
O Chuva Ácida defendeu, desde o primeiro momento, a publicação de todos os comentários dos leitores. E até este momento nenhum comentário, nem mesmo anônimo, deixou de ser publicado. A regra sempre foi clara. A publicação seria livre - com a moderação dos integrantes do blog - desde que respeitadas as regras da democracia, da pertinência e da urbanidade.
Mas tem havido casos de abuso e excessos de pessoas que, escondidas sob proteção do anonimato, desrespeitam o mais elementar princípio da urbanidade. E isso obriga a mudar esse procedimento a partir de agora.
Os integrantes do blog reafirmam: o espaço está aberto aos joinvilenses - e não só - com o objetivo de fomentar o necessário e útil debate. Todas as ideias são bem-vindas. Mas se houver leitores – em especial sob o anonimato – que ultrapassem a linha da razoabilidade, as suas intervenções serão desconsideradas.
Eu sugiro, sobretudo ao Sr. Jordi Castan, a feitura de um artigo sobre a "democracia, a pertinência e a urbanidade".
ResponderExcluirSinceramente, acho que seria muito legal.
Parabéns pela iniciativa. Também entendo que deva haver regras. Educação e respeito, virtudes tão raras, ultimamente, não podem ser negociadas!
ResponderExcluirNico, gostaria de complementar com direitos e
ResponderExcluirgarantias, conforme regulamentos que muitos esquecem...
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
TÍTULO II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais
CAPÍTULO I
DOS DIREITOS E DEVERES INDIVIDUAIS E COLETIVOS
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Arno Kumlehn
Perfeito Nico! Arrebentou! Percebem?
ResponderExcluirGrande Arno. Pra mim, um blog, em princípio, é uma página pessoal, portanto, acho que o(s) dono(s) tem todo o direito de instituir regras - e acho que devem! Quem não concorda que não leia. Depois, a Constituição realmente garante o direito de "livre manifestação do pensamento", mas (ainda) é "omissa" quanto à obrigação de alguém ter que aturar burrice e falta de educação...
ResponderExcluirO Nico esta esplêndido hoje. Concordo totalmente.
ResponderExcluirTalvez a Folha, Veja, A Notícia e, é claro, principalmente a Gazeta de Joinville pensem da mesma maneira.
Quem não concorda com as regras que não leia.
Ninguém é obrigado a aturar burrice e falta de educação.
Gostei. Quem não tem coragem de "assinar" o que escreve não merece respeito. Aliás, ninguém dá o que não tem. Elementar.
ResponderExcluirÉ isto ai, para a fogueira com Fernando Pessoa e Carlos Adauto...
ResponderExcluirPor consequência, digamos então que a Ponte Charles d' Olangèr não merece respeito.
(B R I N C A D E I R A)
Mas se é elementar que não se dá o que não se tem... então a ponte, quando existir, não existirá? Fiquei confuso.
ResponderExcluir