quinta-feira, 11 de maio de 2017

Lula, Moro e Lava Jato: o perigo mora ao lado

CHARLES HENRIQUE VOOS
Após o circo midiático ocorrido em Curitiba no dia de ontem (9/5), podemos contar as migalhas que restaram. Lula não foi preso, como os eufóricos paneleiros ansiavam, e ele não conseguiu dar uma "lição de democracia" no juiz, como petistas aguardavam. Foi um embate de pesos pesados - de um lado um capital político poderoso e, de outro, um personagem criado como super herói pela grande mídia e redes sociais - que culminou em um perigoso futuro, pois pode dar margem para terceiros se aproveitarem alimentados pelas indefinições ad infinitum que tríplex, delações, empreiteiros e prisões de "operadores estruturais" causam no cenário político.

Nesse jogo histórico de realinhamentos de posturas de nossa democracia, não existem rupturas. O Brasil vai sendo como pode ser, ou aos "trancos e barrancos", como já diria Darcy Ribeiro e traz consigo convergências de perigosas posturas. A independência, a formação da república, o estado novo, as diretas já e os impeachments são provas fieis disto. A "Lava Jato" pode ser a força motriz que novos grupos conservadores precisam para lançar nomes e propostas conservadoras para o país.

Enquanto as esquerdas divergem, e boa parte delas apela para o saudosismo de Lula como solução (Lula nunca conseguiu romper como prometido), a proposta que vai surgindo e ganhando a boca dos principais arquitetos dos realinhamentos é interessante, especialmente para os mais ingênuos e órfãos de novos heróis. Como os petistas "destruíram" o país, os políticos opositores a eles estão tão sujos quanto e a justiça pouco consegue fazer na terra dos milhões de Cunhas, nada melhor que lançar nomes "de bem", de empresários famosos a apresentadores de TV ricos e sucedidos. Pois eles são pessoas que "fazem o Brasil prosperar" e ajudam os mais pobres com empregos, visão e caridade.

Dória nem imaginava o quanto seu nome estaria cotado neste pré-2018 quando foi lançado candidato a prefeito, há alguns anos. Muito menos que conseguiria dar uma arrancada monstruosa que o levasse à vitória na capital paulista. O efeito Trump e o enfadonho Moro contribuíram para que o tucano fosse apresentado como solução. Até Roberto Justus e Luciano Huck surfaram na onda, com maior ênfase para o global. Ele gostou de brincar de eleições, e sabe como poucos que democracia é um quadro cheio de segundas intenções, nos moldes da "tiazinha" e "feiticeira" dos tempos de TV Bandeirantes.

É por isso que o perigo mora ao lado. Não está nos "petralhas" e nem na "república de Curitiba". Está naqueles que sempre encontraram falsas soluções mágicas e fantásticas para o país, sobretudo em momentos de crise e nebulosidade. Enquanto o país se divide por uma fantasia de democracia, os ratos vão tomando os porões dos espaços de decisão do poder, local onde está sentado o seu rei-mor, pronto a se sacrificar pelo bem da ninhada que há séculos domina e impede as autodestrutivas rupturas para sempre se aproveitar do poder.

16 comentários:

  1. Bem Charles, não acredito na justiça. Ou diria melhor penso que a justiça serve para organizar nossas vinganças sem nos auto destruir. Uma forma de redenção para o mal que nos assombra. Nesse sentido penso que a lava jato é única forma de todo esse processo não descambar para uma espécie de queda da bastilha. E a democracia se manter, sem barbárie. Fora disso as coisas guardadas, os sentimentos reprimidos de ambas as parte se acumularam até aonde difícil dizer.

    ResponderExcluir
  2. Sabemos que Charles Henrique Voos votará em Lula (seu bandido preferido) em 2018, já que nomes não envolvidos com a justiça representariam o "novo" e o desconhecido é temeroso. Um voto ao establishment!

    Próximo!

    ResponderExcluir
  3. O Lula é inocente. Quem aprontou toda a confusão foi a falecida dona Marisa.

    ResponderExcluir
  4. Charles Henrique Voos bom dia. Além de ter lido um texto muito bem redigido e sobretudo, pontualmente analisado vejo mais incertezas que riscos. Pois, independente do nome cogitado (Justus, "Injustus" ou etc), qualquer um deles cumprirá um mandato político sob as cores "azul" e "amarela". E, sabe-se que estas cores conduzem para um estado de ordem neo liberal. Que, por sua vez, conduzem para interesses de atores da macro economia. Que, por sua vez ... bem, o resto da história você conhece. Seremos por assim dizer .. um Brasil governado menos direcionado aos "miúdos" e totalmente direcionado aos "graúdos" (como se diz em Portugal).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podia continuar: "que, por sua vez, trás investimentos privados. Que, por sua vez, gera empregos. Que, por sua vez, gera riquezas. Que, por sua vez, melhora a qualidade de vida de todos".

      Excluir
  5. Só lembrando que o réu tem as prerrogativas do silêncio e da falta da verdade. Um assassino pode negar até o último momento.

    Porém as testemunhas e colaboradores estão sob o juramento da lei e não podem mentir ou omitir sob pena de prisão ou manutenção da pena.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto #MoroPersegueLula as urnas estão grávidas de Lula. Cá para nós, enfrentar as "novidades" Bolsonaro, Dória e Huck é até covardia

    ResponderExcluir
  7. Mas é tanta contradição e mentira que o Lula está me convecendo que é de esquerda...

    ResponderExcluir
  8. Com base nas informações e fatos até o momento apresentados, alguém acredita na inocência de Luiz Inácio Lula da Silva?

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que Lulla nao estudou e detesta ler e refletir. Talvez tenha memória... mas ao mesmo tempo é esquecido. Quem arquitetou este personagem, foi sábio... mas fugiu de seu controle.

    ResponderExcluir
  10. As coisas estão muito claras. Não é preciso ser juiz para seguir as denuncias e encaixar as peças, basta “ter três dedos de testa” e um punhado de honestidade. Se codinomes como “Amigo”, “Chefe”, “Italiano” e “Pós-Italia” não são indícios de uma organização criminosa, uma máfia no seio do executivo que perdurou por 13 anos, a Cosa Nostra siciliana tem de mudar de adjetivo.

    O desesperador é ainda ver pessoas com nome e sobrenome e acesso à informação defendendo abertamente os culpados. Por qual tipo de esquerda essas pessoas querem ser representadas? Pela “esquerda” de Lula, Gleise, Lindberg? Se o PT, que chama criminosos julgados e culpados de “presos políticos” é a esquerda que essas pessoas procuram, estão fodidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No início da operação lava jato acreditei que seria o que todos esperavam com anseio, um bravo que contra tudo de errado e contra todos fora das leis seria a mão do carrasco no cumprimento da lei, (carrasco só cumpri a lei nada a mais ou menos ) com o passar das operações ficou explícita o braço de partidos que tem grandes personalidades no judiciário e a ideologia partidária prevaleceu e o que era esperança do povo e de muitos ainda virou uma oportunidade para trocar os poderes sem pudor e a qualquer custo, o preço estamos pagando e a cada dia que passa fica evidente que existe uma lei serve pra uns e pra outros e abuso e os amigos se protegem abertamente se colocando rígido contra os adversários partidário e se desqualificando a lei quando se referea seus pares, moro faz a parte que lhe cabe e sabendo o stf acovardado atravessa a fronteira da legalidade sem se preocupar com o peso da balança judicial. Resta pouco ao brasileiro em que e no que acreditar .

      Excluir
  11. Aos esquerdistas habitues desse blog, que ainda contestam as provas do MP contra o ex-presidente Lula, eu ainda quero crer em ingenuidade,... por mais absurdo que isso ainda possa ser! Sim, pois caso o contrário, só lhes resta o mau-caratismo mesmo!

    A esquerda agoniza!

    ResponderExcluir
  12. O perigo mora ao lado e tem nome Marina Silva !!! Tem capital eleitoral de 22mi de votos e está quietinha no seu canto !! Vai agregar seus votos mais o da esquerda traída...

    ResponderExcluir
  13. Mudando um pouco de assunto...

    Estão liberadas as delações dos marqueteiros de Lula e Dilma e o resultado é aquilo que todos nós desconfiávamos, porém com detalhes que nem um roteirista de filme B conseguiria arquitetar (caixas de emails não enviados, dinherama em caixa de sapato entregue em shopping, enfim, coisas bem estranhas e cafonas, mas típicas de gente sem-vergonha com sensação de impunidade). Pois é, hoje os 2% dos esquerdistas honestos estão ruborizados, os demais estão revoltados com casal cagoete.

    Aí vão dois spoilers:

    Lembram, petistas, quando Dilma resolveu retirar o Vacari da organização de sua campanha política? Pensamos todos (até eu!) “hum, é fraquinha, mas parece minimamente honesta...” PEGADINHA DA MALANDRA!!!! Segundo o casal de marqueteiros, Dilma tirou Vacari porque o dinheiro recolhido junto as empreiteiras (que era de conhecimento dela) era distribuído para outros candidatos petistas.

    Sobrou até para o Nakamura (o cabeleireiro) que delineava o capacete de Dilma, e cobrava caro por isso!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem