segunda-feira, 23 de abril de 2018

Lula continua preso


POR JORDI CASTAN
Lula segue preso e isso é bom para o Brasil e para acabar com a impunidade. Que um condenado por crime comum, depois de ter recorrido até a segunda instância tenha que cumprir a pena é bom e deveria ser o normal, porque mostra que a lei pode ser que seja para todos. O que surpreende é que haja ainda gente que insista em que um político preso é um preso político. O que surpreende é que haja gente que acredite que Delcídio, Dirceu, Palocci, por citar alguns, mereçam seguir presos e que só eles devam cumprir a pena, sem que o chefe da organização criminosa que tomou o poder neste país tenha também que pagar por isso.

Há quem jure de pés juntos que Lula é uma ideia, há ainda quem acredite que ele é na realidade um ectoplasma e que por isso não possa ser encarcerado. Lula desperta paixões, tanto nos que mudaram de nome para homenageá-lo e incorporaram o Lula ao seu nome de batismo, como os que vem nele um ectoparasito que junto com sua quadrilha utilizou o poder para parasitar o país.

A prisão de Lula é um passo no caminho do combate à corrupção, um passo de gigante ao mostrar de forma clara que ninguém está acima da lei, mas quando há tantos outros soltos, livres para ir e vir e pior ainda, livres para se candidatar a um cargo eletivo no próximo outubro, a impressão final é que a corrupção no Brasil não tem data para terminar, que está fortemente enraizada na sociedade em todos os níveis e segmentos e que uma parte da população, não é corrupta por princípios e sim por falta de oportunidade.

Espanta a virulência e a agressividade com que os acólitos adoradores de Lula defendem com unhas e dentes seu corrupto de estimação. A participação da maioria dos deputados, governadores e senadores, na sua maioria do PT em atos públicos de apoio ao ex-presidente preso, tem sido ou serão pagos com recursos públicos, o que é uma ilegalidade e uma imoralidade. Ainda que falar de imoralidade entre gente de tão poucos e tão elásticos princípios seja uma autentica perda de tempo. A maioria não sabem o que sejam princípios e os poucos que sabem não os praticam.

É preocupante o nível de agressividade de lado e lado. Preocupante que haja no judiciário um núcleo duro empenhado em que Lula não cumpra a pena, a que tem sido condenado, preocupante que a desfaçatez seja a prática comum na hora de argumentar e que fascista seja o adjetivo mais usado para desacreditar ou atacar a quem pensa diferente. Não deveria ser necessário lembrar que os mais acusam aos outros de fascistas são os que mais demostram um comportamento fascista e autoritário. 

Em tempo dois comentários sobre o circo em que estão querendo converter a prisão de Lula. O primeiro que a legislação estabelece claramente quem pode e quando pode visitá-lo, quem não respeita a legislação esta só querendo chamar a atenção e buscando tumultuar. A segunda que governadores e senadores que mostraram tanta rapidez em conhecer as condições da sala em que o ex-presidente está preso não tem mostrado o mesmo interesse em conhecer as condições dos presídios dos seus estados o que deveria gerar uma reflexão dos eleitores e evidencia o caráter partidário e circense de estas visitas e movimentações.
Alias é bom lembrar que a sala que ocupa não é para que receba visitas e de entrevistas, presos devem seguir as regras do lugar em que estão encarcerados e receber amigos, dar entrevistas ou sair de passeio não são atividades permitidas para alguém que cumpre pena.

A cada dia que Lula passe preso, o mito se desfaz um pouco e fica mais evidente que era só um ídolo de barro. Como disse Vargas Llosa nesta semana passada, Lula não está preso pelas coisas boas que fez em quanto foi presidente, está preso pelas coisas erradas que fez.

12 comentários:

  1. A cada dia que teu amigo Tebaldi fica solto, isso é bom para o Brasil e para acabar com a impunidade.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Tebaldi? Você andou bebendo, comendo cogumelos alucinogenos, ou é de outra galaxia?

    ResponderExcluir
  3. Baço vai ficar de mal com você Castan. Tome cuidado!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom artigo. O que me surpreende é este povo querer um corrupto solto, por que tem aqueles corruptos, que a justiça ainda não alcançou.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
  6. Captou a excencia, nem vou mais postar em outros artigos, pois disse tudo que penso.

    ResponderExcluir
  7. Lula continua preso e o frio está chegando em Curitiba. Dale São Pedro.

    ResponderExcluir
  8. Lula continua preso e lidera as pesquisas eleitorais....até um poste sabe que a prisão foi lawfare.. com Supremo e com tudo....Jucá, Renan, Padilha, Temer, Aécio, Moreira Franco, Ana Amélia, Bolsonaro (sim, ele recebeu da Odebrecht) continuando soltos, impunes e zombando da fanática perseguição contra o PT. O "mecanismo" era muito maior do que qualquer partido, era a própria cultura política do país. Para alguns isso não importa. O que importa é excluir politicamente um único partido. Para tudo continuar como sempre foi.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que tem em comum em todos esses que você mencionou?? FORO PRIVILEGIADO. Não desanime e vamos pra rua.

      Excluir
    2. O foro até pode ser privilegiado.....mas o julgamento de crimes não.....a cultura da impunidade dos poderosos é que precisa acabar.

      Excluir
    3. Ana Amélia e Bolsonaro não receberam da Odebrecht. Não leve para a lama onde estão os seus políticos de estimação aqueles que nada devem à Lava- Jato.

      Excluir
    4. A véia da Odebrecht recebeu da Braskem...e alegou que foi do partido...o Bolsonaro recebeu R$ 200 mil.......disse que foi doação eleitoral.....o PP é o partido mais corrupto do país...criou o mensalão impondo exigências financeiras para apoiar a "governabilidade" e administrava o caixa do Youssef no Petrolão, no esquema do Paulo Roberto Costa com o Janane....Maluf está preso.....Pizollatti....Augusto Nardes do TCU.....é o Partido mais envolvido na lava jato........um dos que mais tem políticos condenados.....partido corrupto.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem