sexta-feira, 4 de novembro de 2011

A viagem do prefeito Carlito a Europa


Por JORDI CASTAN

Preparei para quinta feira, um texto sobre a fixação que alguns têm com a Europa.  Adiantei uma parte dele para hoje. 


Quando se trata de políticos então a Europa parece a Meca de tudo o que há de bom é de melhor. No tema urbanismo, desenvolvimento sustentável, qualidade de vida parece que não tem outro lugar como Europa, nem pensar em viajar para Colômbia  Peru, Chile ou Bolívia. Achamos que somos tão superiores aos nossos vizinhos que nada temos a aprender deles.

Depois de uma viagem de uma semana o prefeito e a sua comitiva voltaram cheios de idéias, de novidades e principalmente de certezas. Numa visita de um dia, em apenas algumas horas, um tema tão complexo e que tem na Europa tantos detratores, como é o da incineração do lixo, se converte na panacéia para resolver o problema do lixo de Joinville. Imagino como deve ter sido de boa e produtiva a visita para que o prefeito Carlito tenha ficado tão empolgado. Ficou a duvida sobre que outros sistemas de tratamento e disposição de lixo foram visitados e o nível de analise técnico que foi feito para já ter tomado uma decisão. Lembrei inclusive de uns certos caminhões adquiridos no governo Paulo Afonso que tinham como objetivo ser a solução definitiva para incinerar o lixo hospitalar e que nunca entraram em funcionamento e apodrecem ou já apodreceram num estacionamento da capital.

 Temos que reconhecer que esta semana na Europa deve ter sido de uma intensidade tal que grandes decisões mudaram a nossa Joinville para sempre. Foi sem duvida uma semana decisiva para o futuro da cidade. Inclusive a idéia de priorizar o transporte coletivo e as bicicletas é outra novidade trazida da Europa que fará muito bem a Joinville. Imagino o que poderia ter sido deste governo se esta viagem tivesse se realizado no primeiro semestre de 2009. 

Acho ainda que a fixação com Europa de uns, e a fixação com os europeus, de outros é desmedida e exagerada.

6 comentários:

  1. Caro Jordi, aí está um tema que me intriga. Não é de hoje, diga-se, que, anualmente, vemos uma revoada de políticos em direção à Europa - França e Alemanha são os preferidos. Há quem diga que isso é um resquício de ação do DNA europeu, que ajudou a nos forjar, com uma espécie de saudosa memória ancestral da "corte" que tudo nos impunha com a desculpa de nos salvar. Vai saber... Aliás, não mudo muito, não é mesmo? A diferença é que hoje a "corte" transferiu-se para Brasília.
    Quem não lembra do saudoso projeto do CDB (Centro de Desenvolvimento Biotecnológico de Joinville), que se tivesse vingado, teria transformado Joinville, provavelmente, em um polo importante, senão único, da pesquisa e desenvolvimento na área de biotecnologia. Ainda andam por aí, bons mestres, alguns atuando nas universidades, outros esquecidos, mas todos formados em nome daquele projeto.
    Francamente, acho que muito pouca coisa prática pode decorrer dessas viagens, até porque, idéias de lá terão que ser, obrigatoriamente, traduzidas em soluções desenvolvidas aqui, para a realidade de Joinville. Se, para isso, vigens tiverem que acontecer, que o sejam com técnicos ligados à área, com missões específicas e obrigação de justificá-las com um relatório muito bem fundamentado.
    Pensando bem, acho que a única experiência verdadeiramente importante, corrente por aquelas bandas, e que seria muito bem vinda, caso fosse aplicada com esmero até por não exigir maiores conhecimentos técnicos para ser absorvida e aplicada, seria a integridade e a responsabilidade com a coisa pública!

    ResponderExcluir
  2. Cortando na própria carne do Blog.

    ResponderExcluir
  3. Jordi este seu texto está a meu ver intimamente ligado ao texto do Charles referente aos problemas do litoral norte.
    Praticamente não entendo nada de administração pública, porém falta a meu ver planejamento de longo prazo, entra governo sai governo mudam todos os planos e projetos, se há um órgão de planejamento nas prefeituras ele raramente é considerado pelo executivo.
    Problemas não se resolvem do dia para a noite e concordo que outros casos precisam ser avaliados para uma melhor decisão, porém este caso talvez ilustre algo ainda mais grave “a total falta de um projeto/plano para o município”, porém isto não ocorre só nesta administração, pois em campanhas o que geralmente vemos são uma série de promessas muitas das quais impossíveis de cumprir por absoluta falta de recursos, o que denota que os partidos não tem um projeto de governo e sim de poder (pois tudo isto deveria ter sido analisado no plano de governo que no máximo só deveria sofrer atualizações).

    ResponderExcluir
  4. Prezados Nico e Anderson,

    Obrigado pelos comentários, concordo que a falta de planejamento de médio e longo prazo é uma constante e que pagamos um preço alto pela visão míope que não enxerga alem dos quatro anos de um mandato.

    O texto de Quinta feira vai aprofundar o debate sobre esta fixação com o modelo europeu, dele só enxergamos nestas viagens rápidas o aparente, o que é evidente.

    A boa noticia é que temos muito para aprender e por tanto poucas cidades tem um potencial tão grande para melhorar. Na verdade a nossa capacidade para melhorar aumenta na medida que nos afastamos do ideal.

    ResponderExcluir
  5. Também não entendo a cisma pela Colombia, país que está em guerra civil há 50 anos e tem quase metade de sua população na pobreza, mas enfim, o Carlito também descobriu em sua viagem à Europa, acompanhado do pessoal da GTrans, que vai ter que aumentar a passagem do busão muito em breve, provavelmente nas férias de janeiro, aí veremos o que acontece...

    ResponderExcluir
  6. Ele quer colocar bicicletários pela cidade com o sistema de aluguel de bicicletas, poisé, eu como ciclista pergunto: Pra andar aonde? Em quais dos milhares de quilômetros de ciclovias? Se as coisas dependessem apenas de boas idéias tudo seria mais fácil não é mesmo? O problema dessa gente é que não conhecem ou fingem não conhecer as limitações da própria cidade. E isso é grave, muito grave.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem