terça-feira, 17 de outubro de 2017

O que fazer com o golpe?


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Um olhar mais curto permite dizer que o golpe foi um sucesso. Afinal, o objetivo foi alcançado: derrubar Dilma Rousseff e levar os golpistas ao poder. Mas parece que não foi suficiente. Se é fácil tomar o poder, mais difícil é mantê-lo. E é aí que o sol queima o vampiro. Porque vai ficando evidente para os brasileiros, cada vez mais, que o golpe tinha o objetivo de proteger os corruptos. E não o contrário, como foi o discurso da época.

Em pouco mais de um ano, a ideia de que “não foi golpe” caiu de podre. Os “negacionistas” são cada vez mais raros e resumem-se aos amblíopes políticos. Diz a frase surrada que contra os fatos não há argumentos. E os fatos confirmam, no dia a dia, o que qualquer pessoa com dois dedos de testa já sabia e que, aliás, havia sido antecipado na frase do senador Romero Jucá: “tem que mudar o governo para estancar essa sangria”.

Os fatos vêm em catadupa. O mais recente foi protagonizado pelo operador financeiro Lúcio Funaro, que entregou Eduardo Cunha. Segundo a delação premiada, o ex-deputado teria recebido uma verba de R$ 1 milhão para comprar votos pela destituição de Dilma Rousseff. Alguém duvida? A patranha é tão evidente que que os advogados da ex-presidente já anunciaram o pedido de nulidade do processo de impeachment. Deve dar em nada, claro.

O golpe está a está a se esboroar e o atual Executivo é um bom retrato disso. O presidente está refém do próprio golpismo e dos fatos que isso acarreta: enfrenta a falta de credibilidade, é incapaz de convencer da sua legitimidade e, acossado por sérias denúncias de corrupção, tenta negociar a própria sobrevivência. Parece uma comédia, mas na realidade o país vive uma tragédia: o entreguismo tem sido uma marca destes tempos.

O Congresso Nacional, formado em sua maioria por corruptos dispostos a tudo, inclusive salvar o couro de Michel Temer, demonstra não ter escrúpulos. Mas tudo tem um preço, claro. Nem é preciso ir longe. Lembram das denúncias de corrupção no caso das propinas pagas pela JBS? Diz a imprensa que a operação “salva Temer” exigiu cerca de R$ 17 bilhões, em emendas e perdões de dívidas. Dinheiro do bolso de quem?

E por fim temos o Judiciário no fundo do poço. O poder de onde deviam emanar as garantias do estado de direito tornou-se um sorvedouro de dinheiro, um mundo à parte que flutua acima dos cidadãos comuns. O STF, por exemplo, é formado por deuses num Olimpo próprio. Não por acaso perdeu o respeito da população. E o pior: não consegue se livrar do estigma de estar superpolitizado (superpartidarizado, mesmo).

Mas há quem ainda espere pela estocada final: tirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do caminho das eleições em 2018. Essa seria a segunda parte do golpe: evitar Lula e acabar com o PT. E mesmo que isso viesse a acontecer, ainda assim o golpe seria um fracasso. Porque os golpistas não conseguiram se tornar alternativa para ocupar esse vazio. Foram com muita sede à jugular da nação e com isso fecharam a tampa do próprio caixão.

Enfim, o que o golpe conseguiu foi transformar o país numa imensa distopia. Pobre Brasil.

50 comentários:

  1. Uma pergunta: A delação do Palocci vale tb?? O PT até ontem era contra delação e agora??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quer saber sobre o que o PT é contra ou a favor, melhor perguntar para o PT. Eu só respondo pelo que escrevo. Passar bem...

      Excluir
  2. Espera, para tudo e chama a NASA!

    Primeiro: não foi golpe porque não houve nenhuma ruptura institucional, os deputados votaram duas vezes, os senadores votaram duas vezes, o STF chancelou e a “rainha da intelingêntsia” foi a apeada por crimes políticos, como define a CONSTITUIÇÃO. O único golpe foi aos 47’ do segundo tempo, quando Levandowski fatiou a sentença.

    Segundo: agora os delatores falam a verdade, petistas? Ué, não eram os delatores aqueles “desesperados para conseguir qualquer benefício incriminando inocentes?” Ou quando a delação é contra “eles” é legítima, mas contra “nós” é o contrário?
    Patético!

    Terceiro: e Dilma? Quer usar a delação terceirizada de Funaro, que disse que Cunha comprou votos favoráveis ao impedimento? EU quero usar a delação do próprio Joesley (o campeão do BNDES!), que disse que o PT usou dinheiro sujo para comprar votos contrários ao impedimento para manter essa... senhora longe da política. Ou não se lembram do Lula cafetão no quarto de hotel em Brasília a comprar deputados com $ sujo?

    A esquerda desonesta...

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blá blá blá... vai chupar uma meia, Eduardo.

      Excluir
    2. O garbo costumeiro da esquerda agonizante!

      Excluir
    3. Não chupa muito, Eduardo, porque tem mais um na fila.

      Excluir
  3. A propósito, se eu fosse esquerdista, mas um Esquerdista com “E” maiúsculo, portanto burro, desinformado, atrasado, fascista, ditatorial, patético, eu preferiria a Dilma de volta no governo, ué.
    Não foi a Dilma a “injustiçada”, a “apeada por golpe”? Então, que o PT apresente Dilma para o governo de 2018, ora!

    Mas o governo Dilma foi um desastre, né, esquerdistas? Mas vale colocar um heptaréu e condenado para governar o país das bananas que apoia ditaduras.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu disse: "vai chupar uma meia". Qual das quatro palavras não entendeste?

      Excluir
    2. Ver o Baço ser humilhado é muito engraçado. Por isso que eu gosto do chuva ácida, é até melhor que o DCM. kkkkk

      Excluir
    3. Estou humilhadíssimo. Cheguei em casa tão chateado que tive que afogar as mágoas num copo de vinho... nacional.

      Excluir
  4. Interessante, numa semana onde também se fala da delação do EX-Deputado Pedro Correa, onde o mesmo afirma os esforços do Ex-SemiDeus Lula na compra de apoio político do PMDB e as indicações à Petrobrás, nenhuma notinha sequer!!!

    Regra do dicionário lulopetista:

    à favor: Delação
    contra: Ilação

    É a dança da chuva!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar, Anônimo 12:14, que o partido desta senhora já está acomunado com o PMDB (o partido golpista) no nordeste.

      Não está fácil defender a esquerda.

      Excluir
    2. Não Baço. Comenta-se texto com isenção. VC falar de Funaro e não falar de Correa e Palocci, não isenção ou é???

      Discorra sobre Palocci, o maior nome do PT em anos!!! Quando o Semi-Deus ganha honoris pelo mundo vc corre fazer textinho e sobre os inúmeros elogios ao ex-nuncanúmero1doPT???? Nadicas????

      Quer comentários? Vamos comentar!!!

      Excluir
    3. Devias ler o texto na íntegra. Ou pelo menos o título na íntegra...

      Excluir
  5. Rsrsrsrs
    Vamos aos fatos. O próprio Eduardo Cunha em carta escrita de próprio punho afirmou que a sua delação não foi aceita porque o Rodrigo Janot queria que o Michel Temer fosse incluído em situações ilícitas que ele-não-estava-incluso. Foi o próprio que escreveu a carta!!! Se ele está mentindo é um estupido porque a delação dele é muito mais valiosa do que a de Funaro.
    Já Lucio Funaro faz delações que cita Eduardo Cunha. “Eduardo Cunha disse isso...”, “o Eduardo Cunha fez aquilo...”. Funaro está delatando um preso que competiu com ele pela delação privilegiada, não o presidente!

    ResponderExcluir
  6. GOLPE NO BRASIL???
    Só se fala em outra coisa pelo mundo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é só do que se fala. Mas é o que se sabe. Porque por aqui não temos a mídia para fazer o famigerado "brainwashing" (coisa muito século 20).

      Excluir
  7. Partindo da premissa que as palavras são a ponta do iceberg de nossas emoções. O que significa o uso da palavra golpe ? O que esta submerso com uso dessa palavra? Uma espécie de sentimento de sangue azul democrático, de legitimidade? Uma vontade de se sobressair moralmente?
    Tens razão Baço quando fala que é mais fácil tomar o poder que mante-lo, 13 anos no poder sem resistência? Sério, Tinha ilusão que seria fácil se manter.
    Nesse sentido o discurso de golpe da esquerda ganha ainda uma terceira e mais torpe hipótese a vitimização.
    Assim o Pt se transforma na criança mimanada sem seu pirulito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegues ver nada que não seja "PT" versus "qualquer coisa"?

      Excluir
  8. "Parece uma comédia, mas na realidade o país vive uma tragédia: o entreguismo tem sido uma marca destes tempos." (JAB)

    Tenho certeza que o Baço, nessa frase, está se referindo, não só aos acontecimentos desse ano, mas sim ao "conjunto da obra" destes tempos: compra de parlamentares (mensalão), farra das empreiteiras, Petrolão, porto de Mariel, refinaria de Pasadena, compra de Olimpíadas e Copa, etc, etc...

    Certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouviste a expressão "ignorância petulante"?

      Excluir
    2. "São sempre os outros, né?"...

      Excluir
    3. Desculpa. Foi uma mancada minha. É ignorância petulante e anônima.

      Excluir
    4. Ignorância petulante?
      Ué!? Inventei algum dos fatos citados acima?
      (anônimo 15:10)

      Defender a esquerda está cada dia mais difícil pra esses grandes "intelectuais"!


      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    5. Diz aí. Viver aí nesse teu mundinho é tão chato quanto eu imagino?

      Excluir
  9. Tipo a esquerda esta do lado do bem? Ou qual é o lado do bem? Isso que quer falar? O golpe vai contra seu bem maior a democracia? E eu o tapado só consigo odiar o pt? É nisso que quer chegar? De novo numa acusação moral ? Pq td debate político se transformou para os que tem olhos e ouvidos num debate moral.
    Minha crítica é moral, e o pt representa a esquerda desse lado apenas, que não aprendeu a viver no pantano, no lodaçal da experiência humana pra se livrar da vaidade. Só com o convívio com o que há de mais de tenebroso em nós é que podemos nos dar a misericórdia. A reconciliação do indivíduo com o mal do mundo. Esquerda ainda não tem uma teodicéia.

    ResponderExcluir
  10. Repete “golpe” um milhão de vezes que ele se torna realidade. Fiz isso e ganhei na loto. É só ter fé e perseverança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repete “cérebro” um milhão de vezes que ele se torna realidade. Se fizeste isso e ganhaste na loto, é só ter fé e perseverança.

      Excluir
  11. Pô! Deixaram o Baço sozinho?
    Cadê a militância, o Lemos, o Domingos e tantos outros "iluminados"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz. O Chuva Ácida é tão importante na tua vida que até tens os teus ídolos por aqui...

      Excluir
    2. Sim claro. Adoro esses comediantes!

      Excluir
    3. Entenda isso como um serviço social do blog: entreter a patuleia ignara. Não precisa agradecer, porque temos sentido de missão.

      Excluir
  12. Acho q é esse é o que descobriu meu face e não para de fazer propostas indecorosas via inbox, impublicáveis . já bloqueei mas o bunda gulosa muda o perfil...eu hein..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, quanta maturidade!!! Quantos anos tens??? 12!!!

      Excluir
    2. Eu havia chamado o Lemos, pejorativamente, de "iluminado". Aí ele vem com mais esse "brilhante" comentário,... e não deixa mais nenhuma dúvida!

      Excluir
  13. Alguém precisa indicar a caixa de comentários do Chuva ao Aécio e ao Temer. Eles ficarão felizes em encontrar tanta gente a acreditar que eles são inocentes e disposta a defendê-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimimi Aécio, mimimi Temer...
      Por mim que vão o dois presos juntos com Lula e Dilma.

      Mas há um detalhe: entre um bandido com equipe econômica medíocre e outro com equipe econômica excelente, fico com o segundo como presidente até 2018!

      Excluir
    2. Quem tá defendendo Aecio e Temer??? Cadeia já para todos estes corruptos, sejam eles quem for... e aliás Bauer nunca mais.

      Excluir
    3. Adoro esses malabarismos verbais de quem tem bandido de estimação. Até porque, como se vê, a equipe econômica excelente tem feito um excelente trabalho, com o perdão da redundância.

      Excluir
    4. Não sejas cético, Clóvis. É claro que com essa equipe econômica o Brasil vai desbancar China e EUA como maiores economias mundiais.

      Excluir
    5. Porra, bandido de estimação não, né, Clóvis. Bandido de estimação vocês vão votar em 2018, se não estiver na Papuda.
      Essa pecha é de vocês!

      Excluir
    6. "Adoro esses malabarismos verbais de quem tem bandido de estimação."
      kkkkkkkkk kkkkkkkkk kkkkkkkk kkkkkkk kkkk mas é muita cara de pau... na boa, superem isso, enxuguem as lágrimas, deem uma caminhada, respirem ar puro, chá de camomila...

      Excluir
    7. Pois é Baço, estávamos nesse caminho. Tivemos até Pibão (sic)!!! Aí veio o golpe, o Temer fez um rombo orçamentário de 160 bilhões e a coisa degringolou!!!

      Excluir
    8. 14:37, em quem eu vou votar em 2018?

      15:50, uma das poucas coisas legais desse lodaçal em que estamos atolados, é poder esfregar na cara de vocês o que eu sempre soube: vocês adoram defender seus bandidinhos de estimação.

      Excluir
    9. Chá de camomila, clóvis, uma boa caminhada, respira fundo...

      Excluir
    10. Nunca vi a turma do Verde e Amarelo fazer vaquinha pra pagar Fiança!!!! Agora, a turminha de vermelho já vi sim!!!! Quem tem bandido de estimação mesmo????

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem