quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Seria cômico, se não fosse trágico


POR FELIPE CARDOSO

Brasília. 27 de novembro de 2015. Sete dias após as celebrações do Dia da Consciência Negra e nove após a Marcha das Mulheres Negras, moradores do terreiro de candomblé no Paranoá, a 20 minutos do centro de Brasília, acordam com estalos de chamas que cobrem o local. Por volta das 5h30, “pessoas de bem” invadiram o espaço e atearam fogo no terreino. Mais um de tantos terreiros incendiados criminosamente este ano.

O mês da Consciência Negra trouxe muitos debates e reflexões. Em todos os cantos do país, milhares de pessoas pediram justiça, igualdade de direitos e respeito. Infelizmente, o coro não foi ouvido por todos.

Não foi ouvido, pois é notório o racismo por trás da intolerância. No Brasil, o que é produzido pelos negros é visto com maus olhos. Música, arte, literatura, intelectualidade, ciência, religião... A cultura negra é depreciada e silenciada, reflexo de um pensamento escravista que cisma em sobreviver no país. E os ataques a terreiros e ao povo de santo são provas disso.

A intolerância religiosa que atinge os terreiros frequentemente é alimentada e impulsionada por fundamentalistas religiosos que, em sua maioria, são cristãos, em especial evangélicos que vêm se destacando no quadro político e econômico brasileiro a cada ano que passa, ganhando mais espaço e poder.

No dia 30 de novembro, três dias após a invasão e depredação do terreiro, foi feriado em Brasília. Dia do Evangélico. O feriado existe desde 1995.

Apesar disso, ainda temos que ouvir de alguns representantes e líderes religiosos que há no Brasil uma “cristofobia”. É estranha tal argumentação quando se tem, há bastante tempo, um feriado exclusivo para apenas uma religião específica, na capital federal, sendo que é extremamente difícil fazer com que o dia da Consciência Negra seja um feriado municipal, em muitas cidades brasileiras. Engraçado também é o fato de não vermos com frequência notícias de que igrejas foram invadidas, depredadas ou queimadas. Tal perseguição parece inexistente. Ainda na capital federal, só este ano, 13 terreiros já foram incendiados.

E a intolerância ultrapassa a depredação de bens materiais, chega a agressões físicas. Se Brasília é distante, casos de intolerância religiosa acontecem aqui, perto da gente. Em Araquari, no dia 11 de outubro, um pai de santo foi agredido com pedradas enquanto os agressores gritavam “macumbeiro”.

Intolerância. No dia 20 de novembro, negros e negras gritaram, pedindo o fim do genocídio que atinge a população negra e pobre desse país. Momento de emoção, de esperança, mas que constantemente é quebrado por novos casos de racismo.

Recentemente, cinco jovens foram covarde e brutalmente fuzilados no Rio de Janeiro por policiais militares. Carlos Eduardo de Souza, Cleiton Correa, Wilton Esteves e Wesley Castro Rodrigues saíram para comemorar com Roberto de Souza Penha, o seu primeiro salário. Mais um número nas estatísticas, pois o direito de ir e vir não é permitido aos jovens negros.

Fica cada dia mais visível que a nossa voz é silenciada, que somos marginalizados e nossas vidas são descartadas. O negro no Brasil não tem valor. O negro no Brasil não é levado a sério. É o rodo cotidiano.


15 comentários:

  1. Que prato cheio, hein, Felipe?

    ResponderExcluir
  2. Por favor mande um email para phelipipereira@yahoo.com.br quando provar que incendiários do terrero forem comprovadamente cristãos extremistas,ate o momento pelo instituto mulheres negras Geledes,recebi a informação de que não se sabe quem causou o incêndio,e gostaria de entender o que a charge de uma biblia na mão tem a ver com a violência sofrida pelos jovens no RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostre no texto onde eu disse que foram cristãos extremistas que incendiaram o terreiro. Ah, e a charge é para falar sobre o tema principal do texto que é a intolerância religiosa, a parte dos garotos foi para lembrar a existência de um genocídio contra a juventude negra, aproveitei que o tema era violência para falar sobre esse acontecimento. Todas essas pautas foram levantadas na Consciência Negra e na Marcha das Mulheres Negras, como escrevo apenas quinzenalmente aproveitei o espaço para expor isso. Logo, a imagem não precisa falar sobre os dois assuntos. Não sou obrigado a enviar interpretação de texto por e-mail para quem não quer entender. Abraço.

      Excluir
    2. E a soberba de sempre... É sempre a interpretação dos outros... Deprimente...

      Excluir
    3. Você não disse em nenhum momento que foi um extremista cristão,mais disse que terreiros são frequentemente invadidos por católicos,em especial evangélicos e usa a palavra fundamentalista ,porem gostaria de saber o motivo de comparar a Bíblia junto a um revolver,se vc não acha isso ofensivo e estimulo a intolerância,já que vc não tem a minima noção ate o momento de quem colocou fogo no terreiro de Paranoa.E por favor gostaria das estatísticas mostrando a causa dos incêndios nos terreiros que vc pesquisou, mostrando as estimativas de ataques feitos por evangélicos,católicos,incêndios acidentais ou sem solução.Sobre o ataque ao pai de santo poderia informar,o que oficialmente foi relatado pelo pai de santo e a justiça,gostaria de saber como foi o caso em Araquari.Sobre o genocídio da Juventude Negra,gostaria de saber a opinião do autor Padres e Pastores não ajudam a denunciar casos de violência contra essa juventude. Ass Phelipi Pereira da Silva Costa

      Excluir
    4. Anônimo, a soberba é minha né? A pessoa vem e manda eu enviar e-mail e eu que sou o soberbo kkkkkkk vait

      Excluir
    5. Phelipi, leia 20 vezes ou mais o que eu disse: "A intolerância religiosa que atinge os terreiros frequentemente é alimentada e impulsionada por fundamentalistas religiosos que, em sua maioria, são cristãos, em especial evangélicos que vêm se destacando no quadro político e econômico brasileiro a cada ano que passa, ganhando mais espaço e poder". Nem citei católicos no texto, falei do poder político e economico que os evangélicos estão conquistando e usufruindo a cada ano que passa, utilizando-se disso para produzir discursos de ódio. Ou seja, eu não preciso te explicar nada, te comprovar nada porque eu não falei nada do que você está afirmando. Essa charge é para provocar sim, mostrar que estão utilizando a bíblia para promover um discurso de ódio e de violência, o que não é o intuito do livro. Estão usando a bíblia como uma arma. Enfim, eu acho que você entendeu o que eu quis falar, só que quer achar um ponto para me criticar. Eu não ligo, mas faça isso sem distorcer o que eu falei, por favor. Cara, quando eu falo de fundamentalista religioso eu falo no real significado, eu falo daqueles que pregam que os dogmas dos livros sagrados sejam seguidos à risca, não afirmo que todos são assim. Sou cristão, criado no catolicismo e sei das segmentações e diferenças de pensamento dentro das igrejas, é por isso que acho importante mostrar para as pessoas que tem gente se aproveitando da palavra de Deus para benefício próprio, para prejudicar pessoas e isso prejudica o trabalho de diversas pessoas que lutam internamente para pregar uma mensagem diferente do evangelho. Acompanho e admiro Leonardo Boff, por exemplo. Enfim, cara, espero que tenha entendido. Sobre o caso do pai Arildo ele foi atacado, uma pedra atingiu a cabeça, foi chamado de macumbeiro e derrubaram o portão do terreiro. No momento eu não sei da atualização do caso, mas escrevi sobre o que aconteceu aqui no blog, se quiser saber mais: http://www.chuvaacida.info/2015/10/a-intolerancia-religiosa-tambem-esta.html

      Excluir
    6. Gostaria de entender pq vc,não tem obrigação de falar sobre estatísticas de invasão de terreiros,feito por qualquer denominação crista,caso não solucionados,incêndios acidentais e pq simplesmente usou um exemplo de um Pai de santo que foi vitima de violência,porem não tem informação oficial para saber se o caso foi de intolerância religiosa crista,poderia explicar.

      Excluir

    7. Não tenho informações que o ataque ao pai Arildo foi de intolerância religiosa cristã? Vá até o terreiro, fale com ele e com os vizinhos. Veja o local aonde aconteceu e o que tem nas proximidades.

      Aí:

      http://oglobo.globo.com/sociedade/levantamentos-mostram-perseguicao-contra-religioes-de-matriz-africana-no-brasil-13550800

      "Os evangélicos, os vizinhos e vizinhos evangélicos dos terreiros, concentram, juntos, o maior percentual dos agressores segundo relata o livro. Eles são responsáveis por 32%, 27% e 7% dos ataques, respectivamente. “Somando-se as três categorias — evangélico, vizinho e vizinho evangélico — obtém-se a grande maioria (66%) de todos os casos de agressão e discriminação”, destaca a pesquisadora Sonia. Mas os ataques não acontecem somente nos terreiros, nas ruas, em espaços públicos, as agressões são comuns. De um total de 393 casos de agressões fora dos terreiros, 225, aconteceram em vias públicas, o que representa 57% dos casos. “Cerca de 75% das ações de intolerância que não ocorreram em locais públicos tiveram a casa de culto como foco, seja por apedrejamento, invasão, destruição de imagem de culto, pichação da fachada, acusação de venda de tóxicos ou de manter menores em cárcere privado, ameaça de expulsão ou perseguição de proprietário do imóvel, além de xingamentos”, relata matéria sobre o livro, publicada no jornal carioca O Dia." http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/139065/Viol%C3%AAncia-atinge-terreiros-de-camdombl%C3%A9-e-umbanda.htm

      "Eles já deixaram uma Bíblia sobre minha mesa" http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150625_intolerancia_religiosa_terreiros_pai_jp

      Se isso não bastar, lamento muito. Abraço.

      Excluir
  3. Sempre acreditei que a religião tinha como objetivo, "segurar" o povo, já que uma grande maioria é doida, mas sempre desconfiada do meu pensamento. Todos deviam ser como o Estado, LAICO! Assim essa bagunça acabava, porque religião acaba sendo desculpa para um monte de atrocidades. Para você ser bom e decente não precisa ir a uma igrejas, mesquitas, sinagogas ou qualquer coisa que o valha. Basta você ter compaixão e amor no coração. É um pouco da minha opinião.
    Fady

    ResponderExcluir
  4. "Eles já deixaram uma Bíblia sobre minha mesa" http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150625_intolerancia_religiosa_terreiros_pai_jp

    Materia não confirmou quem praticou ataque ,ao terrero do Pai Costa,e seu discurso nessa coluna é mostrar que o fundamentalismo cristão estimula o ataque,nesta materia informa tambem sobre a menina kailale,que ate o momento não temos provas de quem atacou a pedra.Alias tivemos ate mesmo um ato ecumênico em solidariedade e esta violência para ajudar a menina Kailale.
    sobre o livrpq vc acha uma fonte segura http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/139065/Viol%C3%AAncia-atinge-terreiros-de-camdombl%C3%A9-e-umbanda.htm
    Sobre livro a pesquisadora diz que visitou 840 terreiros sendo que mais da metade 430 informaram terem sido discriminados por neo pentecostais,mais a grande pergunta para vc que usa o link como referencia como a pesquisadora e agredidos sabem que são neo pentecostais,o estudo dessa mesma pesquisadora não informa o nome das igrejas neo pentecostais que os agredidos dizem ter sido vitimas.
    Sobre o professor de capoeira que perdeu 80 dos 180 alunos,existe nessa pesquisa algo concreto e que prove a influencia crista e não econômica ou o modo que o professor ensinava aula não vejo nada pelo link mandado.
    Outra duvida pq associar facilmente uma agressão perto de uma igreja neo pentecostal,com um participante dessa mesma igreja,
    Sobre o som alto,pq é justificável a cultura do batuque ,que produz um som alto pela autora,e não o dom da lingua que os neo pentecostais gostam de destacar,outro ponto de destaque é que 75% das acusações de intolerância são reclamações de pichação ,apedrejamento, ameaça de expulsão e perseguição do proprietário do imoveu caso interessante ,como um fanático aluga um imóvel aluga sua propriedade para um terreiro,venda de toxicos e manter menores em carcere privado de onde a autora tirou que essas 2 denuncias são feitas apenas por pessoas cristas,já que os denunciantes permanecem anônimos.Um caso interessante e que parece com mais relevância é o caso de Sheila em santíssimo que denuncia,tapas no rosto de uma preta velha feita em seu muro estimulada por uma pastora esse caso parece mais confiável,mais saberia me dizer se no livro aparece o nome dessa pastora,já que indicou o livro e vc deve ter lido,gostaria da respostas de todas as perguntas.
    Ass Phelipi pereira da silva costa

    ResponderExcluir
  5. Nink que vc mandou sobre o ataque ao Pai de santo em Araguari,não confirma se o caso foi de intolerância religiosa ou desavença.
    http://www.chuvaacida.info/2015/10/a-intolerancia-religiosa-tambem-esta.html

    ResponderExcluir
  6. http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/10/pai-de-santo-e-agredido-com-pedradas-em-araquari-norte-de-santa-catarina-4875162.html

    Outra fonte diz ter sido uma discussão por barulho,a família da vitima fez o B.O como intolerancia religiosa o agressor, diz que o motivo foi barulho e existe uma confirmação de bate boca,espero que vc mantenha informado sobre o caso.

    ResponderExcluir
  7. Por favor responda a pergunta sobre as fontes livro, publicada no jornal carioca O Dia." http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/139065/Viol%C3%AAncia-atinge-terreiros-de-camdombl%C3%A9-e-umbanda.htm

    "Eles já deixaram uma Bíblia sobre minha mesa" http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150625_intolerancia_religiosa_terreiros_pai_jp
    ass phelipi pereira da silva costa

    ResponderExcluir
  8. a cultura negra(CANDOMBLÉ) é uma cultura satânica e não tem uma bíblia(texto básico) e se tivesse oque seria?
    -fazei macumba em uma encruzilhada para o ser quem está prosperando
    -adorai o deus diabo oferecendo uma alma em troca de dinheiro
    -usai sempre galinha preta em macumba
    -ofereça sempre cachaça ao deus diabo
    a cultura negra é lixo a escória da humanidade

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem