domingo, 27 de abril de 2014

As tuitadas matinais do prefeito

POR JORDI CASTAN

A cada manhã, os seguidores de @UdoDohler recebem suas mensagens de autoajuda no Twitter. O prefeito de Joinville assume seu "alter ego" e se converte em um "Paulo Coelho" sambaquiano. Alguns temas são recorrentes. Não faltam conselhos, frases de pensadores conhecidos, agradecimentos e críticas mais ou menos veladas.

Ultimamente, o foco das suas críticas  tem sido "os de sempre", "os que não querem ver o desenvolvimento da cidade". O prefeito não identifica quem são "os de sempre" e isso tem dado pé a diversas teorias das mais curiosas. Há quem ache que ele esta se referindo aos partidos que, na última eleição, se agruparam na coligação KCT, aí se incluem o PSDB, o PT e o PSD. Outros acham que está a se referir às chamadas viúvas do PT. 

Leitores mais atentos identificam em "os de sempre" pessoas do seu próprio partido, o PMDB, algumas enquistadas na administração municipal desde antes de Joinville deixar de ser colônia. São eles os que, com sua incompetência, torpedeiam a gestão desde dentro. Atrasam a inauguração de obras públicas, cometem erros crassos nos projetos e ocasionam graves prejuízos à cidade. E têm perdido prazos para buscar recursos vitais para Joinville. Há os que chegam sistematicamente tarde às reuniões, marcadas ao alvorecer.

Outros vivem dando declarações desafortunadas e que a realidade e a luz do sol desmentem poucas horas depois. E, claro, acabam pondo em xeque toda a credibilidade da gestão, dizendo e desdizendo-se na mesma velocidade em que muda a forma das nuvens. Pior que isso tudo? Não há força humana capaz de fazer que concluam - no prazo e corretamente - qualquer das licitações em andamento, seja a do transporte coletivo, a do estacionamento rotativo, a dos móveis e equipamentos do restaurante popular, a dos parques do Fonplata e tantas outras que atrasam o desenvolvimento de Joinville.



"Os mesmos de sempre que não querem ver uma cidade melhor" podem ser também identificados entre os vereadores que votam qualquer projeto que venha do Executivo, sem cumprir prazos regimentais, sem analisá-lo adequadamente, sem promover o amplo debate com a sociedade e permitindo, com a sua torpeza, que a justiça conceda liminares, obrigando que todos os processos tenham que ser refeitos corretamente.

E não só os vereadores poderiam estar nesse grupo. Também poderíamos incluir os que prometeram ao prefeito aprovar a LOT antes dessa ou daquela data. Ou os que insistem em cometer reiteradamente os mesmos erros: marcam audiências públicas que não cumprem a lei, para ver aprovada, de forma expedita e sem permitir a efetiva participação da população, uma lei que se tivesse sido aprovada na sua redação original só traria benefícios para "os mesmos de sempre".

Erraria o prefeito se, ao se referir aos "mesmos de sempre", estivesse se referindo, mesmo que indiretamente, ao grupo de associações de moradores que, de forma sistemática, não pedem outra coisa a não ser que a lei seja cumprida. Que os joinvilenses tenham acesso a informações transparentes e precisas. Que sejam feitos - e apresentados no prazo -, os estudos técnicos a provar e justificar as mudanças que a LOT propõe. Que informem quem comprou áreas de terra em áreas rurais recentemente, com o objetivo de se beneficiar com a valorização pelo aumento do perímetro urbano, se há doadores de campanha nessa relação, a quem interessa permitir a instalação de indústrias e atividades de alto potencial poluidor ou de geração de trânsito junto a áreas exclusivamente residenciais.

De que forma espigões verticais de mais de 20 pavimentos impactarão na insolação e na ventilação dos imóveis próximos? Qual é o plano de mobilidade previsto para Joinville e como as Faixas Viárias previstas na LOT afetam a mobilidade atual e futura da cidade? Seria um erro grave! Porque são justamente estes os setores da sociedade que querem uma cidade melhor e lutam por ela. E o prefeito faria bem em começar a escutá-los. Ganharia ele, ganharia Joinville. E melhoraria muito a qualidade das suas tuitadas matinais.


6 comentários:

  1. Sem comentários;
    http://www.asclaras.org.br/@index.php?cargo=11&partido=2&estado=23&municipio=4550&cargo_nome=Prefeito&partido_nome=PMDB&estado_nome=Santa+Catarina&municipio_nome=Joinville&ano=2012

    ResponderExcluir
  2. Jordi em seus textos não aconselho utilizar verbos no incio da frase (exemplo do 5 paragrafo erraria - Futuro do Pretérito do Indicativo - verbo errar).

    ResponderExcluir
  3. Me deixa ainda mais tranquilizado em saber que temos um gestor, um mago e um guru administrando a nossa cidade...

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, tô sentido falta dos textos sobre o pai dos pobres, sua pupila e os bastidores do governo federal. Cadê os correligionários do PT que escrevem para este blog?

    ResponderExcluir
  5. Nosso Bolsa Blog tá atrasado.Por isso não escrevemos.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem