sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Que tal uma Bolsa Camisa-de-Força?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Sabe aquelas notícias que você tem que coçar os olhos para ver se não leu errado? Aconteceu ontem. Estava a dar uma passada de olhos pelos jornais online quando me deparei com o headline: “PSDB pede cassação de Dilma e a diplomação de Aécio como presidente”. Hã? Pensei com os meus botões: deve ser uma piada. Mas não.

Uma pesquisa em outros títulos permitiu confirmar. A notícia estava a se espalhar, apesar de não ter muita repercussão. Talvez os comentadores (da imprensa, blogosfera ou redes sociais) tenham sido apanhados de surpresa. A coisa era tão apatetada que ninguém deve ter levado a sério. É provável que hoje, com mais calma, falem no tema.

O que pensar de uma situação dessas? Ora, que o mundo endoideceu e que esse pessoal da oposição perdeu totalmente a noção de ridículo. Poderia ser apenas mais um episódio para o bestialógico da política nacional, mas um olhar mais atento faz perceber uma questão de fundo muito grave. É a total desconsideração da norma democrática.

O documento apresentado – a imprensa reproduziu excertos – tem passagens tristes. Deixemos passar barato a acusação de uso da máquina pública ou abuso de poder econômico. Mas a decência vai pelo ralo quando um candidato instrui os seus advogados a alegar “legitimidade” porque a diferença do resultado das eleições foi curta.

Em que democracia um candidato derrotado se sente no direito de, por artimanhas de tapetão, ganhar a presidência de um país? E com a justificação de que apenas 2,28% dos votos – uma “pífia vitória” – é uma diferença tangencial, podendo simplesmente ser ignorada. Em que república das bananas esses caras querem transformar o Brasil?

Podemos achar pitoresco, divertido ou exótico. Mas é melhor ter cuidado. Sozinho, um antidemocrata insano pode causar apenas riso. Mas um antidemocrata insano seguido por outros iguais pode ser um perigo para a sociedade. Talvez alguém tenha que criar o Bolsa Camisa-de-Força para trazer essa gente de volta à realidade.


É como diz o velho deitado: “existe um prazer em ser louco que apenas os loucos conhecem”.

30 comentários:

  1. Seria nossa última esperança, mas a aparelhagem, o voto de cabresto e o retrocesso venceram. Resta ao povo brasileiro hibernar por mais quatro anos, acordar e aprender a votar.

    Aquele que preferir se manter acordado vendo a banda da Dilma passar a chacoalhar suas bandeirolas vai passar fome, ao menos assistirá a mais um show dos horrores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, já que sua última esperança se foi, tenho três opções para você: respeito aos resultados democráticos, aeroporto ou suicídio. Quanto ao povo passar fome, veja pesquisa do Ipea: número de miseráveis no País caiu de 26 milhões no fim do governo FHC para pouco mais de 10 milhões em 2013. Você tem fome de que??????

      Excluir
    2. A oratória do PT é simples invocar o resultado democrático perante a bandalheira institucionalizada !!! Pergunto EU : justifica-se a democracia quando o eleito recorreu a artifícios espúrios ? acho que não !
      É claro nas manchetes que o partidão recorreu a dinheiro público para financiar sua eleição , neste momento já não justificaria uma não diplomação ? SIM ! du grego.

      Excluir
    3. Vadio tem que morrer de fome mesmo. Tá na Biblia, que cada um coma com o suor do seu rosto!!

      Excluir
  2. quando a petrobrás entra na pauta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiveres ações para vender, tá cheio de gente querendo comprar.

      Excluir
    2. bolsa, baço. se o preço de uma ação cai é pq tem mais gente q quer vender a roubada do que maluco prá comprá-las...

      Excluir
    3. Putz. Ainda em que vieste explicar. Faz um favor? Telefona para o George Soros e diz que ele está a fazer cagada comprando ações da Petrobras. Está na cara que sabes mais que ele...

      Excluir
    4. se vc não tivesse feito o comentário tosco no dia 20 eu não te explicaria nada. o soros tem grana suficiente para correr certos riscos. mas olha aí, as movimentações dele foram feitas antes das eleições...
      http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,megainvestidor-george-soros-compra-mais-acoes-da-petrobras,1609845

      Excluir
    5. é o Baço deve estar mais informado do que todos , talvez ela já saiba do resultado da investigação da "CVM Americana" !!!! du grego

      Excluir
    6. Obrigado pela explicação, Anônimo das 09:11. Mas não vou ler o teu link. Nessas questões prefiro as publicações internacionais...

      Excluir
    7. olha aí o teu soros...

      http://www.valor.com.br/empresas/3915870/gestora-de-george-soros-vende-60-de-sua-participacao-na-petrobras

      Excluir
  3. Acho que seria mais interessante a criação de uma bolsa Net para que você possa assistir à TV Justiça. Lá você poderá ver os ministros do TSE dizerem, ao analisar cassações de mandato de prefeitos e governadores, que tal ou qual fato não poderia ter afetado o resultado das eleições devido ao elevado número de votos de diferença entre um candidato e outro. Cansei de ouvir esse tipo de avaliação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter muito pouco o que fazer na vida, anônimo. O Ibope sabia que no Brasil há uma pessoa que assiste TV Justiça. Não precisa mais procurar: é você.

      Excluir
    2. Além do cara que vê a TV Justiça tem o cronista de BLOG que perde tempo sendo irônico com os caras que dão IBOPE as suas alucinações (idéias) !!! #modoirônicoON du grego

      Excluir
    3. Olha só quem reapareceu. O du grego.

      Excluir
    4. Baço quando não tem argumentos pra contrapor apenas desqualifica o oponente. Teoria da argumentação modo 0,0. Lixo total.

      Excluir
    5. Uai. O du grego é um velho comentador do blog que tinha desaparecido. Estava apenas a comemorar a volta...

      Excluir
  4. Baço, vc já pode escrever um livro sobre comportamento social e politico e sair deste miserê. Mais da metade dos comentários são de seguidores do antidemocrata insano que representam um perigo para a sociedade. Se bem que esta população amostral não deve representar muito bem o Brasil, pelo menos em termos de sanidade mental e votos (ainda bem).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o seguinte, Manoel. Eu estou a prestar um serviço social. Os caras não têm como pagar um tratamento à base de prozac, então eu venho aqui e permito que eles desopilem a bílis. É dois em um: além de ajudar na saúde mental deles, um dia ainda sou indicado para o Nobel da Paz.

      Excluir
    2. Como não tem argumento.... sai pela lateral...

      Excluir
    3. Petrolão... sem mais!

      Excluir
    4. Tudo o que eu desejo da vida é debater com tontinhos que se escondem sob a fachada de "anônimos". Na maioria dos casos são covardes que não têm tomates para assumir o que dizem... (vale para o anonimo das 19:00 e das 12:34

      Excluir
    5. E pela resposta acima confirma nossa tese.... tergiversa e desqulifica... kkkkk

      Excluir
    6. Não se trata de não ter argumento, anônimo das 19 . Não tenho é saco para aguentar mulas sem cabeça como você.

      Excluir
    7. "Nossa tese", anônimo das 23:45? Quer dizer que as hienas estão a andar em grupo.

      Excluir
  5. Perigo para a sociedade é esse quadrúpede de tailleur vermelho que vocês colocaram no poder por mais quatro anos por pura birra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, Carlos K. Quanto agressividade para cima de uma mulher de 67 anos. Aposto que não és tão macho quando enfrentas um barbado do teu tamanho.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem