segunda-feira, 10 de abril de 2017

Um paulistano perdido no trânsito da Joinville das maravilhas


POR JORDI CASTAN




Na quinta-feira, falei com um paulistano que vinha para Joinville no voo da TAM. Questionou o meu posicionamento crítico frente a atual administração. Disse que lia meus textos aqui no Chuva Ácida e que achava que havia exagero da minha parte. Insinuou até que haveria uma perseguição implacável à figura do gestor municipal e que isso tirava credibilidade aos meus textos.

Depois da conversa no aeroporto, cada um tomou o seu caminho. Eu peguei um uber até casa e ele alugou um carro para poder fazer todas as visitas que tinha agendadas para o dia. Algumas horas depois, recebi uma mensagem que gostaria de compartilhar aqui com os leitores.

Eis:
Me desculpe, achava mesmo que você exagerava nos seus posts no Chuva Ácida. Mas agora, depois de ficar por mais de 30 minutos parado no Iririú para avançar míseros 50 metros, acho que seus textos não refletem o caos em que a cidade está mergulhada. Depois de recolher o carro, e me dirigir ao centro da cidade por um trecho de avenida duplicada, me deparei com uma obra e uma placa indicando simplesmente 'desvio'. Nenhuma sinalização de segurança, nenhum guarda, nenhuma indicação de qual o caminho a escolher, se o da esquerda ou o da direita. Optei por seguir o maior fluxo. Pela rua Tuiuti. Uma rua estreita, esburacada e saturada pelo trânsito adicional que está recebendo. Em ambos os lados, comércios em toda a sua extensão, carros entrando e saindo, manobrando e o trânsito mais parado que avançando. Há um supermercado Rodrigues e, a partir dele, tudo estava parado. Em todo o caminho até chegar à rua Iririú, tampouco tinha algum guarda ou indicação de qual era o caminho a seguir para chegar ao centro. E nenhuma informação de qual era o bairro em que me encontrava. O asfalto em péssimo estado, sem sinalização horizontal e praticamente nenhuma placa de rua que me orientasse ou me oferecesse alternativas.

E prossegue.
O trânsito cada vez mais lento até parar completamente. O caminho tinha se convertido num estacionamento gigante. Esperava que a qualquer momento soasse uma música e vivesse a cena inicial do filme La La Land. Menos o dia ensolarado e o céu azul, o resto do cenário era o mesmo. Dezenas - provavelmente centenas - de carros parados, sem possibilidade de outra alternativa que seguir parados aí à espera de um milagre. Depois de mais de 30 minutos para percorrer uma quadra, cheguei ao cruzamento das ruas Iririú e Piratuba. Soube depois que a obra esta parada faz semanas que esta obra se alastra há meses. Se me ocorreu perguntar quem teria tido a ideia brilhante de jogar todo o trânsito dos bairros Aventureiro e Iririú, numa única pista. De novo nenhum guarda para orientar o trânsito, ninguém para por ordem. Um caos total. O que mais me surpreendeu foi a letargia dos motoristas. Nenhuma reação, todos como abobados. Parados por horas a fio, perdendo horas de trabalho, gastando combustível, numa situação que se alarga por meses sem que ninguém se importe. É um descaso. Uma vergonha.

Mas não é só.
“Fiquei pensando em como teria sido fácil organizar melhor o canteiro de obra no 'elevado' da Santos Dumont. Na verdade nem é propriamente um elevado, são dois morros de terra compactada com umas vigas pré-fabricadas. Convenhamos, é uma obra menor e não deveria criar tanto caos. Dei-me conta que é unicamente um problema de falta de gestão. Um gestor minimamente eficiente deveria ter previsto o que aconteceria e deveria ter tomado medidas para evitar uma situação como esta.

E finalmente...
“Falta sinalização indicativa. Falta cumprir as normas mais elementares de segurança. Faltam guardas. Falta planejamento. Faltam alternativas. Falta capacidade de execução. Falta tudo nesta cidade. Fiquei com saudade do trânsito de São Paulo que até hoje achava caótico. Descobri que há cidades com um trânsito muito pior. Siga escrevendo e mostrando a inépcia desta gestão. É incrível que ainda há gente que não saiba, eu mesmo achava que não podia ser verdade. Não só é verdade, se não que a realidade é muito pior.

É a Joinville das maravilhas...

7 comentários:

  1. É meu caro, eu passei por isso, infelizmente tenho que usar via que vai aeroporto regional da cidade, pra chegar em cidades que dizem que são e esta um caos, mais que poderia ser pior ainda esta ficando alento parece que faz parte cotidiano da cidade, e esses vereadores se curvaram na tal situação e não estão nem ai, parece tudo normal, nenhuma placa indica nada, quando fui outro dia para tal caminho, vi um veiculo em plena contramão da tal avenida que vai ser ser duplicada, por hora é apenas monte de bagunça, coisas jogadas e abertas pra todos os lados, e amanhã aquele que governador e quer ser senador, vai visitar o que mesmo, e pior de tudo que esse povo aqui aceita tudo quieto, não temos oposição jornais estão calados falando apenas coisas banais, fazendo propaganda da obra rio mathias que não tem nada dizendo que vai funcionar realmente, e prefeito vem dizer que teremos mais obras, ainda, prefiro acreditar que mais um 171, enquanto isso pra quem usa linda avenida resta prejuízo, seja pneus e amortecedores, além de ter que lavar seu veículo, pois aqui à água tõ barata, taxa esta mesmo valor da cidade grande de São Paulo, que tem água apenas de chuva e represa, esse mesmo turista ou investidor certamente ganhou parada, e não deverá voltar tão cedo, e jamais vai investir ou indicar alguns investidores pra maior cidade da região norte, maior péssima administração, onde todos seus secretários unidos pela pior gestão que se tem conhecimento, isso é apenas opinião dele em um trajeto imagine se for nos bairros, onde nosso prefeito esta forçando a barra, dizendo que motoniveladora esta quebrada, e que vai fazer licitação pra arrumar, e de outro lado tem vereador fazendo interligação com poder público para tal adesão da lajota, somente Xoinville, e bairro Fila Nofa, somente aqui que acontece isto!!Politiquinho!! Eu logo vou embora para sempre, não quero lembrar desdas coisaradas de pessoas que pensa pequeno!! De cidade que parou no tempo!!

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil dizer que o povo, e para povo, eis o grande culpado disto, e isso ai que esta, é mais trabalhoso dizer pra quem vem de outras cidades grande iguais a nossa, obras que viram 24 horas, onde obras não param, principalmente pela falta de liquidez do município, a única renda e dos radares, e dos guardas escondidos, que não orienta nada, lugar nenhum, da outra vez gestor ganhou porque disse que ia doar seus salários, e fazer 300 km, entre outras itens é tem quem acreditou, nesta nova etapa, e nesses 100 dias passado desse gestão, muitos prefeitáveis fizeram verdadeiras revoluções, e nossa querida Joinville, aquela das flores que não existe somente em memoriam, tal prefeito empresário não realizou quase nada, pois bem essa obra vai se arrastando pior que bicho preguiça, além do prefeito não sorrir, ele dita regras, fala de obras futuras, que não sabemos se vão entrar no papel, quanto mais sair; São combinações de estilos, não se aproxima da população que infelizmente deixou ironia no poder por falta de opção, ele diz acorda cedo, pra que até hoje, não entendemos, poeira continua, buracos estão esperando sua vez no acostamento para danificar os automóveis, seus panela de vereadores da base continua com fome de poder, uns já estão falando em eleição pra deputado, pelo meu pouco entendimento de idéias, se promove que faz pelo povo, e pela população da cidade, não especificamente do pessoal da zona sul, onde muitos tiraram sua eleição, lá aparece em demasia, e porque não aparece nesta tão grandiosa obra, tal duplicação ou será que tem algum problema de quem é Pai da obra, vida segue com atrapalhação, prejuízo e pior de prefeito que se esconde em seu gabinete, e de resposta mesquinhas, infundadas quando não manda seu secretários, falar qualquer bobagem, será que ta faltando brita, asfalto, diesel pelo jeito do silencio de todos acho que sim, claro já ia me esquecendo vereadores tem marcar hora com poucos veículos da Cvj, e boa desculpa que vemos sempre!! E vida segue, Viva Joinville!!

    ResponderExcluir
  3. Tudo começa e não termina nesta cidade. Se fosse uma coisa boa, torceríamos para não finalizar. Mas aqui é o contrário, dá a nítida impressão que pelos 4 anos iniciais de letargia e incompetência, o prefeito resolveu começar seu segundo mandato atirando para tudo que é lado. Mesmo sem planejamento, mesmo sem projetos, mesmo sem recursos. A cidade que se dane. O importante é a campanha de 2018, é enganar os trouxas. E como tem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos recordar a campanha do nosso Futuro Senador Raimundo Colombo, porquê as obras começam não terminam em Santa Catarina, ai povo responde porque precisamos eleger incompetentes pra nos enganar,isto que povo adora, veja nossa Joinville, tem trÊs deputados estaduais, ou melhor três e meio juntamente o suplente que hora estão seja mudança de partido, ou por sobra do tabuleiro da Alesc o que eles realmente fizeram Joinville, vamos cidade bem próxima, SjPinhais Pr quantos elevados tem por lá, ? eles são mais eficiente e eficazes ? que Sc. qual segredos deles?

      Excluir
    2. Vamos recordar a campanha do nosso Futuro Senador Raimundo Colombo, porquê as obras começam não terminam em Santa Catarina, ai povo responde porque precisamos eleger incompetentes pra nos enganar,isto que povo adora, veja nossa Joinville, tem trÊs deputados estaduais, ou melhor três e meio juntamente o suplente que hora estão seja mudança de partido, ou por sobra do tabuleiro da Alesc o que eles realmente fizeram Joinville, vamos cidade bem próxima, SjPinhais Pr quantos elevados tem por lá, ? eles são mais eficiente e eficazes ? que Sc. qual segredos deles?

      Excluir
  4. Penso que diante disso tudo podemos extrair pelo menos um aspecto positivo. Estamos finalmente nos deparando com a realidade, primeiro passo para sair da letargia. Políticos oportunistas e espertos por anos a fio rezaram um mantra que tomou conta da cabeça do joinvilense, qual seja: Somos a maior e a melhor cidade de Santa Catarina. E com isso o povo se satisfazia. Pior, achava que tinha mais direitos que as outras cidades do estado, e quando o governador não atendia a choradeira, a culpa nunca era nossa ou dos nossos políticos preguiçosos, mas sempre do Governo Estadual. Penso que finalmente esse ciclo está acabando. Estamos tomando conhecimento das nossas fraquezas e omissões. Acho que boas coisas poderão surgir daí.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem