sexta-feira, 13 de julho de 2012

A incógnita Carlito Merss

POR SÉRGIO DUPRAT
Vivo na cidade há seis anos. E nesse curto tempo Joinville já mudou. E piorou.

A cidadania desandou. O ritmo da cidade saiu do compasso. As características se tornaram turvas.
Não sou urbanista. Não tenho a pretensão de apresentar uma solução. Porém, isso não impede de me habilitar a constatar que algo não vai bem.

Eu não preciso ser amigo do dono do restaurante nem do chefe de cozinha para constatar que a comida não esta me agradando.

Vejo diariamente meus critérios de qualidade de vida serem ignorados, menosprezados e agredidos; e o que constato é a metástase de
desserviços e desqualificação da cidade. E não há como culpar outro senão o gestor – o Sr. Prefeito.
 A culpa é do gestor. Sun Tsu em “A Arte da Guerra” diz:
- Se o soldado erra, a culpa é do comandante;
- Se o soldado erra novamente, a culpa é do general (gestor) que não soube escolher bem o comandante.

Mas como pode? Economista, vereador, deputado estadual e três vezes deputado federal. Prefeito eleito com 65% dos votos, inclusive o meu (mea culpa, vergonhosamente pelo critério do menos pior), pelo mesmo partido, dito do povo, que ora ocupa a presidência da república.

Levado ou não, guiado ou não, difícil crer que não haja algum mérito nesse histórico. Então, por que o bolo solou? O que terá acontecido nos bastidores da política? O que foi que saiu dos trilhos? O homem, o candidato ou a própria política? Que metamorfose sofrem os que passam para a outra dimensão, na administração pública? Será que perdem a vontade própria? Será que transfiguram completamente seus princípios e conceitos? Haverá algum “bom senso lado B”, que nós aqui da dimensão população não conseguimos alcançar?

E mais. Impressiona a capacidade que o Sr. Prefeito tem de ser criticado de todos os lados, abandonado pelo governo do Estado e pelos “amigos” do Governo Federal, e não vir a público desabafar e dividir o fardo com os que o pressionam. Apanha, apanha, apanha (e nisso ele é muito bom)... mas não se explica, não rebate com bons argumentos.

Administrar a cidade é mole. Mais fácil do que condomínio. Joinville tem funcionários muito bem qualificados para tocar a cidade com os pés nas costas. É só prover-lhes as ferramentas necessárias às suas atividades e agilizar as decisões – COMANDO – DELEGAÇÃO – DECISÃO.  O que não da é passar o dia negociando cargo e influência. Botar companheiros em cargos que deveriam ser ocupados por técnicos, desmotivando toda uma equipe (concursada) e sacaneando toda uma cidade.

O bom administrador é igual a pneu – se está bem, ninguém lembra dele. E cabe ao gestor azeitar a engrenagem da estrutura (que já está aí) disponibilizando o que for necessário para que a equipe cumpra com presteza e eficácia aquilo para o qual foi selecionada.

Se um “jumento” largou o pavimento da rua torto, a culpa é do fiscal que olhou e aprovou.  Ou do supervisor deste, que não deu uma conferida no serviço e liberou o pagamento, ou do chefe, do secretário, e do... do... do...  do gestor, do Sr. Prefeito. A culpa vai ser sempre do Sr. Prefeito. E não pode dizer que não sabe (igual ao ex lá de cima). Se não sabe é porque não foi bem assessorado. Então detona esse cabra, meu!

Venha pro povo, cara! Joga a bosta no ventilador. Diga o nome dos que o pressionam. É o capital privado? São empresários ou grupos conhecidos? Será que nenhum assessor lhe diz que a cidade vai mal. Que o povo tá @#$$%$#@&*%$ da vida com a sua administração?

Com o seu (dele) histórico, será que acha mesmo que a cidade melhorou? Acha meeeeeesmo?!!!!  'tão tá. Estamos a iniciar uma campanha e o que se ouve nas ruas é a dificuldade de escolher o menos pior.  Putzgrila!!! Que vergonha disputar eleição de menos pior.

Eu realmente não entendo qual é a filosofia.
“Decifra-me ou te devoro” ?!


Sergio Duprat é administrador

14 comentários:

  1. Falou, falou e não falou nada. Objetividade zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para os comissionados criticar a atual gestão sempre vai objetividade zero.

      Excluir
    2. Concordo plenamente.
      .
      Inclusive acrescentaria ............. apanhou apanhou e não aprendeu nada.

      Excluir
  2. Só faltou responder... por isso eu vou votar no ???

    Carlito é engenheiro sanitarista ou economista ?

    ResponderExcluir
  3. É bom falar como anônimo e falar mal dos outros....vc, anônimo, deve ser um destes petistas q acham que tudo oque vcsx fazem é que faz sentido.Não conseguem ver nas críticas alguma coisa de boa para vcs usarem a favor de uma boa gestão...Mas estou escrevendo como anônimo também, mas só pra dizerf que seesconder não adianta....vc é rancoroso, abobado e deve estar ganhando sseu salário através de pagamento de nossos impostos (não que isso seja errado), mas se mostrar seria o melhor a fazer...seu calhorda.

    ResponderExcluir
  4. Exemplo de ineficácia ou burrice do gestor: Plantaram grama nova no canteiro central da Beira Rio e dias depois (hoje) arrancaram-na para plantar flores em determinados pontos. Não tem planejamento nessa bagaça? Plantam pra depois arrancar, asfaltam pra depois fazer o buraco, etc. (?)
    Quem acha que isso não tem importância, não pode depois reclamar que o dinheiro está sendo mal aplicado, certo?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sérgio,
    voce traduziu sinteticamente o que uma boa parte da cidade sente e não consegue explicar. Acredito que a maioria dos 65% que deram o seu voto ao Carlito não entendem por que as coisas não dão certo numa administração que teoricamente reduziu os desvios e sacanagens, que politicamente tem como lema a ética e transparencia, e que arrecada prá caramba. O resultado disto deveria ser arrebatador, e o que temos é o inverso: a frustração e novamente desesperança. Arrumar a casa não deveria ser lema de campanha, e sim para conseguir emprego de diarista.
    Sintetizou tudo no trinomio Comando-Delegação-Decisão.
    E vamos ter que escolher o menos pior. E para mim não é ele.

    ResponderExcluir
  6. Opa! O pessoal do Udo apareceu... Abestadinho do PT

    ResponderExcluir
  7. Sérgio,
    No enigma podemos somar a observação que na historia recente governos reeleitos, ao contrário do que querem fazer supor, destacam-se por serem piores, já imaginou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí Dirk, o saudoso Freitag que o diga.

      Excluir
    2. É como continuação de filme.

      Quando o primeiro deu dinheiro, fazem a sequencia para engordar o lucro usando a estrutura do primeiro.

      E como tem menos a perder, geralmente são piores.

      Onde é que eu já vi isso?....

      Excluir
  8. Qual é o tema do texto? Muitas palavras, poucas idéias. Max

    ResponderExcluir
  9. Como falei esses dias, acho que vou aderir ao anarquismo, pois do jeito que as coisas estão caminhando aqui em Jlle, assim como no Estado e País, acho que a solução é a ausencia de poder, de comandantes, de td...deprimente começar a pensar assim!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem