quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Vai pra Cuba!

EUA sempre ignorou os pedidos pelo fim do embargo
POR FELIPE SILVEIRA

Barack “Che” Obama, um indisfarçável espião lulo-petralha da KGB infiltrado no governo americano, ouviu as vozes de milhares de reaças brasileiros e deu um passo para permitir que milhões de “bolivamericanos” possam visitar quase que livremente a ilha comunista caribenha.

Assim, é provável que jorre dinheiro pelas bandas de Havana, que vai se beneficiar, sobretudo, do novo mercado para sua indústria de charutos e de bebidas, do novo público para o seu fortíssimo setor turístico e também de sua ótima localização que interessa à logística de empresas de todo mundo. Opa, parece que o Brasil já se adiantou e investiu em um pequeno porto por lá.

Só para ter uma ideia, estimativas do governo cubano apontam que Cuba deixou de ganhar 108 bilhões de dólares até 2011 por causa do embargo estadunidense, que impede não somente os americanos de negociar por lá, como pune empresas de todo o mundo por relações comerciais com os caribenhos.

Com isso, uma nova etapa da experiência socialista será posta à prova. Sobreviverá o socialismo aos encantos do capital? Ou avançará ainda mais, com a multiplicação da bufunfa, nos princípios de igualdade? É muito cedo pra saber.

A pergunta que não quer calar, no entanto, é outra: seriam visionários os reaças brasileiros? Ou analistas políticos de grosso calibre? Afinal, o “vai pra Cuba” é o conselho primordial de dez a cada dez sujeitos de direita no Brasil. E sempre foi de graça, contrariando a velha máxima de que se conselho fosse bom não se dava, se vendia.

De todo modo, é preciso estar atento ao que vai acontecer em Cuba. A tese dos defensores, eu incluso, é a de que o embargo imposto pelos EUA sempre foi o principal causador dos problemas econômicos de Cuba. Finalmente, o embargo vai cair (ainda não caiu) e a tese será posta à prova.

Por outro lado, o setor privado e o Capital tendem a crescer na ilha diante das brechas que se abrem com cada vez mais frequência. Brechas para a avanço da desigualdade? Talvez...

O jeito é esperar.
E, numa dessa, a gente segue o conselho e vai até lá pra ver

10 comentários:

  1. Os estadunidenses queriam vencer os cubanos pelo cansaço, mas a ditadura castrista militar parece ser mais forte do que os ideais dos cubanos. Os Castros os venceram pela ração (200 gramas de carne, dois ovos, um punhado de legumes e sorvetes estatais a U$ 0,01 per capita, por semana), o “Bolsa Família” deles. Os cubanos espertos fugiram para o paraíso capitalista de Miami, os que não conseguiram o intento morreram afogados ou fuzilados.

    A aproximação dos EUA é gesto de bondade de Obama: “Chega! O mundo já viu o que a ditadura comunista é capaz! Espero que aprendam a lição” (Alô, Dilma!). No bico do corvo e com os bolsos abarrotados de dólares, os irmãos Castro cansaram de brincar com sua ilha da fantasia – podem entrega-la ao capitalismo e ao liberalismo, pois ambos a transformarão numa nova Bahamas. Uma pena que o sofrido povo cubano só terá acesso em breve as benesses que o sistema de mercado pode oferecer.

    Quanto ao bilionário investimento brasileiro no porto cubano, só beneficiou as construtoras brasileiras (as mesmas que estão na berlinda pelo Petrolão) que as construíram. O porto é CUBANO, é ESTATAL, pertence àquele país, não tem nada com o governo brasileiro. Segundo informações, os americanos vão arrendar o Porto de Mariel. Dilma fez o mingau e acabou chupando o dedo. A pergunta que você deveria fazer é: o governo de Cuba vai devolver $ do investimento feito pelos brasileiros?

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  2. Com as mesmas indagações que você e outras mais...

    ResponderExcluir
  3. Prevejo os sociopatas, e seu anticomunismo primitivo, dando as caras por aqui em 3, 2, 1...

    ResponderExcluir
  4. Lembro dessa frase. Quando estavam aprovando o calote de Dilma, vários manifestantes gritaram para uma senadora que discursava "Vai pra Cuba!". A espertalhona e seus asseclas não perderam tempo acusando os manifestantes de gritarem "Vagabunda!" e adotaram a ditadura para tirar a força os que ali manifestavam. Manifestantes na câmara? Só os a favor do PT, e pagos!

    ResponderExcluir
  5. Fazendo umas continhas aqui com base nesse teu dado das perdas de cuba: US$ 108 bilhões em 50 anos de embargo da uma média de perda anual de 2 bilhões. O PIB de Cuba hoje é de 68 bi. não deve ser esse o motivo dos "problemas econômicos de Cuba"...

    ResponderExcluir
  6. Patético! Tem gente que ainda enxerga os EUA como o bandido nesta história.

    ResponderExcluir
  7. Ai, ai, ai... me cansa os olhos essas zurradas escritas que afirmam que o Brasil é comunista! Como os direitinhas pão com ovo me cansam! A propósito, belo texto, felps! Pena que é pequeno. Escreva um maior, seu vadio!

    Marcio Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, antes fosse comunista, pelo menos saberíamos com o que estamos lidando...

      Antônio

      Excluir
  8. Desigualdade? Sim. Alguns sairão da miséria.

    ResponderExcluir
  9. O embargo econômico imposto a independente e próspera democracia ditatorial cubana , nunca impediu nenhum repúblicafederativense de ir para lá.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem