sábado, 15 de novembro de 2014

Mulheres negras - A força esquecida

POR FELIPE CARDOSO

Novembro é o mês da Consciência Negra no Brasil. Um mês importante que tem a função de levantar interessantes debates sobre a população negra e sua inserção na sociedade. Por isso, também é um período que ainda incomoda uma parcela da população. Não entrarei em questões sobre a importância da data, mas falarei sobre a invisibilidade e machismo.

Durante toda essa época surgirão matérias e publicações ressaltando a imagem patriarcal de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, uma das mais famosas aldeias, símbolo de resistência à escravidão. Não faço nenhuma restrição quanto a exaltação da luta de Zumbi, acho justa a homenagem, mas o questionamento que levanto é: como as mulheres negras se veem representadas nesse e em outros períodos?

A luta contra o racismo não pode e nem deve ser movida junto com outros preconceitos, mas é evidente que há um esquecimento das lideranças femininas no período de resistência a escravidão no território brasileiro que persistem até hoje.

Dandara dos Palmares, por exemplo, foi esposa de Zumbi e, junto com ele, lutou pela libertação total dos negros brasileiros escravizados na época. Plantava, trabalhava na produção de mandioca, também aprendeu a caçar, lutar capoeira e empunhar armas, além de  liderar homens e mulheres na resistência.

Teresa de Benguela, esposa de José Piolho, passou a liderar o Quilombo de Quariterê, no Pantanal, que abrigou negros e índios fugidos da escravidão. Por cerca de 20 anos a comunidade resistiu a escravidão sob sua liderança. Havia uma estrutura política que contava com parlamento e conselho. Os quilombolas transformavam todo o ferro adquirido em material de trabalho. Fabricavam tecido e também plantavam. O que excedia, era vendido ou trocado por armas. Mais um exemplo de organização, luta e resistência.

Mas em quais materiais escolares vemos essas e outras representações da luta feminina? Quais veículos de comunicação dão destaque a elas? A invisibilidade da mulher negra na história escancara o machismo que, juntamente com o racismo, precisa de um fim.

Cabe as mulheres negras  integrar a luta do Movimento Negro com o Movimento Feministas e se posicionarem, resgatarem suas histórias e lutar por um maior reconhecimento junto a luta contra o racismo, machismo e o sexismo. Cabe a todos nós, homens e mulheres, brancos e negros, reconhecermos a importância da militância. A representatividade dá mais força para a luta.

As mulheres nunca foram e nunca serão o sexo frágil. Sobreviver a tanta opressão diariamente não é para qualquer um. Dandara e Teresa ainda vivem!

Para encerrar deixo o som da Yzalú (Mulheres Negras) que contribui com o debate:

Um comentário:

  1. Provavelmente Dandara dos Palmares fazia o mesmo que o seu marido: escravizava os ex-cativos que fugiam para o Quilombo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem