sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Os três primeiros meses e as mudanças

POR COLETIVO CHUVA ÁCIDA


O Chuva Ácida chegou aos seus primeiros três meses e esperamos que seja o primeiro de muitos outros trimestres. Mas uma proposta como a do blog precisa - e precisará sempre - de ajustes e aperfeiçoamentos. Essa era uma condição da proposta inicial e ainda hoje continua a orientar as nossas ações.

O ano de 2012 será muito interessante, especialmente no nível municipal. E o curto período de existência do Chuva Ácida permite aspirar objetivos mais ambiciosos. Os primeiros números do blog são animadores. Por um lado, o número de posts - mais de 170 - é um bom indicador de intervenção nos quase 100 dias de existência.

Um resultado a ter em conta é o número de acessos. Com quase 40 mil visitantes, o Chuva Ácida tem já um público fiel, que garante a média de 8 mil acessos por mês. Mas o indicador que mais nos satisfaz - e mostra que os leitores estavam à espera de um espaço como o Chuva Ácida - é o elevado número de comentários, mais de 850. O número é relevante. Mais ainda porque a qualidade da maioria dos comentários demonstra ser um público qualificado.

Cada post recebeu cinco comentários em média. Mas houve alguns que receberam mais de 100 comentários. Um fato que nos levou a abrir um espaço para a participação dos leitores, o Brainstorming. É a consolidação da proposta de democratização da opinião, pois dessa forma o blog não se fecha apenas nos seus administradores. Pelo contrário, busca fortalecer o conceito de espaço aberto e plural, como se de uma moderna ágora se tratasse.

Entre os ajustes que estão previstos estão a saída, por decisão própria, da professora Maria Elisa Maximo, e a entrada de Guilherme Gassenferth. Importante salientar que a saída de um não tem a ver com a chegada do outro. Estávamos a buscar alguém para escrever aos sábados e o nome do Guilherme foi unânime.

Mas devemos esperar ainda novas incorporações nos próximos meses. O objetivo é que a composição do coletivo represente não só opiniões diferentes, mas englobe também visões, posições, culturas e origens diversas. Entendemos que é nesta diversidade - com cada integrante tendo o mesmo peso nas decisões - que reside um dos pontos mais fortes do Chuva Ácida.

Desejamos um bom ano de 2012 a todos. Que seja um período repleto de desafios por vencer, de novos caminhos por trilhar, de debates por sustentar. Porque nós cá estaremos a manter um espaço democrático e de respeito pela opinião, seja ela qual for. E contamos com a insubstituível participação de todos vocês.

4 comentários:

  1. O blog fêz uma excelente escolha. Já acompanhava os twitts do Guilherme e já o tinha em grande estima. Quando li seus comentários aqui no Chuva, fiquei a imaginar que ele devia estar aqui no blog, contribuindo com suas ideias e pensamentos. E não é que meu pensamento vingou?
    Aonde pego minha carteira de fã? Porque todo fã clube que se preze, precisa ter carteirinha!
    Guilherme: Sucesso e grandes posts para ti.
    Stefana

    ResponderExcluir
  2. Nem tanto, nem tanto....
    De qualquer sorte, grande perda!

    ResponderExcluir
  3. Desde o começo achei a ideia do blog bacana e necessária. A cidade estava a precisar de algo assim, um espaço por onde informações e opiniões circulem mais democraticamente, expressando e respeitando pontos de vista e experiências distintas. Vida longa ao "Chuva Ácida".

    ResponderExcluir
  4. Stefana,
    Muito obrigado pela estima. Espero corresponder às suas expectativas com os textos. Dia 01 vem o primeiro.
    O que importa é que o blog está aí, fazendo um importante serviço para a cidade e para a sociedade, e sempre com o espírito aberto. Mas uma coisa quero ressaltar no texto acima: a participação dos leitores é insubstituível!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem