sexta-feira, 6 de abril de 2018

Lula, Moro e o momento da guerra simbólica

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Sérgio Moro foi com muita sede ao pote. O timing para a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva é mau e só pode ter sido fruto de pouca reflexão. Ou pela obsessão de ver o ex-presidente atrás das grades. Lula da Silva já veio a público dizer que considera a prisão um “sonho de consumo” do juiz. Faz sentido. A ordem de prisão foi a mais rápida entre os réus soltos da Lava Jato. É vapt-vupt. 

A história não tem fim à vista. Lula pode ser preso num dia e solto no outro. O imbróglio jurídico ainda não acabou e não se sabe o que vai acontecer. Nem quando. O fato é que o julgamento tem sido político e, neste momento, retiradas a Lula as hipóteses de recorrer em liberdade, a questão passa a ser eminentemente política. A política é a praia do ex-presidente e isso recomenda um olhar atento para as decisões deste dia.

Há muito mais em jogo do que simplesmente trancafiar um ex-presidente. Hoje será o dia D de uma batalha simbólica capaz de marcar os acontecimentos dos próximos tempos. Mais do que a prisão, hoje estarão em jogo as palavras, as ações e, principalmente, as imagens. O país tem um encontro consigo mesmo. O futuro do vai ser influenciado pelos símbolos que este dia venha a produzir.

Não é por respeito que Sérgio Moro proíbe o uso de algemas. É uma estratégia. Retirar as algemas da narrativa deste dia é apenas uma artimanha campônia. O juiz sabe que a imagem de Lula algemado pode criar uma semântica muito poderosa, capaz de fugir ao controle do golpe. Diz o velho adágio que uma imagem vale por mil palavras, mas neste é muito mais do que isto.

Outra patranha do juiz é a de que Lula deve se entregar por moto próprio. É claro que isso facilitaria em muito a vida de Sérgio Moro. Ele sabe que o ex-presidente vai estar cercado de seguidores e que abrir caminho entre a multidão poderia ser o estopim para a exacerbação dos ânimos. O risco de que a situação se inflame é muito elevado nestes tempos de polarização política.

Resistir ou se entregar? Lula pode fazer o jogo do juiz e agir de forma republicana. Ou seja, fazer o que Sérgio Moro determinou. O problema é que ser republicano não tem funcionado. E isso implicaria perder a batalha simbólica. Se o julgamento tem sido político – com o objetivo último de afastar Lula da corrida presidencial –, o ex-presidente pode assumir uma ação política e partir para a resistência pacífica.

O que isso quer dizer? Ora, Lula pode simplesmente ficar onde está e esperar pela ordem de prisão. É preciso ter em atenção que, nos dias que correm, a percepção torna-se muito mais importante que a realidade. As batalhas políticas são, antes de tudo, batalhas simbólicas. A semântica que ficará para a posteridade será construída pelas imagens, ações e movimentos das próximas horas.

É previsível que surjam pelo menos duas narrativas, uma no plano interno, com a velha imprensa no papel de partido de oposição, e outra no plano externo, muito mais favorável a Lula. A estratégia do PT de focar os seus esforços na imprensa internacional tem funcionado. O mundo sabe o que se passa no Brasil. E sabe que o objetivo é evitar que o ex-presidente volte ao Planalto.

A narrativa está contra o golpe. Há uma sucessão de fatos que mostram o apodrecimento das instituições no Brasil, incluindo a velha imprensa antipetista. A morte de Marielle. Os tiros na caravana de Lula. A ameaça de quartelada. E agora a prisão de Lula pode ser o corolário de uma imagética que põe o golpe em xeque. É esperar para ver. Minuto a minuto, até às 5 da tarde.

4 comentários:

  1. Sem comentários anônimos. Viram como foi fácil?

    ResponderExcluir
  2. Assim vc está tirando o trabalho dos boca-alugada da imprensa local...mas pra mim está ótimo. Aquele negocio de bater boca já estava cansando. O nível estava muito baixo. Daquela turma q bostejava por aqui, só se aproveitava o Fabio Rosa q é engraçado e parece ser boa gente e mais uns dois ou três que são mais equilibrados, o resto pode jogar no vaso e puxar a descarga sem medo de entupir...era só diarreia.

    ResponderExcluir
  3. Ah ah ah. Anônimos reclamando que liberei o comentário do Lemos. Entenderam? Assim. Mostrem essas carinhas bonitas, anônimos.

    ResponderExcluir
  4. O Lula vai acordar em outro estado, preso e ainda por cima de ressaca! Kkkkkkk

    Anônimo da Silva

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem