segunda-feira, 9 de abril de 2018

Lula esta preso. E agora?

POR JORDI CASTAN
Prefiro manter o foco nos assuntos paroquiais, no quotidiano da vida da vila. Esse quotidiano que nos últimos anos tem sido dominado pela inação da inépcia. Mas hoje o tema não poderia ser outro que a prisão de um condenado em segunda instância.

Depois do espetáculo vergonhoso e lamentável promovido per unas centenas de fanáticos que colocaram acima da lei, finalmente o ex-presidente Lula foi preso por crime comum. O primeiro ex-presidente brasileiro preso por crime comum. Seus seguidores insistirão em que se trata de um julgamento político, alguns até insistem em dizer que Lula é hoje um preso politico. Lula, e é bom não confundir, é um politico preso. É oportuno lembrar que esta condenação em segunda instancia é pelo primeiro processo que corre na justiça contra ele, há ainda outros e, se for condenado, como tem grandes possibilidades de acontecer sua pena será aumentada.

Lula e seus seguidores vivem num mundo fantasioso, um mundo em que acreditam que podem construir a sua realidade. Se consideram cidadãos acima do bem e do mal, membros de uma casta superior que tem direitos que não são os mesmos dos cidadãos comuns. Preocupa esta incapacidade de ver a realidade como ela é. No mundo fantástico em que acreditam que podem decidir quando, onde e como se entregar para cumprir a ordem de prisão. Acreditam ainda que podem, com truculência e bravatas, impor a "sua verdade" sobre o cumprimento da lei. É oportuno lembrar que neste episódio a imagem da justiça, da lei e da própria Policia Federal saíram arranhadas. Verdade que tanto o juiz Moro como a Policia Federal agiram com o bom senso que faltou aos organizadores do espetáculo circense em que tudo se converteu.

É bom para a imagem do Brasil ver finalmente um condenado preso. Muitos chegamos a duvidar que isso algum dia acontecesse. Ilude-se quem acredita que Lula possa ficar preso por muito tempo. Ele sabe demais e pelos seus antecedentes no passado, não seria nenhuma surpresa se, depois de uns dias em prisão, ele decidisse contar um pouco do muito que sabe. Lula não tem perfil de herói. Tal vez por isso haja tantos interessados em que ele não fique muito tempo preso.

31 comentários:

  1. Seu antigo patrão, Marco Antonio Tebaldi é um criminoso condenado que não cumpriu pena. Quando ele vai para a cadeia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É de uma desonestidade sem tamanho colocar no mesmo saco alguém investigado e condenado com outro que supostamente cometeu um crime, mas que, devido a uma excrescência cahamada “foro privilegiado”, não é investigado, nem julgado, muito menos condenado. Ao invés de fazer comparações exdrúxulas, que tal se informar antes e exigir dos parlamentares que:
      a) elimine o foro privilegiado;
      b) o criminoso passe a cumprir a pena em segunda instância.

      Excluir
  2. Primeira texto sensato do chuva ácida. Parabéns Castan. Espero que seus amigos Baço e Lemos não fiquem com raiva de você. Parabéns novamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Chuva Ácida há espaço para a pluralidade entre os outros blogueiros, o maior problema é o radicalismo de alguns leitores.

      Excluir
    2. De alguns leitores e do Baço. Pra ele é Deus no céu e Lula na terra. Mais bitolado impossível.

      Excluir
    3. Concordo em gênero, número e grau com o colega acima. Já bloqueei o Baço do meu Twitter por ter me feito ataques de baixo calão. Não dá pra comentar nada no blog dele pq se vc pensa diferente, ele te chama de imbecil pra baixo. Já parei de ler esse idiota há tempos. E parabéns Jordi, o texto é isso aí. Eu respeito ideias diferentes, não medida em que respeitam as minhas. O PT e alguns partidos de esquerda são pra lá de ortodoxos e não aceitam nada diferente, são donos da razão. Assim não dá pra conviver em harmonia.

      Excluir
  3. Lula está preso finalmente. Porém, esse não será o fim da corrupção. Acredito que nenhum país esteja totalmente livre da corrupção, mas o Brasil começou, finalmente, a punir os poderosos. Depois desse desafio em prender um político tão popular, a justiça não pode parar por aí e os demais corruptos devem vir naturalmente na "esteira" da justiça. Aécio, Temer, Jucá, Gleisi, Dilma, Renan, etc, etc, etc. A corrupção é cultural. Ela está presente nas pequenas corrupções do nosso dia a dia até os escândalos da Lava Jato.


    Belo texto Jordi!
    Porém, cuidado com o Baço!
    Ele pode deletar o teu texto!... ou o meu! rs


    Anônimo da Silva

    ResponderExcluir
  4. Anônimo das 09:35, seu post será deletado em 5,4,3,2,1... KKKK

    ResponderExcluir
  5. Palocci também sabia demais (muito mais que Lula, que nunca soube de nada) e quando resolveu falar foi acusado de: Tentar fazer um acordo e inventar delações para salvar a própria pele.

    Qual seria o discurso agora?

    ResponderExcluir
  6. Agora é brigar pelo fim do foro privilegiado que protege uma série de criminosos que se protegem na prescrição.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Jordi!
    Sempre lúcido ao retratar os FATOS!
    Infelizmente outros que têm acesso à informação, mas que possuem uma multidão de cativos (alunos, seguidores, telespectadores, ouvintes) insistem no maucaratismo, na mentira sobre um mundo irreal e idealizado.
    Na última sexta-feira, mandatários de todo o mundo (monarcas, presidentes, primeiros-ministros) passaram vergonha. Qualquer um deles teria a decência de se apresentar à justiça de seu país, mesmo que não concorde com a sentença. Ao se encastelar como um covarde, este homem, Luiz Inácio Lula da Silva, mostrou que nunca foi digno dos cargos que ocupou. Enxerga o país como o boteco que costuma frequentar. Teve, mais uma vez, a desfaçatez de usar o cadáver da esposa numa patética uma “missa” de nascimento (!!!), desta vez como álibi.
    Que a justiça (e os brasileiros) use esse importante precedente para impor aos demais criminosos a aplicação da pena.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  8. Duvido que venha o resto agora...
    O seletivismo do jurídico e do povo não ligam para outros partidos.
    Alckmin perdeu o foro privilegiado na semana passada, mas jamais o amigo Moro irá atras dele. Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Moro não vai atrás.
      Ele julga os casos que chegam a ele!

      Excluir
    2. Aqui não é face Zorak, onde todo esquerdista diz que Moro deve isso, deve aquilo.

      Moro é responsável pela Lava Jato que começou lá em Londrina lembra?

      Fique tranquilo, se Alckmin aparecer nos desdobramentos, olha que são muitos, ele chegará nas mãos do nosso "amigo" Moro.

      Enquanto isso os cães ladram e a caravana passa!!!

      Boa semana!

      Excluir
    3. O que garanto que vamos ver é militonto na rua defendendo o Alckmin. Quem defende bandido a gente sabe quem é.
      Pode prender, que assim seja.

      Excluir
    4. *que não vamos ver.

      Excluir
  9. Olha o que acontece quando o "criminoso" não é do PT: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pf-desautoriza-seu-delegado-que-defende-prisao-para-os-outros-lideres-temer-alckmin-aecio-etc/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PF acaba de divulgar uma nota para pontuar que a corporação “jamais se manifesta oficialmente por meio de perfis pessoais de seus servidores”.

      “As declarações proferidas são de cunho exclusivamente pessoal, e contrariam o normativo interno referente a manifestações em nome da instituição, razão pela qual serão tomadas as medidas administrativo-disciplinares em relação ao caso concreto. A PF reitera seu compromisso, como polícia republicana, de trabalhar de forma isenta, discreta e apartidária, nos estritos limites da lei.”

      Apenas seguiu o regimento. Sem choro por favor.

      Excluir
  10. "Tô com o Lula e não abro!" (o Carcereiro)

    Anônimo da Silva

    ResponderExcluir
  11. É impressão minha ou o texto do Jordi acabou para dar voz aos anônimos que odeiam o Baço? Ah... se vocês pudessem ver a minha cara de preocupado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baço: beijinho no ombro pra ti!

      Excluir
    2. Ninguem aqui odeia o Baço. Particularmente dou muita risada de você. Petista lunático é minha maior diversão.

      Excluir
    3. Tava bom demais pra ser verdade. Já voltou o fã do corrupto lavador de dinheiro.

      Excluir
    4. Puts, já chegou a piada portuguesa.

      Excluir
    5. Impressão sua Baço e ódio é uma palavra muito forte, geralmente utilizadas por pessoas que a utilizam para justificar o "nós" contra "eles".

      O texto só deu voz aos anônimos que concordaram com o que leram, nada demais.

      Abraço pra ti, boas férias!!!!

      Excluir
  12. Ih ferrou! O Censor chegou! rs

    ResponderExcluir
  13. “E agora?”
    Agora que se dane! O trabalhador tem mais o que fazer do que cuidar da vida de bandido preso.
    (Viu, Foice de SP? Viu, Globo “golpista”?)

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem