sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Nos fios da teia #2



POR SALVADOR NETO

Nos Fios da Teia agradou aos leitores do Chuva Ácida, como esperado. E aqui vamos nós a mais alguns fios que tecem parte do mundo em que vivemos. Vamos em frente?
Cunha, sigilo e grana – O quase ex-deputado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi com tanta sede ao pote que se afogou no próprio oceano da sua hipocrisia. Com dois inquéritos abertos contra ele no STF, contas na Suíça em seu nome e da família com apenas (?) 9 milhões de reais, agora sequestrados a pedido do ministro Teori Zavascki, seu fim se aproxima. E a turma do impítim (leia-se PSDB, DEM, PPS) se afoga junto.

CPMF vem aí – O imposto, ou contribuição como queiram, que mais assusta os ricos e afortunados, grandes empresas e multinacionais, além de bancos e financeiras, vai valer em breve. O governo Dilma costura os apoios, já tem governadores e até prefeitos ao seu lado. Com essas canetas não há deputado que deixe de aprovar. Afinal, se suas cidades quebrarem, e assim seus estados, para que serviriam deputados e senadores? E cá prá nós, quem pagará a CPMF é quem nunca paga nada, os mais ricos. Que venha, e logo.

Congretrevas – Essa legislatura eleita pelo povo brasileiro tem feito uma força danada para arrastar o Brasil às trevas da Idade Média. A proposta do Estatuto da Família negando a realidade, a derrubada da criminalização da homofobia e, pasmem a tentativa ridícula de criminalizar atos contra heterossexuais (kkk), para ficar somente nisso, nos colocam no século X. E você aí em casa, vai ficar só olhando?

Mídia Caolha – Na província de Joinville, nossa Sucupira, nossa velha e carcomida mídia local/regional enxerga festival de cucas, distribui afagos ao fascista Bolsonaro, negando ao seu público conhecer o outro lado da moeda, ou das notícias. Em meio às enchentes desta quinta-feira (22) os joinvilense descobriram que não há radio jornalismo para prestar serviço em meio às águas e caos instalado. Fujam para os meios digitais alternativos gente!

Mídia Caolha 2 – Você já deve ter ouvido falar de Dalmo Dallari não? Grande jurista brasileiro, professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com grandes obras publicadas, teve participação importantíssima na Constituinte. Esta personalidade esteve na província de Joinville esta semana em evento sobre direitos humanos. Você soube? Não, claro que não. A mídia local/regional usou o tapa-olho. Não viu, não quis ver, não publicou. Não interessa aos donos do poder. Aguardem a vinda do Bolsonaro. Ganhará capa e espaços de entrevista generosos.

Enchente – Algo que não é novidade desde que os imigrantes afundaram os pés no mangue das terras de Dona Francisca, as enchentes por toda a cidade tornaram a vida dos joinvilenses um inferno nesta quinta-feira (22). Caiu muita água entre a madrugada e o meio da tarde, e os prejuízos como sempre, serão altos. No mandato anterior, de Carlito Merss, a limpeza permanente dos rios, bocas de lobo, riachos, causou grande redução das cheias. Hoje, esse processo cessou. Resultados aparecem dentro das casas e comércios.

Troca-Troca – Enquanto a chuva encharcou a paciência dos joinvilenses, um troca-troca chamou a atenção: Udo, que deixou um Rodrigo, que deixou para outro Rodrigo. O primeiro foi passear em outro continente, e deu um agrado ao seu vice, de quem na verdade quer distancia. Este ficou um pouquinho, e passou a bola para o outro Rodrigo, o Fachini. Este, por sua vez, destacou em cerimonia familiar o “desafio”, a “missão” que teria por... 48 horas. Ele só não contava com as chuvas. É, essa Joinville faz coisas...
E a prevenção?  – Santa Catarina sofre com cheias há décadas. É um convívio diário e permanente com as águas dos rios, somadas ao grande fluxo de chuvas que já sabemos até em quais meses acontecem. A pergunta que nunca tem resposta é: porque os governos e suas estruturas não colocam em ação um plano de prevenção, já que tem informações antecipadas das intempéries? Porque não soam avisos à população tão sofrida, com antecedência? Porque não colocam planos de contingenciamento das águas, deslocamento das pessoas, proteção aos seus patrimônios? É uma falta de vontade política e de governo que beira a um ato criminoso contra as comunidades.
É assim, os fios da teia nas teias do poder...

27 comentários:

  1. "CPMF vem aí – O imposto, ou contribuição como queiram, que mais assusta os ricos e afortunados, grandes empresas e multinacionais, além de bancos e financeiras, vai valer em breve. O governo Dilma costura os apoios, já tem governadores e até prefeitos ao seu lado. Com essas canetas não há deputado que deixe de aprovar. Afinal, se suas cidades quebrarem, e assim seus estados, para que serviriam deputados e senadores? E cá prá nós, quem pagará a CPMF é quem nunca paga nada, os mais ricos. Que venha, e logo."

    Estupido! Cada peido que você dá na sua conta bancária ou movimentação, vai pagar 0,2% sobre o valor (0,4% se houver acordo com os Estados e Municípios). Os ricos mandarão suas fortunas para fora do país, são os que menos vão pagar. Os bancos nem sentirão diferença, pois vão repassar o rombo aos correntistas. Os empresários (que já pagam horrores de impostos) vão pagar mais – e demitirão por isso. Do pão que você come ao transporte que você usa, vai pagar mais caro.

    Vocês, esquerdistas, são tão estúpidos e contraditórios que em 1997, quando FHC criou a CPMF pela primeira vez, liberais e gente da tua laia foram contrários ao imposto. Hoje os liberais continuam contrários, mas esquerdistas de uma figa, como você, apoiam a vinda de mais um imposto para tapar o buraco que Dilma e o PT fizeram nas contas públicas. É a primeira vez que eu vejo alguém pedir por mais impostos nesta merda de país!

    Quem vai pagar a conta serão os milhões de pobres, como sempre acontece. Bem feito!

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evasão de divisas é crime, otário! O Cunha foi o primeiro.

      Excluir
    2. Você Anônimo Eduardo, Jlle me lembra o Mario Amato, presidente da Fiesp em 1989. Ele dizia, se Lula for eleito, um milhão de empresários vão embora do Brasil... mentirosos iguais. Continuam aí, enchendo as burras. Pobre já paga a conta, agora é a vez dos ricos e ignorantes como você, que aliás, está cada vez mais ignorante, mal educado e boca suja. Venha CPMF.

      Excluir
    3. "Evasão de divisas é crime, otário!"

      Ah, vá! Sério?

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. O troll tucano da ACIJ cai cada vez mais no ridículo. E o pior, se acha esperto. Primeiro por que quem gasta 1000 reais vai pagar 20 de CPMF. Considerando que mais da metade da população não ganha isto, seu discurso vai por água abaixo. Só seus correligionários é que tem o que temer. Segundo, por que os seus parceiros sonegam mais de 450 bilhões por ano. Ainda quer falar em estupidez e contradição, seu pobretão de direita? E por ultimo foi seu partido que criou ela e que bancou 15 anos boa parte da educação e saúde deste país, e agora na aposta do quanto pior melhor (pois de propostas não sai nada desta oposição) eles mesmos extinguiram.
      Mas deixando os babacas prá lá, o que acha Salvador da liminar do colégio mais coxinha do Brasil que quer a toda custa manter privatizada a avenida que passa na frente?

      Excluir
    5. Sérgio, não deixa de tomar o remédio, por favor.

      Excluir
    6. Parece que o Sérgio está muito tempo fora da labuta (se é que ele conhece o significado desta palavra) e muito bem "aposentado". Em que planeta ele vive?

      Excluir
    7. Sérgio, sobre a liminar para o Santos Anjos, nada mais é que a cara da elite brasileira, tudo para nós, nada para todos. Se a educação que eles pregam lá é por aí, recomendo outros locais para os pais.

      Excluir
  2. Eduardo Cunha e Dilma Rousseff se sustentam de mãos dadas, vão se afogar juntos, um antes, outra depois. Um pior do que o outro!

    A favor da CPMF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A favor da CPMF sim, quando as grandes corporações banqueiras usam seus braços nas associações e federações empresariais para criticar, não precisa muito para se decidir. Quanto aos afogados, veremos.

      Excluir
    2. Se o PT depender da fama que goza dentro e fora do ambiente político, vai cair para a alegria de 90% da brasileira que desaprova o governo. Agora, se o PT sinalizar um abraço de afogado com o PMDB, como está fazendo, talvez mantenha-se mais um pouco... Mas vai cair e desaparecer, se o deus quiser.

      Excluir
  3. Parabéns Salvador Neto. Com essa breve análise da CPMF, você assinou o atestado de que não entende absolutamente nada de economia.Uma criança do fundamental não tem uma visão tão limitada e inocente como essa. Vergonha alheia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você deve entender muito. Vergonha teria se assinasse algo como anônimo, covarde. Ah, e tanto as crianças quanto adultos inteligentes me leem muito, inclusive ignorantes e anônimos covardes como você.

      Excluir
  4. Muito bom, como sempre, Salvador. Uma ressalva: a CPMF não tira dos ricos, tira dos pobres, pois este custo será imediatamente repassado. Aliás, tem gente que já repassou. Impostos sobre fortunas, essas coisas sim, tiram dos ricos, tudo que é "passável", não tira e, mais ainda, alimenta a inflação. Só que fica mais fácil do que realmente tirar dos ricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Donald, amigo, o pobre sempre pagou, paga e pagará. Mas com ela, além dos grandes pagarem, mesmo repassando, a fiscalização poderá saber de fato quanto movimentam algumas contas correntes por este país afora... O imposto sobre fortunas também é bem vindo, mas quero ver passar... Sou a favor do imposto único, e quem sabe, pela via da CPMF, possamos chegar lá. E deveria ser imposto quando compra, e quando movimenta a conta. Para fiscalizar... seria boa.

      Excluir
    2. O pobre vai pagar mais...
      Devo lembrá-los que, ao contrário da antiga, essa CPMF será cobrada na entrada de divisas (salário, por exemplo) e na saída...

      Excluir
    3. É muita inocência afirmar que será o pobre ou o rico que pagará esta conta. Todos pagarão, uns mais uns menos, os mais injustiçados, os menos injustiçados, sempre foi e será assim. Agora dizer que vai haver fiscalização, é piada pronta. Essa grana servirá exclusivamente para tampar o rombo e déficits da conta pública. Não será direcionada pra nenhum lugar (saúde, educação, etc) . Vir alguém aqui defender esta ideia da criação de mais um imposto, das duas uma: ou esta do lado de lá ou é somente um criador de polêmica.

      Excluir
  5. Quando Levy disse que os brasileiros aceitam pagar mais 'um pouquinho de imposto', todos riram. Agora vejo que não podemos mesmo superestimar a inteligência das pessoas. "... os mais ricos.". Você é patético.

    ResponderExcluir
  6. Tá explicado pq você é de esquerda: não entende nada de economia! Só assim pra conseguir defender um Governo populista corrupto, e a volta da CPMF! Ou você se faz de desentendido, ou é burro mesmo, para negar que a CPMF afeta muito mais os pobres do que os ricos, como qualquer imposto nesse país?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você nem sabe o que é esquerda ou direita, que dirá falar de economia não é...rs. Quanto medo da CPMF... pegarão todos na malha fina, além de terem de pagar o que nunca querem pagar. Prefiro ser um burro para você do que inteligente para a tua plateia. E siga me lendo.

      Excluir
  7. Gente, a CPMF é um imposto acumulativo. Não são somente as pessoas físicas serão prejudicadas nas suas movimentações bancárias, mas todo o tipo de comércio e serviço. Ou seja, o dono do supermercado tira dinheiro do banco para pagar fornecedores (para imposto), paga o fornecedor (para imposto), paga o funcionário (para imposto), seguramente ele vai imputar os valores nos produtos, encarecendo ainda mais ao trabalhador. Sem contar que o dinheiro que entra na conta do trabalhador já desconta o imposto e o que sai também. É um péssimo negócio para o cidadão. Imaginem se um rico faz uma movimentação de R$ 1.000.000,00, vai pagar R$20.000,00 de CPMF, é muito? Para um rico talvez não. Por outro lado, imaginem um casal de trabalhadores que há anos vem guardando dinheiro para comprar o seu primeiro imóvel por R$ 200.000,00, vão pagar R$ 4.000,00 só de CPMF, como se não bastassem os 2% de ITBI e outros impostos inclusos...

    Por favor, menos ideologia, mais racionalidade.

    ResponderExcluir
  8. chega de imposto para compensar a má adiministração dos politicos salafrarios

    ResponderExcluir
  9. Calma! Para tudo e chama a NASA...heheheh

    Seguinte, se a proposta original do governo seguir adiante, será cobrado o valor de 0,02% em cada transação finaceira, ponto. Isso quer dizer que um sujeito que ganha R$ 1.000,00 vai ganhar R$ 960,00, pois o banco vai cobrar 0,02% no depósito, e mais 0,02% no saque. Ou seja, o governo não vai tirar apenas R$ 20,00, mais R$ 40,00 da conta do trabalhador.
    Pra quem ganha pouco esses 0,04% é muito. Por isso o pobre é o que mais vai sofrer com esse imposto.
    E lembro aos senhores que estamos falando também de aposentados e beneficiados pelos sistemas de distribuição de renda.
    "Caiu na rede é peixe."

    ResponderExcluir
  10. Salvador realmente essa história da CPMF não me agada. Até porque a sua função é cobrir a queda de arrecadação do executivo federeal. E nesta hora me vem a memória a lista dos quinhentos maiores devedores da receita federal.

    http://www.vermelho.org.br/noticia/271468-2

    E fica difícil entender porque taxar todas as operações financeiras quando o governo poderia simplesmente cobrar o que os EMPRESÁRIOS que são as pessoas que mais PAGAM impostos, segundo informação do Eduardo Jlle, estão devendo. No momento o pindura deles tá em R$ 228,978 bilhões.

    Então eu vejo da seguinte forma, antes de criar um novo tributo devemos garantir a arrecadação dos já existentes.

    Lembro ainda que a turma que ficou mais triste com a extinção da CPMF foi a receita federal, pois por meio desse tributo eles conseguiam facilmente reunir indicios de sonegação.

    ResponderExcluir
  11. Engana-se quem pensa que os empresários não vão repassar a CPMF a seus produtos. Muitos até já repassaram, e vão repassar de novo. O pobre pagará.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem