quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Viajar é preciso

POR JORDI CASTAN

Sou dos que defendem que viajar é preciso. Nada me parece mais importante que o prefeito viaje, acompanhado de um grupo significativo de seus assessores mais próximos. O destino da viagem deve guardar uma estreita relação com o objetivo pretendido. Viajar para Barcelona, para conhecer o modelo de aluguel de bicicletas, pode parecer, num primeiro momento, uma perda de tempo e de recursos.

Se é verdade que o aluguel de bicicletas na cidade espanhola é um atrativo adicional para os mais de 5 milhões de turistas que visitam anualmente a cidade, também é verdade há uma rede de ciclovias que permitem ir de um extremo a outro com segurança. As ciclovias de Barcelona tem características interessantes. Por exemplo, estão interligadas e ligam uma coisa a outra. Ainda a sua implantação coloca pedestres e ciclistas no mesmo nível. Não é como em Joinville, onde os ciclistas arriscam as suas vidas lado a lado com os carros.

As bicicletas de aluguel são um produto dirigido ao turista ou ao usuário eventual. Os ciclistas habituais, em Barcelona, têm as suas próprias bicicletas. Isto pode explicar porque na vizinha Blumenau, onde, como em Joinville, todos tem uma bicicleta em casa, o negócio não prosperou. Importante entender que uma cidade que recebe aproximadamente 2,6 turistas por habitante todos os anos, representa um mercado interessante. Seria o equivalente a Joinville receber a cada ano mais de 1.250.000 turistas, algo inimaginável com a nossa política de fomento ao turismo e a nossa infraestrura para receber os que aqui se aventurem.

Implantar o serviço de aluguel de bicicletas não resolverá os problemas de mobilidade. E reúne todas as características para se tornar uma iniciativa que dificilmente será rentável. O que não deve preocupar... se todo o investimento e risco forem assumidos por um empreendedor privado que tenha propensão a rasgar dinheiro. Caso haja o envolvimento de recursos públicos - e na viagem citada há - seria bom abrir o olho.

Um comentário:

  1. O Sr. Castan toca no cerne da questão ao mencionar a rede de ciclovias que ligam uma coisa a outra com segurança, em Barcelona.
    Esse singelo detalhe é olimpicamente ignorado em Joinville, quer pelas autoridades, quer por alguns defensores do uso da bicicleta, quer pelo publico em geral.
    A expressão "com segurança" é fundamental para convencer o cidadão a ressuscitar sua "magrela".

    Enquanto isso, nossas autoridades, passadas ou presentes, continuam desenhando dois riscos no chão, chamam a imprensa para fotografar e consideram ter inaugurado mais uma "ciclovia".
    E o pior é que acham que estão erguendo uma "grande obra". E boa parte da população acredita.
    Talvez por vergonha, alguns tem denominado essas pretensas ciclovias de "ciclofaixa".

    Um pedaleiro amigo meu, morador de Florianopolis, onde a prefeitura também costuma desenhar os tais riscos no chão, me deu a melhor definição para esse embuste. Lá eles a denominam de "cicloFARSA".

    Acho que ainda temos um longo caminho a percorrer...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem