sexta-feira, 3 de julho de 2015

Incoerências de uma cidade em situação irregular


POR ANDREI KOLACEKE

Logo que recebeu um grande terreno como herança dos falecidos pais, Elisa decidiu utilizá-lo para construir uma casa capaz de abrigar o marido e os três filhos. Residente em Joinville, a família havia juntado, ao longo de vários anos e com muito sacrifício, o dinheiro necessário para a construção da tão almejada casa própria. Em busca do alvará necessário para iniciar a construção, no entanto, Elisa viu frustrados os planos de sua família. Já na consulta prévia, foi informada pela Secretaria do Meio Ambiente de que a quase totalidade do imóvel não poderia receber qualquer construção. Uma faixa de trinta metros de largura do terreno encontrava-se em área de preservação permanente, por estar localizada às margens de um pequeno córrego que passava na região.

No caso, o posicionamento da SEMA, embora de acordo com a literalidade da Lei nº 12.651/12 (o famigerado novo Código Florestal Brasileiro), de maneira alguma se mostrava razoável. A respeito da ocupação do solo de Joinville, o próprio Tribunal de Justiça de Santa Catarina já decidiu reiteradamente que “em área urbana não se aplicam as distâncias mínimas definidas pelo Código Florestal entre construções e margens de rios, córregos e canais[1]. De qualquer maneira, diante disso, só restaria a Elisa desembolsar pelo menos R$ 3.800,00 (conforme a tabela de honorários da OAB/SC) para tentar reverter a situação por meio de um mandado de segurança.

Independentemente do desfecho, são situações como a de Elisa que evidenciam a maneira como as questões relacionadas à preservação ambiental vêm sendo tratadas na cidade.

Construída sobre uma área recortada por pequenos cursos de água e ocupada por vastos manguezais, Joinville desde cedo teve sua expansão urbana associada à degradação do ambiente. Do século XIX aos dias atuais, foi uma ideologia utilitarista, de progresso a qualquer custo, que norteou a ocupação do solo e o desenvolvimento econômico da cidade. As indústrias mais antigas e diversos prédios públicos gradualmente ocuparam o espaço que sempre havia pertencido às matas ciliares, enquanto uma população em rápido crescimento tomou o lugar da Mata Atlântica e acumulou-se em torno do mangue. O processo de ocupação da região ocorreu de tal maneira que, passadas tantas décadas, uma aplicação literal da legislação ambiental vigente colocaria a maior parte dos espaços ocupados em situação irregular e inviabilizaria a própria existência da cidade.

Diante da impossibilidade de uma reversão completa do dano já causado, caberia ao Poder Público ao menos garantir a observância das normas federais, estaduais e municipais de proteção ao ambiente com a eficiência, a imparcialidade e a razoabilidade necessárias para torná-las eficazes; deveria, sobretudo, direcionar seu rigor a quem realmente tem oferecido riscos ao equilíbrio natural da região.

No entanto, ao invés disso, tolera, ano após ano, o funcionamento de grandes indústrias às margens de rios e córregos; diante das violações, aplica penalidades irrisórias quando comparadas às dimensões dos sujeitos penalizados; no final das contas, torna a aplicação do direito ambiental um simples custo a ser incluído na fórmula de lucratividade das atividades nocivas ao ambiente. Quando aplica a lei em sua literalidade e com o máximo rigor, o faz justamente com cidadãos como dona Elisa, que dispõem de tanto potencial para causar danos ao ambiente quanto capacidade para reagir às arbitrariedades.

Em Joinville e na maior parte do mundo, o medo de uma possível fuga de investimentos tornou o Estado pouco mais que um refém do capital. Nessa relação de poder invertida, os interesses a que os órgãos governamentais procuram atender são completamente dissonantes dos da população, vez que o modelo de desenvolvimento adotado, insustentável do ponto de vista ambiental, é responsável, como se sabe, pelo aprofundamento das desigualdades sociais e pela deterioração das condições de vida nas comunidades mais vulneráveis.

Como um engodo, a aplicação de normas ambientais em Joinville mostra-se intransigente contra os pequenos, branda contra os grandes, excessiva nos pontos em que é desnecessária e omissa naquilo em que é imprescindível.




[1] TJSC, Agravo de Instrumento n. 2014.006221-6, de Criciúma, rel. Des. Cid Goulart, j. 03-03-2015

5 comentários:

  1. Então que tal tentar mudar essa Lei nº 12.651/12.
    Porque ela está obrigando a SEMA realizar essa absurdo. Deve-se lembrar que no tempo do Brasil Império (quando Joinville foi fundada) inexistia qualquer lei de proteção ambiental. E que na segunda metade do século vinte a faixa de APP (Área de Proteção Permanente) nas margens dos rios foi aumenta de forma obrigatória e persistente de 5m para 15m e finalmente 30m. Houve a tentativa de regredir para 15m mas essa tentativa foi anulada. Também não há um pingo de respeito ao ser humano em estabelecer um código mais razoável para o meio urbano (com APP menor, nunca inexistente) e rural (APP maior).
    A SEMA é obrigada a cumprir a Lei, se ela der-se o luxo de "flexibilizar" a aplicação dessas Leis corre o risco de ser paralisada judicialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém discorda que qualquer ato da Administração Pública deve ser revestido de estrita legalidade. É um imperativo constitucional.
      No entanto, não podemos nos esquecer que, por um critério de especificidade, a Lei de Parcelamento do Solo Urbano (Lei nº 6.766/1979) é que deveria ser aplicada ao caso, conforme posicionamento mais que reiterado do Tribunal de Justiça.
      O problema, portanto, está na aplicação da lei, e não na ausência de previsão legal para uma fiscalização mais razoável e adequada às áreas urbanas.

      Excluir
    2. A Lei de Parcelamento do Solo Urbano consegue cancelar a aplicação do Novo Código Florestal Brasileiro.

      Se sim essa informação deveria ser amplamente divulgada, e ser consenso jurídico em todas as esferas (municipal, estadual e federal).
      Se não corre-se o risco de uma obra ser aprovada sob a lei de parcelamento e apoiada no judiciário catarinense (por exemplo) e ser embargada e processada no judiciário federal ou municipal.

      Excluir
  2. O que esperar de uma Secretaria de Meio Ambiente que para regularizar galerias sob o LEITO DAS RUAS, inclusive na área central da cidade, tem que editar uma Portaria com Parecer Técnico assinado por 21 TÉCNICOS (!). Vinte e um técnicos tiveram que assinar um parecer que não se deve deixar mata ciliar nas calçadas e de parte dos prédios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é grand gênio.

      Me diga você como é possível reconstituir uma mata ciliar de 30 metros para cada margem no meio da cidade.

      Demolindo casas ? Demolindo ruas ? Despejando todo mundo ?

      E no caso do rio cachoeira hein, vai pedir para retirar a avenida beira-rio ?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem