quinta-feira, 13 de abril de 2017

A Baía da Babitonga pede socorro



POR CHARLES HENRIQUE VOOS
A Baía da Babitonga, importante habitat de grande parte do ecossistema de nossa região, pede socorro, mais uma vez. Está certo que nós nunca cuidamos bem dela, pois sempre colocamos (na verdade, a mando dos gestores públicos) ao seu redor as nossas "sobras", ou aquilo que não queríamos que aparecesse. A poluição e a devastação provocada pelas políticas nefastas de moradia são alguns exemplos. Ocorre que, agora, a Baía está sendo alvo de gigantes investimentos empresariais, o que pode matar, por meio da ganância do capital organizado, o que ainda resta de ambientalmente importante.

Curioso notar como os interesses são velados e aparecem nas entrelinhas. Assim como sempre aconteceu em Joinville, os empresários locais não expõem as suas ideias de forma direta. Fazem isso para esconderem seus rostos, nomes e sobrenomes, ainda mais quando a causa é socialmente sensível como a preservação do meio ambiente. É aí que surgem os lobbies, os grupos de pressão, e todas as ferramentas de ação política que eles fingem não ter, por ser coisa apenas dos "políticos tradicionais", para poder construir a "fábrica da coalizão de consensos". Na história de nossa cidade isso sempre funcionou, pois agrega as mais diferentes esferas da produção social em torno de uma questão. Mais recentemente, foi isso que aconteceu com a LOT, uma lei necessária "para a cidade não parar", conforme vários setores repetiram igual papagaios.

Com esse jogo de discursos, entendemos como se constrói as relações de poder. Aos poucos, a ideologia do empresariado se torna dominante, pois são consensos muito bem construídos, com baixíssima chance ao contraditório, justo porque este é rapidamente desmantelado pelos operadores do jogo. As vozes que aparecem advindas das periferias e dos movimentos sociais não repercutem tanto quanto as vozes anônimas do empresariado. As associações empresariais são perfeitas nesse sentido, pois não expõem suas lideranças em pautas com possíveis rejeições populares. Então, quando algum grande empresário precisa de ajuda, ativa a sua rede de contatos e, no mais alto tom maçônico da coisa, seus interesses começam a repercutir como algo necessário para a cidade.

Sabemos que, na verdade, é necessário para poucos.

Com a Babitonga está começando algo muito semelhante. Como já dito, empresários começam a se articular para a instalação de um novo porto na região da Praia do Forte, em São Francisco. Seria o quarto porto na região, considerando os já existentes e em construção. Movimentos contrários, como o Babitonga Ativa, já se manifestaram sobre os impactos que novos investimentos causarão nos 160km² que compõem todo o complexo natural da Babitonga.

Porém, como contradição aos movimentos, as ideias empresariais começam a estampar as páginas dos jornais. Na maioria das vezes o lobby começa assim:

1. empresários responsáveis pelo investimento são entrevistados dizendo que as obras possuem preocupação social e vão gerar empregos (segue abaixo trecho do A Notícia de 1/4/17)

2. outros empresários, geralmente ligados a associações, corroboram a ideia de que é uma coisa boa para todos (quando na verdade não é). Na mesma edição do "AN", o Presidente da Associação Comercial e Industrial de S. Fco. do Sul é entrevistado e diz que "é claro que respeitamos os pescadores, os banhistas e o meio ambiente, mas não podemos deixar de levar em conta o tamanho do projeto. Ele prevê a geração de três mil empregos diretos e indiretos. É um número muito significativo e que vai mexer com toda a economia da cidade a longo prazo". 

3. como a obra precisa passar por licenças ambientais, colunistas especializados na grande mídia começam a cobrar posicionamentos dos gestores públicos e, quase como uma assessoria de imprensa, reproduzem ideias de "empresários", sem citar nomes, claro. Na edição do último final de semana do "AN", o colunista de Economia, Claudio Loetz, ao indagar o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, embasa a sua pergunta da seguinte forma: "Um tema que preocupa o empresariado de Joinville e da região é a possível criação de área de proteção ambiental na baía da Babitonga". Se é motivo de preocupação, sinal que os empresários (quais?) não querem preservar um dos nossos maiores patrimônios. O Secretário, para variar, não diz nem que sim e nem que não. Fica em cima do muro para não desagradar os populares (defender agressão ao meio ambiente é muito mal visto) e também para dizer aos empresários envolvidos que sentiu o golpe do lobby evidente.

4. se as tentativas pela imprensa não surtirem efeito, começam as conversas diretas com as redes de contatos e os políticos mais importantes que estão envolvidos e/ou possuem maior poder de decisão (ou, ainda, aqueles que mais receberam recursos de empresários em suas campanhas). Não são raras as vezes em que empresários "convocam" gestores para suas reuniões associativas. 

5. se tudo falhar, e o empreendimento ser barrado pelos órgãos públicos, a justiça pode ser acionada. E se engana quem acha que a justiça sempre defende para os mais fracos.

O que vai acontecer com a Baía da Babitonga, não sabemos ainda. Mas, pelo histórico de atuação dos empresários, e pela forte fábrica de coalizão de consensos que está sendo formada, não podemos esperar outra coisa além da permissão do novo porto e os sérios passivos ambientais gerados aqui do nosso lado. Por essas e outras que todos os movimentos sociais de resistência devem ser apoiados e, principalmente, ouvidos. Só o contraditório pode superar o raso discurso de  que empregos são bons a qualquer custo. Não precisamos ser contrários aos empresários, desde que eles respeitem o meio ambiente, as leis e a justiça social.

3 comentários:

  1. Minha família possui uma significativa área de terra na localidade de Gamboa, e já vi que o local está mapeado como área industrial. Seria uma pena a região ser degradada. Espero que não.

    ResponderExcluir
  2. Pq os tais movimentos sociais não reclamam do esgoto que está a Babitonga... A ilha de São Francisco já é mais de 50% preservada... pq não pode ocorrerem enpreendimentos ??? AHhhh pq os Eco chatos e amantes da são chico parada no tempo não querem... certo!!! abç du grego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, pergunta pras vítimas do incêndio na industria de fertilizantes que ocorreu na ilha.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem