quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Formação de leitores críticos é a peça-chave contra o fim dos jornais

POR FELIPE SILVEIRA
Algumas pessoas trataram o fim do jornal Notícias do Dia (de Joinville) como aquela velha discussão sobre o fim do jornal impresso. No entanto, este debate não serve aqui. Afinal, não foi o impresso que fechou, mas o jornal inteiro. Cabe a nós, portanto, conversar sobre algo mais grave que o fim da circulação do maço de papel. A discussão que vale é sobre nossos novos hábitos para adquirir informações e tomar decisões a partir delas.

O colunista José António Baço abordou alguns aspectos que explicam o fim do ND aqui no Chuva Ácida. A falta de um bom produto jornalístico certamente contribuiu para o apequenamento e a extinção do jornal. Havia, sim, ótimas matérias e ótimos jornalistas (que passaram e ainda estavam por lá), mas um jornal precisa de mais do que isso. Precisa mostrar, todos os dias, que é um defensor do público, que é uma pedra no sapato dos poderosos e que é uma fonte de informação de primeira para o leitor. E infelizmente os jornais não são assim. O diagnóstico do Baço sobre as elites e os jornais é certeiro.

Mas eu quero abordar outro aspecto sobre a falta de leitores com uma pergunta: qual é a responsabilidade de uma cidade (sociedade) quanto a formação de leitores?

São novos tempos e o problema da “pós-verdade”, a palavra do ano passado de acordo com o dicionário Oxford, não é só nosso. Mas uma sociedade precisa resolver seus problemas à medida que eles aparecem. As pessoas cada vez mais se desinformam por páginas mal intencionadas ou simplesmente mal feitas. Cada vez mais se desinformam pela imensa atenção que se dá a questões menores da vida. Cria-se uma falsa impressão de que a sociedade está bem informada pela quantidade, mas há um sério problema qualitativo. Sou um defensor das redes sociais e me informo por elas também, mas é inegável que elas agravaram a situação informativa no país e no mundo, trazendo sérias consequências políticas. O mercado de mentiras é imenso e funciona. É comum, por exemplo, que campanhas endinheiradas contratem gente para criar e espalhar boatos e piadas sobre outros candidatos nas eleições.

Mas como a sociedade assiste a tudo isso? Passivalmente, esperando que a democracia vá para o ralo? É necessário que façamos algo no sentido contrário.

Não tenho as respostas, mas três medidas me parecem urgentes. A primeira é que as casas legislativas do país proponham o debate com a sociedade, de modo que boas soluções possam surgir. A segunda é que os meios de comunicação enfrentem a questão, inclusive com campanhas que estimulem a formação crítica da sociedade. Por fim, é preciso trabalhar a questão da mídia na escola. A formação de leitores críticos é a chave para uma cidadania plena, que valorize a democracia e os Direitos Humanos, que busque a igualdade e não seja vítima de mentiras que estão tomando o lugar das boas informações.

14 comentários:

  1. É lamentável qualquer perda e diminuição que qualquer meio de disseminação de informação. O que devemos avaliar é a capacidade dos que foram e principalmente dos que ficam de propiciar espaço social de discussões dos temas relevantes da nossa sociedade.Um espaço informativo que não seja apenas a transmissão parcial de algumas informações sem a possibilidade do devido tratamento para gerar reflexão ou discussão.Em nosso projeto Protagonismo Juvenil, que será oferecido às escolas que tenham interesse, o objetivo é que o jovem tenha participação ativa na construção de atividades culturais, esportivas, de corresponsabilidade no cotidiano de seu meio escolar, inclusive estimulando criação de jornal, grêmio e atividades de seu interesse para além do conteúdo didático (diferente da proposta da Escola Sem Partido que traz em seu ventre o germe abortivo ao crescimento de senso crítico e formação de idéias). Como já disse, sem levar em conta as falhas que pudessem ter, é uma perda. Tudo que restringe a possibilidade de informar, de pensar, de opinar é prejudicial ao exercício da cidadania e à nossa minguada democracia.

    ResponderExcluir
  2. De novo essa história, de bom leitores. Aquela lenga lenga de Kant da menoridade intelectual, ta na hora de trocar o disco. Só espero que pessoas criticas não sejam como uma frase celebre de Larouchefoucault " Dificilmente encontramos pessoas de bom senso a não ser aqueles que concordam conosco".
    A sabedoria esta para além de uma polimatia, ela se abre para dentro , nunca para fora.
    O mundo nunca mudou tanto, e como diria Nietzsche: O mar nunca esteve tão aberto, para onde os ventos nos levaram difícil saber? Onde este barco vai parar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde foi que Nietzsche escreveu isso?

      Excluir
    2. enfim o horizonte nos aparece novamente livre, embora não esteja limpo, enfim os nossos barcos podem novamente zarpar ao encontro de todo perigo, novamente é permitida toda a ousadia de quem busca o conhecimento, o mar, o nosso mar, está novamente aberto, e provavelmente nunca houve tanto ‘mar aberto’“ – Nietzsche, Gaia Ciência, §343

      Excluir
  3. Cara, o que posso dizer sobre você e o Baço?
    Sabe aquele sujeito que rouba a carteira e grita "pega ladrão"?
    Pois é!
    Eleitor crítico? É "critico" quando concorda com as bobagens dos autores...
    Pós-verdade? Tem gente que escreve neste blog que nunca empregou alguém, nunca cedeu um minuto do seu tempo ao estranho, que nunca leu Marx, e ainda a defender o politicamente correto e o socialismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Véio, sobre mim podes dizer o que queres. É igual ao litro.

      Excluir
  4. "Formação de leitores críticos é a peça-chave contra o fim dos jornais."

    Concordo, e muito!

    Porém:

    Será que isso também serve aos "anônimos" que aqui escrevem?
    Por essa "ótica", estamos ajudando este blog a não encerrar as atividades?
    Ou,... isso não se aplica aqui e este texto acima é só mais uma contradição, só mais uma "cusparada contra o vento", como de costume?



    ResponderExcluir
  5. ND falir demonstra que o povo é crítico e não quer esse jornalismo rasteiro de obituários, releases, cópias de sites públicos.... não se perdeu nada...

    ResponderExcluir
  6. Jornalismo rasteiro pode ser. No entanto se iguala muito com pastagens de alguns "Anônimos " cujos comentários devem vir de algum oráculo mágico ou de alguma tábua guija. E a discussão fica unilateral porque anônimo é um "não ser", onde não há interlocutor mas sim algo vago com ares de inspiração metafísica. Isso é muito curioso para não dizer bizarro. O anonimato inspira a política da delação, do jogo escondido, da sutil conspiração dos que se acham donos da verdade mas que impedem a discussão e o debate de idéias Onde, concordando ou não, pediria haver transformação.

    ResponderExcluir
  7. Desculpas pelo erro. Onde escrevi "pastagem"leia -se pastagem. No contexto nem muda muito. Hehehe

    ResponderExcluir
  8. Mas não choro pelos jornalistas que faziam aquela porcaria. Foram no mínimo condescendentes...

    ResponderExcluir
  9. Por falar nisso os anonimos também podiam ser... Mesma medida

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem