segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Turismo na Alemanha sem pagar a conta.

POR JORDI CASTAN

Se você é dos que acredita que o dinheiro público de Joinville está sendo bem administrado e que "nenhum centavo será desperdiçado", seria bom pensar duas vezes ou se inteirar melhor de como está sendo gasto o orçamento da cidade.

Entre 29 de agosto e 4 de setembro, o prefeito Udo Dohler e os secretários municipais de Comunicação e Desenvolvimento Econômico do município realizaram viagem à Alemanha, em missão oficial. Afortunadamente para os contribuintes, entre os que o leitor com certeza se encontra, a Lei Orgânica do Município, no seu artigo 63 inciso I, estabelece a obrigatoriedade de apresentar um relato da viagem que a comitiva oficial do município realizou.  O relatório está disponível neste link:

 Relato da Viagem da Comitiva Oficial do Município.

Recomendo a leitura do relato. Não tomará mais de quatro ou cinco minutos do seu tempo e permitirá que tenha conhecimento de como pode ser interessante fazer turismo na Alemanha custeado com recursos públicos. O relato contém oito páginas. Dez, se consideradas a capa e a última página com as assinaturas dos participantes na viagem. Tem 12 fotos e 30 linhas a meia coluna, que se estivessem escritas normalmente não representariam mais de 15 linhas de texto. Linhas que dizem muito pouco ou quase nada do que foi alcançado na viagem. Ou provavelmente mostram a verdade nua e crua.

Se depois de ler o relato ficou com a impressão que tem pouco conteúdo, que  não há objetivos e os possíveis resultados são imprecisos, bem-vindo ao grupo dos que acham que o relato só reforça a impressão que foi uma viagem turística. Fazer-se acompanhar por dois secretários municipais é uma prática comum e evidencia que os nossos prefeitos não gostam de viajar sozinhos. O prefeito Carlito Merss, quando viajou a Europa, com Paris e Barcelona na agenda, tampouco viajou sozinho. O resultado daquela viagem, com desta, foi pífio. Nada de concreto, fora algumas fotos frente a pontos turísticos das cidades visitadas.

Em tempo, o relato anexo a este post foi encaminhado ao Legislativo Municipal, que tem a obrigação constitucional de fiscalizar os atos do Executivo. Tem sorte o prefeito Udo Döhler, porque não há oposição no Legislativo. Se houvesse, com certeza um relato como esse mereceria comentários e duras críticas dos vereadores de oposição. Mas os nossos vereadores são especialistas em olhar para o outro lado quando se trata de fiscalizar o executivo.

7 comentários:

  1. não vejo problema algum o prefeito participar e estreitar as relações de Jlle com a Alemanha (Hamburgo), os recursos públicos devem ser destinados também para estes fins (politica). Se o legislativo não se manifestou quanto aos valores gastos e contas apresentadas é uma outra historia. Esse texto esta mais para dor de cotovelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leu o relato da viagem? Achei que não tivesse lido. Acha que aquilo explica alguma coisa? Quais os contatos feitos? Com quem? Qual o objetivo de cada contato? Quais os resultados esperados? Ah!!! Entendi . Acho que o legislativo se manifestaria se tivesse um minimo de oposição. Não perde por esperar.

      Excluir
  2. Jordi,

    Sinceramente não acho que “foram fazer turismo”, são atividades protocolares muitas vezes impostas pelo anfitrião. É importante que o prefeito leve consigo secretários estratégicos que consolidem alianças feitas pelos institutos no exterior.

    E convenhamos que Udo não precisa de recursos públicos para “passear na Europa”. Se essa viagem trará frutos ao município, só o tempo dirá.

    Agora, a viagem do Carlito + cinco políticos feita em 2011 pode ser considerada um baita passeio, com direito a um belo itinerário: Alemanha, Suíça, França, Espanha... E o que o petista trouxe para Joinville?

    Essas viagens, se bem aproveitadas (no sentido político), podem trazer muito frutos. O governador Raimundo Colombo (com o qual não tenho nenhuma simpatia) foi muito criticado pelos adoradores do Carlito quando viajava à Alemanha, hoje temos uma montadora bávara de automóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me manifestei aqui sobre a viagem turística do Carlito. Sobre a do Udo. se ele não precisa de recursos públicos para "passear na Europa" como você diz, ele poderia pagar do seu bolso. Eu não acho certo, se ele foi a serviço mesmo o município tem que pagar as despesas.
      Agora que isso não é um relato serio, não é. Ou você acha que é? Alias deixe que lhe pergunte: Você leu mesmo?

      Excluir
  3. Não tem o que ler: é legenda das fotos, pura propaganda. Simplesmente patético.

    ResponderExcluir
  4. Na Alemanha pode ter novidades, mas aqui tem e muitas, esperando interessados.

    ResponderExcluir
  5. Udo viaja com recursos próprios abestado.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem