sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Sheherazade e os lulus intelectuais

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Quem lê gosta de debater. Quem debate se educa para a democracia. Quem é democrata sabe conviver com ideias diferentes. Mas nos dias que correm no Brasil, é difícil aceitar muitas dessas “ideias diferentes”. Porque estão fundadas no sectarismo de classe, na informação precária e na fragilidade de caráter.

Tudo isso para apresentar Rachel Sheherazade. Já disse aqui mesmo que é apenas uma burguesinha mimada a quem alguém, de forma imprevidente, deu um microfone e espaço midiático para dizer besteirinhas. Em tempos de insanidade intelectual, é natural que ela tenha se tornado referência para energúmenos que criam aranhas no cérebro.

Mas por que falar nela? Respondo com uma pergunta aos leitores: que mulher no Brasil seria capaz de vir a público defender o deputado federal Jair Bolsonaro, na cafajestada a envolver a deputada Maria do Rosário: “não lhe estupro porque você não merece”. Sim, Rachel Sheherazade foi capaz de tentar explicar a insanidade. A moça não para de se superar.

Mal surgiu o escândalo, ela correu a escrever um texto no seu blog para livrar a cara do boçal Bolsonaro. Mas rolou uma comédia de erros. Porque no seu arrazoado ela recorreu a mentiras já desmascaradas milhentas vezes, uma delas, inclusive, surgida num blog de humor (que não faz rir). Ora, um jornalista não deve checar as informações?

Então, qual o problema de Sheherazade? Não é apenas o fato de ser uma jovem reacionária. O que não se aceita é a fragilidade intelectual e moral das suas análises. Porque entre as pessoas com projeção na mídia brasileira, ela deve ser uma das mentes femininas mais tortuosas, iliteratas e arrogantes. É a incultura a fazer escola.


Tenho saudades daqueles tempos em que era possível ouvir os caras de direita sem ter frouxos de riso ou vontade de cortar os pulsos. Essa ascensão da mediocridade, que dá significância a insignificantes como Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino, Olavo de Carvalho ou a própria Sheherazade, só mostra uma cultura ladeira abaixo rumo ao terceiro mundo.

A sorte é que esse exército de "chiens de garde" é formado por lulus intelectuais: fazem muito barulho mas não mordem. E foi por isso que mal viu a cagada, ela correu apagar o post. Foi sensato, mas também covarde. E, claro, uma admissão explícita de fragilidade intelectual.


16 comentários:

  1. Vou desenhar:

    Maria do Rosário acusou Bolsonáro de ser estuprador. Ele poderia ficar quieto e levar essa acusação leviana para corregedoria da casa, mas, como essa mulher é cercada por asseclas do seu partido + os partidos que apoiam o governo, como o PMDB que é a maioria, isto ia dar em nada. Quando o deputado respondeu à deputada dizendo que a mesma não merecia ser estuprada, ele quis dizer que se NA OPINIÃO DELA ele fosse um estuprador, “ele não a violaria” por questões óbvias. Ele não fez apologia, ela é quem o acusou.

    Mas estou chovendo no molhado, qualquer pessoa com dois neurônios sabe o que ele quis dizer. Mas a esquerdalha é isso aí, se fazem de incompreendidos e só “compreendem” os que lhe convém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não nos conhecemos de algum lugar, Anônimo?

      Excluir
    2. José, muito bacana seu texto. Você apenas verbalizou aquilo que qualquer pessoa razoável pensa a respeito do assunto, mas o fez com uma certa sutileza. Honestamente, eu não teria a mesma elegância para escrever algo sobre esses vira-latas. A propósito desse seu amigo anônimo aí acima, se você o conhece, com certeza não é da escola, da universidade, da biblioteca ou de qualquer outro lugar que tenha livros.

      Excluir
  2. Vamos bater palmas pra ver esse louco dançar!

    ResponderExcluir
  3. Acho que a reporterzinha mequetrefe já teve os seus 15 minutos. Não entendo porque ainda se dá ibope a ela essa NULIDADE. Por que dar tanta atenção a uma mocinha estúpida, que já demonstrou sua profunda ignorância jornalistica?. Aliás, não vejo de onde essa moça retira tamanha autoridade. A ignorância e a estultícia são seus atributos mais notáveis.

    ResponderExcluir
  4. Maria do Rosário: O senhor promove essas violências (estupros)!

    Bolsonaro: Eu sou um estuprador, agora?

    Maria do Rosário, confirmando: É, é.

    Bolsonaro conclui: Olha, jamais ia estuprar você porque você não merece.

    O que ele fez foi uma referência a um caso em que, após ser acusado de estuprador, revida com uma resposta debochada.
    Mesmo que discordemos de Jair Bolsonaro (e eu mesmo tenho minhas discordâncias com suas ideias), se compararmos sua resposta debochada com a acusação de Maria do Rosário, até o próprio ordenamento jurídico brasileiro consideraria mais grave a acusação, considerando crime (contra a honra) ao passo que o que Bolsonaro disse não se enquadra em nenhum tipo de delito – não que a legislação seja régua moral absoluta.
    Não há dúvida que a fala de Bolsonaro é considerada grosseira e até mesmo repreensível, mas censurar Bolsonaro concomitantemente a uma total desconsideração, ou até relativização do que Maria do Rosário disse é indignação seletiva. É se importar mais com quem disse (Bolsonaro) do que com o que foi realmente dito.
    O Deputado Jair Bolsonaro, já disse coisas realmente repreensíveis, como pedir o fuzilamento do ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Não recordo de ver os usuais indignados e defensores dos direitos humanos defenderem os direitos humanos de FHC nesta ocasião.

    Rachel Sheherazade x Paulo Ghiraldelli

    Certo dia, ao comentar um caso de justiça com as próprias mãos, Rachel disse ser “compreensível” a atitude dos populares, cansados da impunidade. Com isso, novamente, muitos se indignaram afirmando que ela estava incitando a barbárie. Após o ocorrido, Rachel respondeu que não defendia a justiça com as próprias mãos e que, pelo contrário, defendia o Estado de Direito.
    Após o ocorrido, o professor universitário Paulo Ghiraldelli disse (mais de uma vez) nas redes sociais, que desejava que Rachel fosse estuprada. "Meus votos para 2014, que Rachel Sherazedo seja estuprada"

    O caso repercutiu no grupo dos indignados? Deixo que tente adivinhar.

    E para finalizar:
    “Pelotas é cidade polo, né… exportadora de viado (risos)”

    Quem proferiu esta frase? Marque a alternativa correta.

    Olavo de Carvalho
    Marco Feliciano
    Deputado Jair Bolsonaro
    Um ícone da esquerda brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porra, Mattiola. Pensei que fosses um velho de uns 60 ou 70 anos. O discurso apontava para essa idade. E o tamanho do texto indicava alguém com tempo de sobra (um aposentado, por exemplo). Mas aí fui ver o teu perfil no Facebook e vi que não. Agora só não sei se és jovem demais para ser tão reaça ou se és velho demais para teres salvação. Em tempo: o texto é sobre a Sheherazade.

      Excluir
    2. Não sei onde você leu que defendo a posição do Bolsonaro ou da Raquel para pensar que sou reaça, só acho que falta coerência e uma pitada de imparcialidade. Mais engraçado é ler se sou velho ou jovem, afinal quem lê gosta de debater, certo? Por isso esperava um comentário do meu texto(que é menor que o seu), mas já que o interesse maior foi pelo meu facebook, to passando bem pouco por lá. Um abraço.

      Excluir
    3. Um só comentário quebrou com todo texto, que de fatos falou pouco.
      Acho que isso é parte de algum tipo de estratégia, desmoralizar o indivíduo, para que quando, ele traga átona o debate sobre algum fato, os únicos argumentos contrários sejam: é mimada, ou como percebi nos comentários acima, fuçar no facebook pra achar alguma coisa que desmoralize quem trouxe ao debate fatos. Me sinto enojada com esse tipo de argumento, o que temos que fazer é parar de prestar atenção em quem está falando, e analisar o que estão falando, analisar a fundo os fatos que são apresentados. Marco Aurélio Mattiola, obrigado por imparcialmente nos trazer alguns fatos, que pesquisei a fundo e realmente procedem.
      Quanto ao José Baço, tenho lido frequentemente seus textos, e sempre que vou pesquisar um pouco mais a fundo sobre o que você fala, vejo que o negócio não era bem assim.
      Quanto ao Bolsonaro, de tanto você falar sobre ele e esse caso de estupro, fui pesquisar mais pra ver o seu real discurso, bem diferente, em tempo, até li uma matéria sua onde você escreve "Bolsonaro disse que não estupraria a parlamentar porque era feia de mais", por favor, se isso não é manipulação de informação, não sei o que é.
      Quanto a Scheherazade, só por chamar de burguesinha mimada já perdeu totalmente a credibilidade.
      Lamentável, espero que tenhamos um pouco de "inteligência" para parar de engolir essas histórias mastigadas (e bastante distorcidas). Quanto ao meu facebook, realmente não importa, e espero que esse não seja o argumento revidante.
      José Baço, quanto ao texto "sobre a Scheherazade", a parte da análise jornalística serve bem pra você também.

      Excluir
    4. “Indignação seletiva”. Ótimo, coloriu meu desenho lá em cima.
      Êta povinho chato esses esquerdinhas, mas qualquer factoide vale para encobrir o lamaçal do Lava-Jato.

      Excluir
  5. Tem gente que vive de Marx e se acha atualizado. Sem reconhecer suas funestas consequências históricas. Não é a toa que muitos esquerdistas quando se dão conta se tornam ferrenhos críticos do sistema. Outros não conseguem ou, não suportam, se dissociar da sua utopia. O Brasil de hoje é prova de que a esquerda é ainda muito mais perniciosa que a direita. São os incompetentes que não conseguem espaço por mérito que se acham injustiçados e buscam o poder, melhor dizendo, riqueza, por caminhos tortuosos, especialmente da corrupção, almejando o que os demais conseguiram com esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 11:04. Larga de ser otário. Vai ler a porra de um livro...

      Excluir
  6. Mattiola. Se queres que eu entre num debate com um texto teu, escreve algo que tenha alguma ideia. Apenas uma. Isso de repetir o discurso dos outros não ajuda muito.

    ResponderExcluir
  7. Aline. Só vou responder o teu comentário quando o Bolsonaro disser se mereces ou não ser estuprada.

    ResponderExcluir
  8. Da tribuna do Parlamento Brasileiro, sem nenhuma provocação individual, naquele
    09/12/14, um deputado dispara contra a sua colega: ..."não lhe estupro, porquê vo
    cê não merece". Barbárie explícita. Cassaçào já !!!!!!!!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem