segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Joinville é mesmo uma ilha de honestidade?

POR JORDI CASTAN

O prefeito Udo Dohler concedeu uma entrevista ao jornal A Notícia, na qual fez balanço da sua gestão até agora e falou das suas expectativas para os meses que ainda tem pela frente. A impressão era a de escutar o candidato em lugar de quem ainda não conseguiu mostrar a que veio.  Entre as muitas frases de efeito que pululam pelo texto há algumas que gostaria de destacar.

- “Limpamos a máquina pública. Nos deparamos aqui com um cenário assustador de corrupção e desvios de conduta. A população está vendo, em todo o Brasil, escândalo atrás de escândalo, e é por isso que me orgulho de ter mantido erguida aquela que foi uma das minhas principais bandeiras nas eleições de 2012: mãos limpas.”

O prefeito gosta de fazer declarações pirotécnicas e tem feito isso em outras entrevistas. 
Contudo, cometeu de novo um erro que deveria ter evitado. Falar de "um cenário assustador de corrupção", sem citar nenhum caso concreto, sem apresentar dados, sem nomes, sem mencionar os delitos cometidos, em que setores, sem divulgar quantos inquéritos administrativos foram abertos, quantos casos foram identificados, quanto dinheiro foi devolvido, sem apresentar quanto é o tamanho do prejuízo causado pela corrupção tem pouco efeito.

Primeiro porque o resultado é nulo. Segundo porque é impossível ignorar que o prefeito é pré-candidato natural à reeleição e num momento em que o Brasil está revoltado pelos índices escandalosos de corrupção e impunidade, o discurso contra a corrupção, a favor da honestidade, retomando ainda o lema das “mãos limpas” que usou na campanha de 2012, não engana mais. Sem provas, sem nomes, e sem dados é conversa para boi dormir.

É importante não fazer acusações sem provas e sem nomes. É ainda mais importante não jogar lama nos funcionários públicos honestos que formam os quadros da Prefeitura. Porque não é justo falar de cenário assustador e jogar dúvidas sobre a honestidade da maioria dos funcionários do quadro efetivo. Alias seria bom se o prefeito viesse a público a citar quantos foram exonerados por corrupção na sua gestão e como conseguiu o milagre de fazer de Joinville essa ilha de honestidade, a que faz referência, numa sociedade em que a corrupção se espalha como mancha de óleo

- "O cidadão não gosta de buracos nas suas ruas, mas gosta menos ainda da política corrupta e suja que se pratica em outros lugares".

Aliás, nesse tema da corrupção, que diz que se pratica em outros lugares, ele anda num terreno escorregadio. Para começo de conversa, a sua campanha recebeu recursos da Engevix, empresa que tem executivos presos e condenados por corrupção. Digamos que ninguém neste momento gostaria de ver a Engevix na lista dos seus doadores de campanha.

O prefeito declarou nestes dias ao MPSC que tinha conhecimento de que realmente ouviu que alguns vereadores estariam propondo emendas a LOT em troca de pagamentos por "fora". Disse o prefeito na sua declaração no MPSC “que o declarante esclarece que tomou conhecimento de possível 'lobby' de vereadores no sentido de diminuição da exigência da metragem dos lotes da região conhecida como Estrada da Ilha, até porque o projeto original estipulava 2.500 metros, passando posteriormente com o consentimento da Associação de Moradores locais – que sentiam receio que o fracionamento diminuísse ainda mais – para 1.200 metros, sendo que, ainda, chegou-se na emenda efetivamente apresentada no fracionamento de 650 metros, o que na visão do declarante, demonstra claramente toda a pressão que envolveu pontualmente essa situação”, diz o teor do depoimento ao promotor Marcelo Mengarda.

Disse o Prefeito Udo Dohler não saber os nomes. “...o declarante não sabe informar a identificação de possíveis vereadores que estariam solicitando o pagamento (por fora) para aprovação de emendas na LOT; QUE o declarante esclarece que realmente ouviu de determinadas pessoas, as quais prefere não declinar, que realmente houve por parte de alguns vereadores a utilização de algumas emendas na LOT como chance de arrecadar cifrões, com preço estipulado; QUE o declarante não chegou a ter conhecimento de quais valores seriam cobrados”, concluiu em seu depoimento.

Pode até não saber ou não lembrar dos nomes dos vereadores envolvidos. Se são ou não do seu partido, se são ou não da situação. Mas eu aconselharia ao prefeito que andasse com um caderninho na mão para anotar. Seria melhor se fosse menos enfático ao afirmar que aqui não se pratica a política corrupta e suja que se pratica em outros lugares. 

SAÚDE E EDUCAÇÃO - Na entrevista o prefeito dia que fez as suas escolhas. Preferiu investir mais em saúde e educação que em mobilidade. Uma escolha para aplaudir. Talvez deveria ter pensado melhor antes, durante a campanha, quando incluiu no seu plano de governo 300 km de asfalto. Mas sabemos como é campanha, se promete tudo para se eleger e depois se esquece o que se prometeu. No fim das contas, uma vez eleito vale tudo.

Da declaração do prefeito se desprende uma afirmação a todas luzes inverídica: a de que a saúde e a educação estão bem, porque não se investiu em asfaltamento. Os funcionários do Hospital São José, por exemplo, informam que faltam remédios, macas, cadeiras e que nem o ar condicionado esta funcionando. O quadro nas escolas não é muito diferente. Alunos que estavam no período integral voltaram ao meio período. Se reduziu a carga horária para poder oferecer mais vagas. Assim se vestiu um santo e se desvestiu outro. 

5 comentários:

  1. Se o prefeito tem tanta vontade de limpar a prefeitura, por que deixa as raposas cuidarem dos galinheiros na SEINFRA e SEMA? Por que tem gente lá dentro analisando seus próprios trabalhos? Por que será que funcionários que não tem cargo algum permanecem nos seus locais de trabalho fora do expediente e inclusive nas férias? Seria só amor ao trabalho?!

    ResponderExcluir
  2. Por que o prefeito não acaba logo com o Ippuj também? Atrasar projetos e purpurinar benefícios para garantir cabides tbm eh corrupção. Ippuj é um grande atraso na nossa cidade

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amigo Castan! Seu texto reflete com muita propriedade a pobreza política de Joinville e a ausência absoluta de um projeto digno do que a cidade merece. Estamos mais para a Colônia Dona Francisca, prisioneira de idéias provinciais e pobres de ambição, do que para a cidade mais rica e desenvolvida de Santa Catarina. Está chegando mais uma eleição e novamente teremos aquelas idéias espetaculosas e mistificadoras da capacidade de gestão. E só locupletação de grupos políticos interessados no prestígio do poder. Joinville precisa ter a coragem de enfrentar-se e escolher um projeto viável de futuro, de cidade, de modernidade.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Jordi Castan. Parece que Joinville não tem oposição a um pésimo governo. Conheci todos os prefeito e suas administrações desde João Colin na década de 50. Me parece que a pior delas é do prefeito atal.O pior é que deseja ficar mais 5 años e que a sociedade silencia e depósito reclama. Tá na hora de dizer a verdade. Parabéns. Dr Xuxo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O atual prefeito pode não ser lá essas coisas, mas chamá-lo de "O Pior" desde João Colin, já é um certo exagero, não é mesmo, Dr. Xuxo?

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem