sexta-feira, 6 de março de 2015

Lia Abreu, cadê você?

POR SALVADOR NETO

Talvez venha a ser mais um daqueles mistérios insolúveis da província, mas jornalista impertinente que sou, ouvidor das ruas e das gentes que a percorrem dia após dia na luta pela vida, e por serviços e estruturas públicas de qualidade, parodiando o Salsicha, companheiro de Scooby Doo, personagens dos desenhos animados, e também o grande poeta Castro Alves em seu poema Vozes D’África, questiono:

Lia Abreu, cadê você? Onde estás que não respondes? Será que interditaram para sempre sua voz? Será que te disseram “Porque te calas?”, e você aceitou? 
Cerca de um mês atrás postei em minha página pessoal no Facebook uma pequena nota sobre o afastamento de Lia Abreu, fiscal sanitarista reconhecida pela firmeza, e por vezes dureza, com que fazia seu trabalho de fiscalizar. Governadores, Prefeitos, Secretários, e os áulicos que os cercam, reclamavam das interdições que ela determinava diante do quadro deplorável de muitas escolas, estaduais e municipais, em Joinville (SC). Fui bombardeado pelo cordão dos puxa-sacos, dependentes de cargos públicos e partidários de ocasião.


E isso porque apenas perguntava: “Pergunta que berra aos ouvidos da imprensa, e ela não corre atrás: onde anda a fiscal sanitarista Lia Abreu? Afastada? Não mais? Onde está o contraditório? Cadê a apuração e continuidade da matéria, ouvir secretária, a fiscal, o básico do jornalismo? Os pagadores de impostos querem saber o que houve, porque há escolas por aí que precisam ser fiscalizadas, e ela é uma servidora deste público que paga impostos... Porque te calas grande imprensa da província?”

Muitos defenderam o afastamento porque ela foi “acusada”, e seria para não “atrapalhar” as investigações (?). Ou seria o objetivo principal o linchamento moral, a perseguição dura e direta para ser ver livre de um calo que incomoda a muitos poderosos? Quem sabe outro motivo teria sido impedir que várias escolas sem as mínimas condições de receber os alunos, fossem interditadas? Aliás, outra pergunta sem resposta: quantas  escolas foram visitadas, fiscalizadas, e se foram, por quem, e quantas até hoje? Lia Abreu, cadê você?

Ontem, quinta-feira (5/3), sai nota na coluna do jornalista Jeferson Saavedra, em A Notícia, que disse o seguinte: “A Prefeitura de Joinville abriu sindicância contra a fiscal da Vigilância Sanitária, Lia Abreu (foto), por supostamente agir de forma “intimidadora” durante as vistorias nas escolas estaduais. Ela também não teria tido “bom senso” em suas manifestações. Ela terá prazo para se defender. Lia foi suspensa por 60 dias no final de janeiro.” Que tal? Preparando terreno para o golpe final? Ou seria uma chantagem emocional? Pressão? Coação?

Notem que agora, depois do “afastamento”, vem a “sindicância”, por ela agir de forma “intimidadora” (?). E tem mais: faltaria à fiscal sanitarista “bom senso”. O que seria bom senso? Talvez deixar escolas ruírem na cabeça das crianças e jovens da maior cidade de SC? Proporcionar aos estudantes a maravilha de utilizar banheiros químicos porque banheiros das unidades não funcionavam? Deixar que curtos circuitos colocassem em risco a vida de muita gente, ou que os estudantes levassem guarda-chuvas para dentro das salas por chover mais dentro que fora da sala de aula?

Lia Abreu, cadê você? Onde estás que não respondes? Ou será que não foram te perguntar nada, os tais veículos de comunicação? Nós do Chuva Ácida perguntamos sim, quais as razões para teu afastamento, agora um processo de sindicância? Funcionária pública concursada, com extensa carreira de serviços prestados à comunidade que paga impostos e deseja ver a coisa pública funcionando como deveria, você precisa dar a sua versão dos fatos. Porque a Prefeitura vem dando em doses homeopáticas em colunas dos jornalões.

Nós, que pagamos impostos que pagam salários dos servidores, Prefeitos, Governadores, Secretários, e também dos áulicos do poder, queremos saber o que se esconder por trás destes silêncios ensurdecedores. Porque as escolas continuam a espera da ação dos governantes para sua recuperação, da mesma forma que obras de infraestrutura que só servem para discursos fáceis e conquistas de votos. Depois, esperem, é o que nos dizem.


O tempo da mordaça acabou há 30 anos. Assim como a população respeitava o seu trabalho de fiscalização – menos os atingidos por ela – ela agora precisa te ouvir e saber a verdade. Desinterdite a sua voz Lia Abreu. A sociedade aguarda ansiosa.


12 comentários:

  1. Parabéns ao Chuva Ácida! Sou "de direita" com opiniões "neoliberais", mas acredito num mundo mais justo, onde a verdade e a justiça prevaleçam. independente de ideologia. Lia tem sido perseguida por ser uma mulher honesta e irredutível com as maracutaias deste governo hipócrita e autoritário.
    Se as crianças da nossa cidade não morreram nas escolas públicas é graças a esta mulher. Se tivéssemos mais servidores com a hombridade da Lia, nossa cidade e nosso país seriam lugares muito melhores.
    UDO nao era vc o prefeito de mãos limpas?
    Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, ou Andy como assinastes, obrigado por participar conosco deste debate!

      Excluir
  2. Felizmente muitos, e digo a populacao em geral, a não ser aqueles diretamente interessados, como sabiamente o Sr. Disse, acreditam e defendem o honroso trabalho da fiscal, que nada mais fez nesses 20 anos de trabalho do que servir a populacao, visando sempre o cumprimento das leis e, muito mais, a vida, saude e seguranca daqueles que tem pouco, ou quase nada, fornecido pelos governantes. Há alguns anos um secretario de saude da epoca chegou a dizer em uma radio: interditar por vidros quebrados, paredes rachadas...a maioria nao tem isso em suas casas... Ou seja, pra quem é, para os pobres, esse lixo de escolas está bom.
    Lamentavel que esse seja o pensamento de pessoas diretamente responsaveis por prezar e lutar pela seguranca e vida das pessoas.
    Parabens pela materia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, obrigado pelo comentário e leitura atenta, abraço!

      Excluir
  3. Tem outro caso parecido envolvendo o vereador Maycon Cesar, este vereador é nitidamente uma pedra no sapato do Udo, ainda mais agora que ele pegou a presidência da Comissão de Urbanismo e terá na mão a famigerada LOT, de repende aparece uma denuncia de compra de voto, tendo como pivô da denuncia o "impoluto" Marco Marcucci, quanto as provas, os tais recibos, o cara precisa ser muito tapado p/ passar recibo "Referente: ao pagamento de boca de urna."
    Antes que me acusem, eu não votei no Maycon, só acho tudo muito suspeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, este é outro caso nebuloso, emblemático da cultura que temos na cidade. O vereador, e nenhum dos que estão lá, servem para estar em conventos, internatos e coisas do gênero. Mas creio que lá na Câmara, o troço vai feder muito ainda. Obrigado por nos acompanhar e comentar!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Susete Furtado, obrigado, continue conosco aqui no Chuva!

      Excluir
  5. Parabéns por trazer o assunto à baila. Como é de praxe, as coisas caem no esquecimento com a maior facilidade. O caso da fiscal Lia Abreu, uma das poucas profissionais do serviço público corajosa o suficiente para exercê-lo com competência e coragem, não pode cair no "arquivo morto".
    Temos que insistir e lembrar. Sempre.
    Parabéns mais uma vez ao articulista, que me surpreende com um texto forte, civilizado e muito bem fundamentado, sem ranços ideológicos. Faltava alguém assim no Chuva Ácida nesses últimos tempos.
    Que venham outros do mesmo quilate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nelson Jvlle, pelo seu comentário creio ter conseguido expressar o que ouvi das ruas, e claro, iluminar um tema que alguns tentam manter na escuridão dos bastidores.

      Excluir
  6. Parabéns pelo belo texto Salvador. A Lia Abreu é uma servidora séria. Muitas vezes ela foi na escola quando era diretor. Mas a mesma sempre me tratou com respeito. Ela sabia muito bem quando a falha era do gestor, ou quando a falha era do governo do estado(SDR ou Gered). Entre a beleza e a segurança prefiro a última opção. Lia Abreu sempre apontou o abandono das escolas. Hoje existem várias escolas fechadas na cidade. Por que isso aconteceu? Pelo descaso do governo. Tomara que seja feita justiça e que Lia Abreu volte a sua função sempre trabalhando com dignidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano Carvalho Bueno, que bom ver um comentário de quem já teve a Lia Abreu frente a frente. Enquanto a perseguem, quem perde são os pais e mães que mantém seus filhos em escolas em péssimas condições. Outra pergunta que fica no ar é onde estão as APPs das escolas? Onde estão os pais que apoiavam a fiscal? Por isso o Brasil não avança, todos aceitam as intervenções de bastidores feitos por políticos. Obrigado por comentar!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem