quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

De PIGS e putas

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Eis o meu último post do ano. E por estarmos em plena época festiva, seria normal desejar um feliz ano novo a todos os leitores do Chuva Ácida. Mas, como sabem, eu moro em Portugal e, do jeito que as coisas andam, não tenho garantias de que vá haver um 2012. Tudo depende de uma autorização da Sra. Merkel, que é quem manda nesta bodega toda.

O trem está feio, gente. Aqui deste lado andamos todos a comer nas mãos da “Troika da Merkel” (FMI, Banco Mundial e União Europeia). E os caras estão fazendo coisas do arco da velha. Imaginem que, por causa dessa corja, tive um Natal pela metade. Isso mesmo. Os puppets que governam a coisa por aqui (na verdade não governam, são paus-mandados) gudunharam parte do meu décimo-terceiro.

Foi um confisco na maior cara de pau. Só que para não parecer tão arbitrário, deram o simpático nome de “Contribuição Especial para o Ajustamento Orçamental”. Não sei se com a minha contribuição deu para ajustar o orçamento do país. Mas uma coisa posso garantir: eles certamente desajustaram o meu orçamento. Lembram daquela coisa antiga chamada “ouro para o bem do Brasil”? Aqui foi “euro para o bem de Portugal”.

Portanto, não sabemos se vamos ter um 2012. Se tivermos, tudo indica que vai ser uma porcaria. Porcaria? Ah... isso explica muitas coisas. Para quem não sabe, este cantinho à beira mar plantado é um dos integrantes do grupo de países carinhosamente chamado PIGS - Portugal, Italy, Greece e Spain. Os europeus do norte fogem de nós como os porcos deveriam fugir da salsicharia alemã.

A coisa está tão feia que todos estes países agora têm novos governos. Menos mal para Portugal e Espanha, onde Passos Coelho e Mariano Rajoy venceram eleições democráticas. Mas os manda-chuvas da Europa foram ao fundo do poço neoliberal e, em nome dos “mercados” (essa entidade que ninguém nunca viu), não se importam de atropelar a democracia.

Foi o que aconteceu na Itália e na Grécia, onde não houve eleições para escolher os novos governantes. Os ex-primeiros-ministros Silvio Berlusconi e George Papandreou foram defenestrados e substituídos por tecnocratas que não receberam um votinho sequer. Eleições? Ora, para quê? O mercado não gosta dessas sutilezas democráticas. Mas sou capaz de apostar que os italianos preferiam ir à urnas para dar um chute democrático no traseiro de Berlusconi.

E o mais chato. Segundo os donos da Europa, os PIGS são lugares onde as pessoas tiveram “vida fácil” nos últimos anos. Pelo que dizem, parece que andamos a gastar mais do que podíamos e agora é hora de liquidar a fatura. Não entendo. Porque tenho trabalhado feito um mouro e nunca me pareceu ser uma vida fácil. E se gastar o meu dinheiro em comprar casa e pagar educação é vida fácil, imagino o inferno que deve ser a vida difícil.

Peraê. Agora entendi, senhores da troika. Vida fácil é como muitos identificam a vida das prostitutas. É isso. Vocês emprestam dinheiro a juros escorchantes e , por causa disso, nós temos que nos portar como putas? Ok... vocês podem nos foder... mas sem beijo na boca.

Feliz ano novo. Onde houver ano novo...

9 comentários:

  1. O famoso "jeitinho brasileiro" foi herdado dos portugueses. Quando a comunidade européia liberou dinheiro pros países mais pobres, no inicio de 2000, os portugueses, com esse "jetinho", conseguiu por a mão na grana, mas nada fez pelo país. Agora estão pagando o preço. Um país que vive do turismo, tinha que se preparar mais pra receber turistas, mas nem isso fazem direito.

    ResponderExcluir
  2. Cinco séculos de história e milhões de imigrantes de diferentes nacionalidades depois, e alguém ainda consegue defender a tese surrada de que o "famoso 'jeitinho brasileiro' foi herdado dos portugueses". A ignorância é mesmo uma dádiva.

    ResponderExcluir
  3. Ignorância é deturpar o comentário. Ainda mais vindo de um perfil fake, que não duvido, deve ter sido criado pelo proprio autor, mas enfim.
    Nos últimos 10 anos os portugueses pintaram e bordaram. Sobrou dinheiro. Enfiaram a mão em grana que não lhes pertenciam, agora choram e tentam culpar alguem pela situação previsivel que vivem hoje. Quanto ao "jeitinho brasileiro", esse e outros mais se perpetuam com séculos de historia...

    ResponderExcluir
  4. Ooopa! Por mim pode pensar o que quiser. Mas não tenho nadinha a ver com isso.

    ResponderExcluir
  5. Perfil fake? Acabei de saber que não existo, apesar dos meus 40 anos mais ou menos bem vividos. Eu não deturpei seu comentário, mas você trucidou a história. Um conselho? Volta pra Marte.

    ResponderExcluir
  6. Gente, mas o que é isso? O jornalista escreve sobre nossa escravidão cultural, dizendo literalmente e, com toda razão, que vivemos "nos fodendo" para apenas ter o que é básico ao cidadão e, de quebra, somos chamados de vidas fáceis, e a discussão vira uma encrenca ideológica. Mediocracia...

    ResponderExcluir
  7. Baço, gosto muito de teus textos.

    Este pareceu-me vindo do teu âmago! Reflete, em cada linha, a tua revolta por ter participado da patriótica contribuição.

    O último parágrafo foi genial.

    ResponderExcluir
  8. Aconselho a releitura deste texto no fim de 2012, para diante dos fatos e percepção dos resultados podemos afirmar que Portugal de hoje é o Brasil de amanhã.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem