terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Em carta, Temer assume o golpismo

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Anulus aureus in nare suilla (anel de ouro não é para focinho de porco)


A Carta de Temer (ou a Carta do Golpe, se preferirem) é tema incontornável. E confesso que logo numa primeira leitura, o texto  deixou uma dúvida. A carta é autêntica? É. Mas obviamente não foi dirigida à presidente Dilma Rousseff. O texto, que até começa com uma explicação em latim (coisa do tipo “melhor escrever, porque se disser ninguém ouve”), saltou diretamente para a imprensa e representa o grito de guerra de Michel Temer: eu quero ser presidente e estou pronto para o golpe.

É claro que a carta deixou os golpistas excitados. Mas será que vai produzir efeitos, para além de escancarar o que já se sabia? Temer conspira contra Dilma. Sem novidade. Há pelo menos três aspectos a analisar. O vice-presidente tem cacife para bancar o golpe? Ou seja, tem o poder de mobilizar mais golpistas? Em se tratando do Brasil tudo é possível. Mas vale lembrar as repetidas declarações do ex-ministro Ciro Gomes, para quem Michel Temer não lidera coisa alguma, porque é um homem de Eduardo Cunha.

É o que leva à segunda questão. Nessas condições, quem vai aderir à causa de Eduardo Cunha, pela interposta pessoa de Michel Temer? Até que ponto haverá gente capaz de cerrar fileiras com esse esturricado ideológico que dá pelo nome de PMDB? Afinal, não podemos esquecer que o partido abriga uma banda podre, formada por um bando de delinquentes. Que político minimamente sério (sim, porque eles existem) vai  embarcar no golpismo e deixar o país nas mãos dessa súcia?

A terceira questão é saber como reagirá o povo. Muitos têm feito uma comparação entre o caso de Fernando Collor e de Dilma Rousseff. É inadequado. Quando Collor caiu havia quase um consenso nacional e as entidades ligadas aos movimentos populares estavam a favor do impeachment. Hoje é diferente. Dilma Rousseff tem o apoio de importante parcela da sociedade civil. A dúvida é saber se a presidente tem o poder de mobilização e de tomada das ruas. Porque os golpistas maluquinhos do costume estarão lá.

O problema é que esses jogos palacianos de poder servem para distrair as pessoas do essencial. O buraco é mais em baixo. Os golpistas não querem o poder pelo poder. O problema de fundo é o projeto para o país. O pessoal do golpe - gente que já começa a perfilar ao lado de Michel Temer - tem um projeto entreguista. Ou seja, não querem governar para os brasileiros. Querem, isto sim, desbaratar o que a nação tem de mais importante. Se você pensou em pre-sal, acertou. Entre outras coisa...

Pelo menos agora tudo fica às claras e sabemos quem são os golpistas.

É a dança da chuva.

64 comentários:

  1. E se for realmente verdade que o Lula quer derrubar a Dilma? É um sacrificio válido para um bem maior?

    As manobras de Jobim

    Brasil 08.12.15 08:06
    Além da nota de Michel Temer, Jorge Bastos Moreno publicou também que Nelson Jobim “interrompeu seu descanso numa fazenda e já está em São Paulo. Ultimamente, ele está muito ligado a Temer”.

    Traduzindo: Lula vai derrubar Dilma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e o pessoal se preocupa com o PMDB, PSDB... Dilma está cercada de inimigos dentro do próprio partido dela!

      Excluir
  2. Impeachment não é golpe!

    Primeiro que a instituição do impeachment está lá, na constituição desde 1950, mais especificamente na lei no. 1.079.

    Segundo que as pedaladas sempre existiram, mas eram como cheques especiais que os bancos dão aos governos por motivos burocráticos. Por exemplo, o valor em reais de uma dívida do governo vinculada ao dólar é liberado no início do mês para ser pago pelo banco X daqui há uma semana, entretanto houve variação da moeda norte-americana neste período - a moeda se valorizou – o banco público então tem que atualizar os valores da dívida pagando um montante maior do que aquele liberado pelo governo e cobrando do tesouro a diferença dias depois. Porém, dona Dilma Rousseff não fez uma “pedalada”, o termo “pedalada” no caso dos R$ 50 bi de perdas da Caixa e Banco do Brasil é um eufemismo para fraude! Dilma gastou os recursos, que seriam destinados às políticas sociais, em programas de subsídios dos setores elétrico e petroleiro em 2013, um ano antes da eleição. Em outras palavras, Dilma tirou o “pão da mesa do pobre” para bancar sua candidatura em 2014 (que não se lembra da propaganda contra Mariza Silva?). Sem dinheiro e com risco de perder os votos dos dependentes do Bolsa Família, Dilma pediu que a Caixa e o BB bancassem os custos dos programas sociais e disse: “se eu não pagar, Deus paga!” É isso que aconteceu.

    Terceiro que a fraude fiscal por si só já é motivo para o impedimento em qualquer país, porém trata-se mais de uma escolha política e pragmática. Ou seja, na péssima situação que o país se encontra, tirar alguém não confiável e instalar um governo provisório que tenha capacidade política de mostrar um norte para o país, conta mais do que as paixões exacerbadas por discursos mentirosos. Além disso, quem não se lembra de Itamar Franco com o Plano Real?

    Sobre Michel Temer, nada recai sobre ele. Temer é um jurista respeitado e foi um parlamentar ativo. Tem consciência da estupidez que fez ao se aliar com Dilma Rousseff, consegue enxergar a situação catastrófica que Dilma levou o país, porque sequer ele e seu partido eram consultados nas escolhas errôneas feitas pelo governo. Michel Temer tem razão sobre a desconfiança de Dilma na pessoa dele, mas não havia reciprocidade, pois o mesmo se manteve ao lado dela mesmo com o país caminhando em direção ao abismo. Hoje o congresso brasileiro tem a chance de tirar essa incompetente mentirosa do poder e dar uma guindada na economia brasileira para que o pais não perca mais uma década.

    O povo quer Dilma Rousseff fora do governo!

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mendaci ni verum quidem dicenti creditur

      Excluir
    2. Mais uma imbecilidade do troll tucano, que altera os fatos com o ctrl+v da Veja como troca as cuecas. Troll, o povo mesmo, aquele que tu não se mistura e muito menos conhece, QUER A DILMA SIM SENHOR!!!

      Excluir
    3. Não quer não!

      Caecus est qui non videat.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. Sugiro ao Sérgio que leia a Veja. Isso mesmo, leia a Veja! Ou leia qualquer coisa: Carta Capital, Isto E!, Época, O Capital, Manifesto Comunista, A Riqueza das Nações, A Revolução dos Bichos, qualquer coisa! Porque parece que lhe falta muita informação. Acusar as pessoas de assistirem ou lerem alguma fonte que você não concorde não lhe dará credibilidade alguma. Quer discordar, use o contra-argumento!

      Excluir
    5. Anonimo, todos os grandes juristas brasileiros afirmam cabalmente que sob o aspecto legal e constitucional o impítimanéomeuszovo, entendeu?!!!

      Excluir
  3. A carta na íntegra.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1716221-temer-escreve-carta-em-tom-de-desabafo-a-dilma.shtml

    Belas palavras do sempre polido Michel Temer. Se isso tudo que consta na carta é verdade, ele tem razão.

    ResponderExcluir
  4. Hahhahahahahahha.
    Golpismo, golpismo e golpismo, sem mais.
    Gostei muito do texto Baço, mesmo!
    Uma compilação de reações à tudo isso que estamos vivendo no país, resumidos em uma perfeita resenha irônica (é irônica né?)
    Os melhores momentos:
    "Mas vale lembrar as repetidas declarações do ex-ministro Ciro Gomes..." (baaaaita referência)
    "...que dá pelo nome de PMDB? Afinal, não podemos esquecer que o partido abriga uma banda podre, formada por um bando de delinquentes." (Concordo. Acho que eles precisam tomar aulas com o PT sobre ética e idoneidade política.)
    "Porque os golpistas maluquinhos do costume estarão lá." (Coitados desses maluquinhos, todos massa de manobra, não sabem o que fazem, uma vergonha. Boas são as manifestações promovidas pela UNE, MST, CUT. Nesses a galera toda sabe o que está fazendo, o porquê de estarem lá. Aprendam, coxinhas!)
    "...tem um projeto entreguista." (Finalizou com chave de ouro. E volta o cão arrependido!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Valentão é brigão, pra dar bofetão não presta atenção e nem pensa na vida. A todos João intimida.Pena que seja apenas o que é...

      Excluir
    2. Pô Baço, fico feliz que esteja levando a vida mais de boa, só de zoeira.
      E já que você gosta tanto de provérbios em latim, segue 2 de uma só vez:
      Ab auditione mala non timebit
      Qui caret asino, clitellam ne quaerat

      Excluir
    3. Pô, João. Tu és inteligente demais para mim.

      Excluir
    4. Sem problema Baço, minha humildade supera minha inteligência.
      Você também é 10!

      Excluir
    5. Mau, mau... aqui nas Zoropa as notas vão até 20.

      Excluir
  5. Golpe? Acorda! Me divirto vendo a esquerda agonizando! KKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk... alguém que não faz a menor ideia do que é democracia.

      Excluir
  6. "A melhor propaganda anticomunista é deixar um comunista falar." (Aforismos de Paulo Francis)

    ResponderExcluir
  7. bucetatis es qui ti faltitatis

    ResponderExcluir
  8. Depois de ler os comentários pro-temer, chego a uma conclusão.... Se cobrir vira circo, se cercar vira hospício.

    ResponderExcluir
  9. O Temer, aquele que ninguém mais teme depois da burrada que fez, na realidade entrou em desespero quando soube oficialmente através de seu pupilo do STF que se as pedaladas podem tirar Dilma, também podem tirar ele. Está tudo anotadinho, os bilhões que liberou, coincidentemente quando a Presidenta estava em agenda fora do País.
    Da mesma forma que o Dudu malvadeza, que se atirou ao golpe quando viu que o abismo não tinha volta, deu o mesmo tiro no pé.
    Esperemos agora que a Dilma se aproveite da milionésima chance de colocar o país nos eixos, dê um chega prá lá no partido dos traíras (PMDB, fui claro?).
    Por que esses dois são cachorros mortos. Tem que se cuidar com o resto da matilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguinte, Sérgio, para Dilma governar ela precisa de maioria no congresso. Ela não tem e não vai ter mais!
      Cabô! Caiu a Christina Kirchner, o Madurão apodreceu, Cuba capitalizou e estão querendo o pescoço daquele moço que governa o Equador. Logo o índio amayrá vai amarelar também... Cabô!

      Excluir
    2. "...coincidentemente quando a Presidenta estava em agenda fora do País."
      E ela também não sabia de nada? Me lembra aquele que também não sabia...
      Ninguém sabe, ninguém viu, ninguém tem culpa.
      Lula 2018!!!

      Excluir
    3. Adoro essa gente que justifica tudo com Kirchner, Maduro e Castro. Mas esquece que o pre sal vai para as 7 irmãs...

      Excluir
    4. Para estes neo-intelectuais tupiniquins, que nem eram nascidos quando a gente apanhava para eles terem liberdade de falar estas asneiras hoje, tudo é justificavel para tirar o PT (aliás aquele mesmo PT que fez eles ascenderem de classe). Pode colocar o Temer com Cunha para governar, juntar o Aécio, Serra, Agripino e o Tebaldi, tudo vale para tirar a ameaça vermelha do poder. Nem que o barco afunde conosco dentro. Tudo vale a pena para restabelecer os principios éticos, ou devolver o galinheiro para as raposas.

      Excluir
    5. "Ameaça Vermelha"

      (detected)

      Excluir
  10. Baço, explique qual o problema em um governo vender todas as estatais e gastar impostos apenas com educação, saúde e segurança.

    ResponderExcluir
  11. Espero que o impedimento ocorra.
    Se não com o impedimento, com a cassação pelo TSE.
    Se não com a cassação, com a renúncia.
    Só quem perdeu o emprego no setor produtivo e não tem perspectiva de trabalho sabe do que eu estou falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queres dizer que se ela cair tu recuperas o emprego? Não, amigo, vais ser um desempregado de longa duração. É o que o neoliberalismo tupiniquim tem para te oferecer...

      Excluir
    2. Não creio. O mercado quer uma direção que este governo não conseguiu dar. Em fevereiro vou começar a receber meu seguro-desemprego, espero que até lá este cenário perturbador já tenha chegado ao fim. Milhões de brasileiros sabem que com a Dilma a economia só tem a piorar nos próximos anos.

      Excluir
    3. Dilma pode ser o resultado de uma má escolha nas eleições. No entanto, só numa republiqueta das bananas isso seria motivo para impeachment.

      Excluir
    4. O Brasil virou uma republiqueta de bananas há 13 anos, portanto...

      Excluir
    5. Claro, antes disso era uma Suécia.

      Excluir
  12. Nem Freud explica este tipo de idolatria / amor a está ideologia petisca que cega as pessoas , parece até religião... tenho pena de uma pessoa que não vê ou não quer ver que tudo que foi construído "até pelo lula" está sendo destruído por esta senhora... por mim chamem do que quiser democracia, golpe, bastilha, inquisição mas salvem nosso país e nosso modo de vida do petisco! Argentina e Venezuela já deram seus passos agora ė nossa vez !!! Abc du grego

    ResponderExcluir
  13. Como a Dilma pode ter apoio de parte significativa da sociedade com 8% de aprovação? Que preocupação é essa de um partido banda podre e cheio de delinquentes se o Brasil foi governado 13 anos pelo PT? Que golpe é esse que não atribui o estelionato eleitoral de Dilma que prometia coisas que sabia que não conseguiria fazer? Quanto ao Temer, essa é a beleza da urna eletrônica, abaixo da fotinho da Dilma estava a de Temer, com o nome dele no lado. Sim, ele foi eleito também é todos sabiam muito bem quem estavam escolhendo.

    ResponderExcluir
  14. Vamos livrar o Brasil dos comunistas, Dilma para Presidenta de Portugal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisamos. O nosso governo é do Partido Socialista, sustentado pelo Partido Comunista e o Bloco de Esquerda.

      Excluir
    2. Ótimo, perfeito para esta excepcional mulher! Dilma vai ensinar o seu raciocínio lógico aos portugueses, ou não será preciso...

      Excluir
  15. Aí você percebe o nível de ética e responsabilidade da presidente.

    Esta senhora foi reeleita através das mentiras contadas por seu marqueteiro e pelo último sopro de popularidade de seu mentor. Desde o início percebeu-se que ela era alguém incapaz de gerir um país tão grande e complexo como o Brasil, mesmo assim o país a reelegeu e a maioria que votou nela hoje está arrependida.

    Pois bem, se Dilma fosse de fato uma líder política responsável já teria renunciado. Ora, a mulher que já estava desmoralizada por suas mentiras e já tinha minoria nas duas casas, hoje tem oposição na oposição, na base aliada, nos partidos de extrema-esquerda e até do PT, perdeu o apoio do vice, economia em frangalhos, sem dinheiro para cooptação, sem projetos, sem força política. Se passar pelo impeachment vai governar pelos juristas petistas do STF, mesmo assim ainda corre o risco de sua chapa ser cassada pelo STE, pois é evidente que sua campanha usou dinheiro sujo da Lava-Jato. Em suma ela não vai largar o osso!

    O Brasil merece uma presidente desprovida de ética para governar o país? Merece!

    Mas será que os brasileiros que já pagam altos impostos para terem serviços públicos péssimos e estão vendo seus salários serem carcomidos pela inflação quando não estão desempregados, merecem passar por isso?

    Até onde a paixão pelo PT é capaz de cegar pessoas do raciocínio lógico e ético?

    ResponderExcluir
  16. Bom, a Petelândia está no fim. Agora é só questão de tempo.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem