terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Xingar Lula é normal, mas ser xingado dói

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
É comum dizer que a internet – em especial as redes sociais – é uma terra sem lei. A lista de crimes praticados todos os dias é longa, mas o pulular de situações torna impossível identificar e punir todos os casos. A calúnia, os insultos e a difamação estão entre as práticas mais comuns e todos os dias esbarramos com pessoas a fazer na esfera virtual o que não fariam na esfera pública.

As redes sociais tornaram-se um autêntico faroeste verbal. E hoje uso um exemplo pessoal para mostrar o comportamento nada cívico e civilizado das pessoas. Um amigo publicou um post no Facebook a falar da aposentadoria da primeira-dama de Goiás, Valéria Perillo, sobre a qual haveria algumas dúvidas. E logo no primeiro comentário, sem que nada apontasse para isso, apareceu um tipo a falar do ex-presidente Lula.

Ou seja, essa pessoa esqueceu totalmente a mulher do governador de Goiás. E entrou de sola, chamando Lula de “bandido”. Fiz um comentário a dizer que isso pode caracterizar crime, uma vez que quem faz esse tipo de acusação deve ter provas. E a resposta veio na forma de apoio de um segundo tipo, que chamou Lula de “safado” e ironizou a ideia de calúnia e difamação.

De propósito, escrevi que não iria "conversar" com este segundo sujeito, porque ele tinha um “jeitão de corrupto”. O que aconteceu? O homem virou bicho. Em tom ameaçador, disse que não admite esse tipo de tratamento. Não é hilário? O cara pode falar o que lhe dá na real gana, mas quando lança os mesmos argumentos contra ele, reage como uma virgem ofendida.

“Não sou moleque para ficar lendo besteira contra a minha pessoa”, esbravejou o sujeito que minutos antes chamava Lula de safado. Ora, ora, ora. Dói quando a ofensa é contra nós. Mas quem fala o que quer ouve o que não quer. O problema é que as pessoas veem nas redes sociais um espaço onde podem ofender, caluniar, difamar. É a lei do cão. Mas haverá um dia em que terão que responder por isso na Justiça. Porque só assim o espaço virtual poderá tornar-se civilizado.


É a dança da chuva.








19 comentários:

  1. Seguinte, o sr. Lula é cereja do bolo. De nada adianta apontar as centenas de indícios de delitos praticados por ele, que seguramente estão sendo investigados pela PF, para os seus correligionários – é total perda de tempo!

    Empresários poderosos, políticos influentes e banqueiros milionários (todos com estreitas relações com o nosso “Espectre”) já foram parar no xilindró. “Mas se existe tantas ligações, porque o Lula não teve sua prisão preventiva ainda?” alguém pode perguntar. A resposta é simples, quanto mais a PF cava, mais provas são levantadas e menos manobras terá ministro para impedir prisão preventiva do nosso Brahma (se houver provas contundentes, pra deixar os lulistas menos zangados, é claro!). Além disso o MP e a PF não estão correndo contra o tempo, tem muita água para rolar nos próximos três anos...

    Enquanto o Big Day não chega, deixem os petistas em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só, outro bandido e corrupto falando do Lula!

      Excluir
    2. Eis um homem com ligação direta à cena do crime.

      Excluir
  2. Discussãozinha em rede social, e ainda vira tema pra coluna...
    Inveja, esse pessoal tá com tempo...
    Mas tá certinho.
    O engraçado é que o Sr. aplica a mesma parcialidade ou contravenção outrora criticada. Se fosse um fulano fazendo as mesmas acusações contra um que não é dos teus, por exemplo, estarias "curtindo", ou no máximo dando de ombros.
    O Sr. pode falar o que lhe dá na real gana, mas quando lançam os mesmos argumentos contra o Sr., reage como uma criança birrenta.
    A dura verdade é que, ao contrário do que o Sr. deve acreditar, não és melhor que o fulano ali.

    ResponderExcluir
  3. Talvez se o amigo Baço deixasse de defender o indefensável não iria incomodar-se nas redes sociais... Não adianta Baço o seu PT perdeu o rumo, o Brabhma será pego logo logo, seus ídolos estão ou irão pro xilindró... que tal vc exaltar apenas a sua ideologia socialista (aquela do antigo PT) e deixar essa que está aí de lado... Sugestão : alguma corrente socialista terá que surgir pós-PT vc poderá se juntar a ela (esqueça PCdoB PSOL etc...) !!!! um abraço du grego...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, mestre. Vou seguir os seus conselhos. Só um reparo. Não sou teu amigo. Os meus amigos têm nome... e pelo menos dois dedinhos de testa. Ah... e não têm "concessões" de amigalhaços políticos...

      Excluir
    2. Dois dedinhos, vá lá. Agora doze igual o Sr., não é fácil de achar não. Haja chapéu!

      Excluir
    3. Viu, anônimo, porque eu não discuto com idiotas? Pelo simples fato de serem idiotas como tu...

      Excluir
    4. Respira, Baço. Quanta mágoa.

      Excluir
  4. Entendo que só haverá justiça nos meios de comunicação social quando houver liberdade de expressão e de informação, com responsabilidade. Hoje em dia, não há nem liberdade, nem responsabilidade. Tudo é manipulado, atendendo à interesses escusos. A liberdade de cada um vai até onde começa a liberdade do outro. Fora disso a liberdade de expressão é uma falácia e uma enganação, que distorce completamente o entendimento que as pessoas tem da realidade.

    ResponderExcluir
  5. Mas a culpa pelo atraso brasileiro, sobretudo na educação, é de Portugal... Segundo o Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E em parte está correto. Qualquer pessoa que já tenha posto os olhos num livro de história sabe disso.

      Excluir
    2. O que não é o caso do molusco, diga-se de passagem.

      Excluir
    3. Claro, e o Lula, com certeza, passou os olhos em vários livros... Aliás, ele é um leitor voraz.

      Excluir
    4. Geralmente os analfabetos acham que "ler" é passar os olhos por livros. Não é, mas não vou perder tempo a explicar, porque vocês não entenderiam...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem