sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Destes incêndios ninguém fala!

POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Não estou aqui para falar sobre a tragédia de Santa Maria. Penso que os noticiários desta semana já nos bombardearam com informações o suficiente para criarmos uma opinião a respeito do que aconteceu. Por outro lado, a mesma imprensa que evidencia o incêndio na boate é aquela que esconde ou desvirtua os incêndios criminosos em favelas que estão acontecendo Brasil afora, desabrigando milhares de famílias, a serviço de uma especulação imobiliária suja e covarde (existe especulação imobiliária limpa e honesta???).

Em São Paulo, cidade onde está se proliferando incêndios criminosos a favor da especulação imobiliária, foram registradas 38 ocorrências em 2012, atingindo 28 favelas diferentes. E a maioria destes incêndios está acontecendo em setores em que os valores dos imóveis dobraram nos últimos dois anos. Após os incêndios e a remoção das famílias de baixa renda que por ali moravam, as áreas passaram a servir grandes empreendimentos imobiliários. E tudo isso com a conivência do poder público e apoio de setores da imprensa, a qual passa a mensagem de que as "moradias estavam irregulares e precárias".

A cidade de Porto Alegre já importou o mesmo modelo de São Paulo. As áreas próximas a recém-inaugurada Arena Grêmio possuem moradias da população de média e baixa renda da capital gaúcha. Em 2013 já foram registrados incêndios "aparentemente propositais" nestas localidades. É óbvio que vários direitos fundamentais do cidadão estão sendo violados em prol de um desenvolvimento econômico. Em lugares onde o Estado não tira a força as pessoas pobres de suas moradias, a economia fundiária tira. Infelizmente, o desenvolvimento econômico é vendido como desenvolvimento urbano (parece uma cidade que eu conheço...).


Imaginem agora a cidade de Joinville. É notório o investimento nas áreas da região sul da cidade, na divisa com Araquari. E ali na região do Paranaguamirim  e Itinga encontra-se umas das populações mais pobres da cidade. Seria como se especuladores imobiliários incendiassem casas dos moradores de lá, forçando-os a sair. Com a valorização que aqueles terrenos sofrerão, devido aos altos investimentos, o valor da terra praticamente dobra em questão de umas simples fagulhas. Ainda bem que não aconteceu por aqui, e cobrar para que não aconteça. Por Joinville o jogo ainda está no discurso midiático e na disputa pelas instâncias representativas (vide o Conselho da Cidade). Dos males, o menor.

PS: o portal UOL fez um levantamento muito interessante, cruzando favelas, incêndios e áreas de valorização imobiliária.

12 comentários:

  1. Boa sua reflexão, Charles. É triste, como jornalista, ver que esse tema não tomou as redações da TV e dos jornais como deveria. Preferem o circo midiático de outra tragédia. Como se não tivesse a mesma importância. Essa especulação das famílias que perderam os filhos universitários deve estar rendendo muito ibope. Isso sim é uma tragédia.

    ResponderExcluir
  2. Salve Charles, lembrando que o pessoal das favelas, não possue a posse dos terrenos, eles são invadidos e se valendo do direito que todos tem a moradia, essa pratica(invasão) ainda continua, com a conivencia do estado. Terra de graça até eu quero, mas ninguém me dá, tenho que compar. Quem quizer moleza vai empurrar bebado ladeira abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Clube dos observadores de aves da mata atlântica,


      Em relação ao direito a moradia: você deveria buscar informações sobre a função social da propriedade. Quem sabe essa informação pode dar uma "luz" na sua leitura um tanto mesquinha. hahahaha
      Maikon K

      Excluir
    2. amigão, sem querer criar polêmica, mas também penso como você!

      dó eu tenho é de mim e de quem paga/pagou prestação de um terreno que foi loteado LEGALMENTE. E quando acabarmos de pagar o carnê, ainda terá algumas taxas de escritura, itbi (imposto sobre a transmissão de bens imóveis) e outros IIIIIIISSSSSS.

      Grande abraço e bom fim de semana à todos.

      Excluir
    3. É isso, aí. Eu concordo com o Clube e o Marcos: invadiu, tem de morrer queimado.

      Eu sou cidadão de bem, pago meus impostos e tenho que ficar tolerando gente pobre morando de graça? Em que mundo vivemos?

      Taca fogo no barraco, expulsa quem ficar vivo e depois vende o terreno pra empreiteireiro construir sobradinho pra classe média que paga o carnê em dia.

      Excluir
    4. Não dá pra esperar nada de uma pessoa que se esconde atrás do "anonimato" veja se tua face não tá espelhada no rio cachoeira.

      Excluir
    5. Meu querido,

      se o anonimato é pra minha postagem, fique espero, eu assinei com o meu nome. Mas se faltou um link ou um e-mail ou o meu cpf, eu publico com minha conta de e-mail.
      Maikon K

      Excluir
    6. Seus pais eram criativos. Já vi muito nome diferente, mas "Clube dos Observadores de Aves da Mata Atlântica" é realmente espetacular, originalíssimo.

      Agora, se você me disser que este não é o seu nome, sinto muito, mas você está a se esconder atrás do anonimato e vou pedir pra você olhar se "tua face não tá espalhada no rio Cachoeira".

      Excluir
  3. Rsss, eu entrei com a minha página, mas tudo bem, você ainda não conhece isso, não é clóvis ....
    Meu nome é Carlos Dressel

    ResponderExcluir
  4. aprovação da LOT Lei de Ordenamento Já!!!

    ResponderExcluir
  5. eh isso aê, vamo bota terror nas favelas! kkkkkkkkkkk

    Vai tomar no cú quem acha que pobre não tem direito a ter moradia, saúde e educação.
    É, acho que é isso!

    ResponderExcluir
  6. Todos devem ter direito a aquilo(terra) que conquistam com o seu trabalho. Lembrando o anonimo ai em cima.(cada um chora por onde sente saudade). he he.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem