sexta-feira, 27 de abril de 2018

Para que servem as redes sociais? Para xingar, mentir, ofender...

POR LEO VORTIS
A internet revolucionou a esfera pública. Pessoas que antes não tinham um meio de expressão, hoje podem ir para as redes sociais ofender, caluniar, xingar, difamar, odiar. Ok... não era essa a ideia original, mas é o que temos. Aliás, as redes sociais também servem para inventar ou reproduzir notícias falsas. É uma casa de loucos, um autêntico vale-tudo.

“Eu estou certo”...
Nas redes sociais, todos acreditam estar certos e ser portadores da verdade derradeira. Autênticos gênios. Até mesmo aqueles que se “informam” de forma preguiçosa e sem critério. Pergunto: você consegue passar um único dia nas redes sociais sem experimentar algum sentimento de vergonha alheia? Não, certo?

“Não tenho dúvida”.
As redes sociais são um lugar onde a dúvida não existe. As pessoas vivem com inabaláveis certezas, mesmo que sejam as coisas mais estapafúrdias. E ai de quem tentar questionar. Enfim, como anunciava Bertrand Russel, “aquilo que as pessoas de fato querem não é o conhecimento, mas a certeza”. Exato, sir.

“Você é burro”.
Já notaram como as pessoas mais tapadas são as primeiras a chamar as outras de “burros” ou ignorantes”. É só dar uma olhada nas caixas de comentários da imprensa ou blogs. O “argumentum ad hominem” (atacar a pessoa e não as ideias) é a lógica mais comum. Discutir com esse tipo de gente é jogar palavras ao vento. Afinal, dois monólogos não fazem um diálogo.

“É mentira, mas eu acredito”.
As “fake news”, as mentiras nas quais a pessoa quer acreditar, devem ser o que  há de pior nas redes sociais. Já notaram o tantão de mentiras que todos os dias circulam por aí? O problema é que as pessoas querem acreditar, porque aquilo justifica algum dos seus preconceitos. Mas tem uma boa notícia. True news. Jimmy Wales, um dos criadores da Wikipedia, está trabalhando numa plataforma que vai publicar notícias neutras e baseadas em fatos reais. “Fake news” não entram.

Aliás, deixo aqui alguns conselhos práticos para evitar as fake news. Não interessa para muitos, mas lá vai:
1 – Ver se o URL (o endereço da página) é de uma fonte credível.
2 – Verificar a data, porque há muitas notícias velhas que são requentadas.
3 – Pesquisar se alguma fonte jornalística credível (jornal, televisão, rádio) também está falando no tema.
4 – Pesquisar no Google – usando as palavras-chave certas – para ver se o tema é debatido em outros meios. Usar o mesmo procedimento para saber também os nomes das pessoas.
5 – Estar atento à qualidade gráfica dos posts. Na maioria das vezes, as imagens são mal feitas e o visual é ruim (tudo depende da educação visual do leitor).
6 – Tentar perceber se as imagens não são manipuladas ou falsificadas.
7 – Ver se há mais alguém a falar no mesmo assunto.

E agora, você, que achou isto tudo uma grande inutilidade, já pode ir até a caixa de comentários dizer o quanto eu sou fraquinho.

14 comentários:

  1. Sim, concordo plenamente Leo. Porém, muitos veículos de comunicação, tradicionais, que deveriam ser uma referência credível, tem perdido essa credibilidade nesses últimos anos difíceis que estamos passando. Vivemos uma crise política, econômica e... de confiança?

    ResponderExcluir
  2. Cães são mais valentes atrás do portão aprendi isso com adestrador.
    Nada mais válido que para nós humanos.
    E sem ilusão cada discussão não importa do que for,a bestialidade humana esta lá, escondida em alguns casos principalmente na vaidade e outras as claras no caso do texto.
    Os distanciamento proporcionado pelas redes sociais, as relação interpessoal pobre que vem se desenvolvendo pós aparecimento desses meios fez nos meio covardes,e impacientes.

    ResponderExcluir
  3. E ah a verdade como diria Nietzsche, é uma mulher e quão desajeitados chegamos perto dela!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, teria alguma recomendação de site de notícias políticas confiável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai. Tem sete recomendações no texto. É só seguir...

      Excluir
    2. Você não entendeu. Perguntei se poderia indicar um site confiavel para ler notícias sobre política.

      Excluir
    3. Tem, Anônimo, aquela revista investigada por receber $ do PT, “Carta Capital”!

      Excluir
    4. O cara travou? Deu pane?

      Excluir
    5. Sério? Alguém acha mesmo que existe uma "bíblia" das notícias sobre política?

      Excluir
    6. Não Baço. A pergunta é simplérrima. Um site confiável de notícias políticas.

      Obviamente já esperava essa dificuldade pra responder.

      Excluir
    7. Ah.. sei o que queres. Então pesquisa "Two Cows Explain Politics" - está no teu nível. (https://www.boredpanda.com/corporation-economies-explained-cows-ecownomics/)

      Excluir
    8. O sujeito defende seu bandido de estimação e se considera num nível superior. Assim são os petistas.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem