segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Coreanos choram a morte de Kim Jong Il

POR ET BARTHES

O generalíssimo Kim Jong Il bateu o coturno. E parece que os norte-coreanos vão aproveitar a morte do Querido Líder para bater o recorde do mais histérico e mais ruidoso choro coletivo da história da humanidade. As imagens impressionam, o som chateia. Agora só resta saber se é mesmo choro pelo pesar ou se são lágrimas de crocodilo.

7 comentários:

  1. Devem estar chorando porque são obrigados a chorar. Mais ou menos isso... Coisa bem esquisita.
    Stefana

    ResponderExcluir
  2. De duas, uma: campeonato mundial de "carpideirismo" ou "se não chorar, morre"!

    ResponderExcluir
  3. Com base em que vocês acham que a população está chorando "obrigada"????
    Alguém de vocês conhece a história da Coréia do Norte? Sabem que a Coréia foi dominada pelos japoneses e que estes os obrigaram até a mudarem de nome?
    Ah lembrei, a opinião de vocês é baseada nas notícias que os EUA fabricam sobre o país.

    http://solidariedadecoreiapopular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Então aqueles desfiles militares norte-coreanos (espetaculares e cinematográficos, por sinal) foram fabricados pelos EUA? O que a Coreia do Norte que mostrar ao mundo com isso? Todos sabemos que é o país mais fechado do mundo e o pouco que sabemos a respeito através deles mesmos (desconsiderando as notícias fabricadas pelos EUA) é extremamente controlado e meticulosamente pensado para atingir certos objetivos.

    E mais, Taiwan (República da China) também foi dominada pelos japoneses até a 2ª Guerra Mundial e atualmente é um dos países com maior liberadade política que existe, com elevados índices de desenvolvimento social, ao contrário da Coreia do Norte.

    ResponderExcluir
  5. Deixa eu ver se entendi, fazer desfiles militares por estar em "guerra técnica" contra a Coréia do Sul significa que todos no país odeiam seu líder e tudo que fazem é forçado, até chorar...

    A história de cada país não pode ser ignorada para entender o que acontece hoje. Se o povo respeita e admira seu líder pelos seus feitos, qual o problema? Se lerem o texto que indiquei, verão que era esperado esse choro histérico devido à forma como as coisas funcionam por lá, existe realmente um respeito e confiança no líder. Tanto que o filho mais velho que seria o automático herdeiro, perdeu esse "direito" por ter feito um passaporte falso para poder visitar a Disney japonesa sem ser reconhecido. Já no Brasil, Sarney estão aí sempre rindo da nossa cara.

    ResponderExcluir
  6. Não, mas demonstra a rigidez com que o povo é tratado por lá. De fato, o ditador é literamente "endeusado" na Coreia do Norte. É onipresente, onipotente e onisciente. Pra mim é um "amor" baseado no medo, na privação de liberdades, na obediência cega. Aliás, os norte-coreanos têm outra opção senão seguir o que o ditador manda?

    ResponderExcluir
  7. Estranho que as carpideiras profissionais que aparecem nas imagens consigam agir de forma tão bem coordenados, organizando sequencias de choro.

    Não consegui enxergar um único lenço, para secar as lagrimas.

    Para quem conheça o profissionalismo das carpideiras de algumas regiões do Brasil e de outros países de America latina, a impressão que fica é a de um alto grau de profissionalismo dos nortecoreanos

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem