDES, um banco que anos atrás chegou a ter 1/10 do PIB do Brasil nos seus ativos e hoje pede ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) um empréstimo de R$ 30 bi para sanar suas dívidas.

    Eu, se fosse um grande empreiteiro, queria ter um “amigo” como o Lula (um ex-presidente com “cumpanheiros” nos mais altos cargos de empresas como a Petrobras, Banco do Brasil, Caixa, BNDES e Eletrobrás), dar uma carona no meu jatinho particular a ele e fazê-lo “palestrar” para os clientes. Também não me importaria de dá-lo mimos, mas nenhum como o tríplex construído pela OAS (outra investigada) e “financiado” por Lula através do Bancoop (acusado de deixar mais de três mil famílias na mão).

    Uma dessas "palestras" ocorreu numa grande empresa de tecnologia sul-coreana. Alguém pode explicar o que o sábio Lula tinha a contribuir com os atarefados diretores da terra do “Time is Money”?

    Mas a acusação por tráfego de influência não é algo recente, alguém por acaso pode explicar como o filho de Lula deu um salto de tratador de hipopótamo para um grande fazendeiro e empresário? Parece que os arquivamentos da PF não aconteceram apenas no governo FHC, como os petistas gostam de arrotar.

    Enfim, espero que peguem esse senhor que hoje representa tudo o que é de mais podre na política brasileira. A propósito as fotos de Lula ao lado de outros “medalhões” da canalhice fazem Maluf, Collor e Sarney parecerem umas mocinhas.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  4. Outro que tem provas, mas agora é tráfego de influência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o correto é "tráfico", não tráfego.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    2. Mas no caso de voces Eduardo é tráfego mesmo. Afinal para um bando de analfabetos funcionais, que no tempo da abertura política nem usavam fraldas ainda, tentar iniciar qualquer raciocínio sobre a Historia recente deste país é inutil, vcs tentam ininterruptamente negar o nosso passado em função de serem imbecilizados pela mídia mais retrógrada do planeta. Desculpe as palavras, mas vcs realmente merecem muito mais que isto. Vão crecer, vão estudar, vão ser mais isentos. Até os conservadores e o pessoal da direita do primeiro mundo ficariam envergonhados por vcs.

      Excluir
    3. Você tenta negar o presente e sou eu quem deve ficar envergonhado?


      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. Eu ia ficar apenas com a resposta bem mixuruca, mas não me contive.

      Sério, Sérgio, você realmente viveu a era Sarney, Collor, Itamar e FHC? Se lembra como era a oposição petista nesses áureos tempos? Ou eras do PT também?
      Se a resposta da última for positiva, termino a discussão por aqui.

      *imbecilizados pela mídia?
      Você está louco!

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    5. Só tem que avisar ao Sérgio (o cara que viveu duas guerras mundiais) que diplomacia quem faz é o governo e lobby é crime, ainda que travestido de palestras.

      Excluir
    6. Sérgio, o Eduardo apenas expôs a opinião dele. Você veio atacando gratuitamente, independente da posição dele. Melhor ser um analfabeto funcional do que um débil assumido e postar isso aí. O mais absurdo é você mandar estudar. Vai você aprender a respeitar e argumentar. Só respira, pequeno. Só respira.

      Excluir
    7. Anônimo das 15:47. Lobby não é crime. Aliás, é até cadeira na universidade.

      Excluir
  5. o MPF deve tê-las, pq é ele quem está investigando, não "a imprensa conservadora, cujo histórico recente tem sido deplorável".

    ResponderExcluir
  6. Uma caixa de "Brahmas" bem geladas para os profissionais da PF, e mais uma em especial ao juiz Sérgio Moro.

    Quero assistir de camarote a derrocada desses bandoleiros.

    ResponderExcluir
  7. Texto do Baço? Já sei que vem chorume.

    Marcos - Joinville

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato. É só ler os comentários para ver que o pessoal do chorume reaça sempre aparece.

      Excluir
  8. Acho melhor esperar para ver o que vai dar, se é que vá dar alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em se tratando do Brasil pode dar...

      Excluir
    2. Bom comentário Baço, esclarece para todos aqui que mesmo se tiver provas e condenarem o companheiro, pra você vai ser injusto né? Resumiu o texto.

      Excluir
    3. Tens um problema com a pontuação, anônimo. Difícil entender o teu comentário.

      Excluir
    4. Verdade. Faltou uma vírgula ali, impossível entender. Acabei não sendo tão claro quanto tua parcialidade. Mas não faz diferença, porque mesmo com a virgula, continuarias não entendendo, não é mesmo? Professor, também tens um problema. O seu é com a falta de vergonha.

      Excluir
    5. O português é uma língua tramada. Além de erros de pontuação, acrescentou outros de concordância e acentuação. E o pior: não sabe ler e interpretar o valor das frases. É claro que eu tenho um problema com a falta de vergonha. Qualquer cidadão decente deve ter problema com isso. Tu não, claro.

      Excluir
    6. Poxa Baço, censurou meu comentário? Que feio. Logo no dia que postas sobre liberdade de expressão... Realmente te deixei brabinho né? Desculpe.

      Excluir
    7. Rapá, esta noite nem dormi de tão preocupado contigo.

      Excluir
  9. "Enfim, é uma ironia sem tamanho."
    Com essa frase eu concordo.
    De resto, até o Lula iria rir da defesa ferrenha. Nem ele está tão convencido.
    Pra te poupar de descer do pedestal Baço: não tenho provas e este é um comentário que não apoia seu texto, ou seja, sou mau informado ou não entendo nada de nada. Fico ansioso no aguardo de sua defesa do Genuíno, Dirceu, Collor e demais companheiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh eh. Vamos brincar de ser justiça...

      Excluir
    2. Eh eh eh. Vamos brincar de ser jornalista....

      Excluir
    3. Com o salário de jornalista no Brasil? Nem a brincar...

      Excluir
  10. Os analfabetos funcionais acima manipulados pelos Olavos e Vejas tem um vastíssimo conhecimento jurídico, seus limites começam no Itinga e terminam em Garuva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Virou moda agora em vez de argumentar chamar de "analfabeto funcional" né? Engraçado seria anexar nesses comentários a ficha do camarada, o currículo, formação desses tais "alfabetizados funcionais". Seria piada pronta.

      Excluir
  11. Eu divido o mesmo pensamento de que é preciso ter provas antes de sair julgando.

    Por isso eu acredito que Eduardo Cunha não tenha recebido cinco milhões do empresário que o acusou. E que essa acusação veio de uma horda de aloprados do Palácio que está usando sua influência no MP para plantar delações contra o presidente da câmara.

    #prontofalei

    ResponderExcluir
  12. Que o FHC dê um chute nesse velhaco. Paciência tem limite!

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1659238-lula-busca-fhc-para-discutir-crise-e-conter-impeachment.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peraê. Se Lula é velhaco, então FHC, que soltou 200 mil verdinhas para os deputados votarem na reeleição, é...

      Excluir
    2. saudade de presidentes que gastavam pouco com picaretagem

      Excluir
    3. Em tempo, anônimo das 8:41. Lula desmentiu essa coisa do encontro...

      Excluir
    4. Lula é o pai da mentira.

      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/07/1659772-dilma-tambem-faz-aceno-a-oposicao-apos-gesto-de-lula.shtml

      Espero que o FHC não se suje na pocilga petista.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem