sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Não reeleja, renove geral!


POR SALVADOR NETO

Anote os nomes a seguir: Adilson Mariano (PSOL), Claudio Aragão (PMDB), Dorval Pretti (PPS), Fabio Dalonso (PSDB), Jaime Evaristo (PSC), James Schroeder (PDT), João Carlos Gonçalves (PMDB), Levi Rioschi (PPS), Lioilson Correa (PT), Manoel Bento (PT), Mauricinho Soares (PMDB), Mauricio Peixer (PSDB), Maycon César (PSDB), Odir Nunes (PSDB), Pastora Leia (PSD), Roberto Bisoni (PSDB), Rodrigo Fachini (PMDB), Rodrigo Thomazi - Suplente/Sidnei Sabel (PP) titular, Zilnety Nunes (PSD). Anotou? Agora fixe essa lista em sua geladeira, quadro branco, ou onde deixe suas anotações importantes do que tem a fazer. Já explico.


Essas pessoas listadas acima são os vereadores no exercício do cargo em Joinville (SC). Eleito em 2012 ainda pelo PSD, Patricio Destro, hoje PSB (é...) virou deputado estadual em 2014 abrindo a vaga para Zilnety Nunes. Rodrigo Thomazi assume quando Sidnei Sabel deseja ser secretário do Governo Udo. Temos mais nomes de suplentes – aqueles que ficam na fila para assumir caso um dos eleitos tenha de deixar o cargo por qualquer motivo -, mas isso fica para um exercício de casa para você eleitor. Sim, você quer uma cidade melhor, tem de fazer a lição de casa: pesquisar, saber quem é quem, de onde veio, para onde foi, quais negociações fez, se tem nome sujo (processos, acusações, etc), se trabalhou, se não. Coisas básicas para exercer de fato o seu direito de cidadão. E aí votar.

Esclarecido isso, faça o passo seguinte, claro, somente em 2016: não reeleja nenhum destes vereadores ocupantes das cadeiras no legislativo joinvilense. Renove geral. Somos quase 700 mil habitantes dos quais quase 400 mil tem direito a votar, e ser votado. Portanto, há muita gente que pode dedicar seu tempo, conhecimento, habilidades, estudo, formação, visão de mundo, para a coisa pública. Aliás, isso deveria ser uma missão de todo cidadão, alguma vez se candidatar, fazer política partidária, não partidária, se envolver nas associações de bairros, de classes, ser voluntário de instituições sociais e públicas, participar de diretorias de entidades sociais. Fazer política é isso, não é somente votar, ou reclamar diante da TV, dos noticiários.



Claro que na lista atual de vereadores, e de suplentes, há pessoas de bem, com bons serviços prestados. Mas como diz o ditado, o uso do cachimbo deixa a boca torta. Eleitos, começam a compreender a máquina, o os corruptores, lobbies, lobistas, achacadores, e outros, e a se influenciar, ou influenciar outrem. Com isso perde a sociedade. É só ver a quantas andam os projetos cruciais para o bem de Joinville como a Lei de Ordenamento Territorial (LOT), por exemplo. Começam a se acostumar com as benesses (carro, combustível, diárias, tudo livre), com o dia a dia da reclamação do povo, e sequer dão bola para os gritos das ruas e bairros. Portanto, se elegeu, teve seu tempo, realizou, não realizou? Troquemos na próxima!

Como os políticos legislam sobre o sistema político – a tal reforma política muda para nada mudar a anos – mudemos nós a nossa postura. Deixemos de atender ao coração porque o tio, o pai, o irmão, o primo, o amigo precisa... Abandonemos a tentação do aceno de cargo público, ajuda de custo, barro, saibro, máquina para limpar um terreninho... Vamos mudar, pois o poder está conosco, no voto, na nossa escolha! Se mudarmos todos, novos entram, sangue novo, renova-se o ar político. E quando falo de renovar não é a ideia de idade – até porque há nesta lista e em outras, novos bem velhos! -, mas sim de pessoas que nunca passaram pelo legislativo, não conhecem aquele mundo por dentro.

Comecemos, pois esse movimento social pela renovação total do legislativo municipal pela nossa cidade. Não reeleja ninguém, renove geral! A ideia pode parecer utópica, mas é preciso retomar as utopias para que a sociedade volte a ter crença nela mesma, e na política! Acabe com o carreirismo político. Renove tudo, e vejamos como aí sim a juventude voltará a acreditar na política como instrumento de transformação social, que de fato é. A provocação está feita. Comecemos aqui em nossa cidade. Em 2016, não reeleja, renove geral.


É assim, nas teias do poder...

13 comentários:

  1. Sugiro vc se candidatar, Salvador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, tenho o direito de ser candidato, quem sabe um dia. Hoje sou mais útil participando com o olhar crítico do jornalista. Obrigado.

      Excluir
  2. Nem toda a renovação é benéfica, vereadores como o Maycon Cesar, Lioilson Correa, João Carlos Gonçalves e Cláudio Aragão se tornaram decepções. Principalmente com pouco tempo de mandato se tornaram os principais nomes nos escândalos na câmara, que não foram poucos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudimar Helder Hoffmann, renovar sempre é benéfico. A natureza nos ensina com a água por exemplo, que se renova e mantém a vida. Ela parada, apodrece. Os exemplos que você citou se enquadram no que eu cito. Eles não são renovação, todos foram assessores de políticos tradicionais.

      Excluir
    2. Isso, política é igual água, simples assim. Próxima...

      Excluir
  3. Em tese sua proposta é válida Salvador, mas não podemos generalizar. Existem coisas que não podemos mudar ou fazer acontecer em 4 anos. Bons projetos e politicas públicas requerem continuidade. É óbvio que não necessariamente com os mesmos nomes, mas e se o nome for bom, o que acontece? A não reeleição me parece ser uma saída mais imediatista para limpar o fisiologismo e a ineficiência que se escancaram no nosso Legislativo, mas acima disto está a necessidade crescente de conscientização e politização, e principalmente a diminuição da interferência do poder da mídia e dos grupos econômicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, a ideia é provocar, e porque não, tentar? Ao mesmo tempo continuar a conscientização, necessária e permanente. Como está é que não pode ficar, pois é o que a sociedade faz há anos, repete, e os resultados são esses que vemos... obrigado pelo comentário!

      Excluir
    2. Não é uma maneira inteligente de compor um legislativo melhor, se foi bom fica, senão sai...

      Excluir
    3. Renato Godinho, o bom e o ruim são muito relativos, dependem de muitos pontos de vista. O que é bom, e para quem, e o que é ruim, e para quem também? Se sempre mudarmos, não há carreirismo, nem vícios, e faz-se com que o cidadão realmente exerça sua cidadania, e se candidate. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Sua sugestão é utópica, mas eu gostei e vou aceitar o desafio. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlete Cardoso, precisamos mais das utopias, porque as certezas tem nos decepcionado e não nos dá caminhos diferentes... valeu o comentário, abração!

      Excluir
  5. Muito subjetivo. Eu vou votar e continuar votanto em políticos que defendam a minha ideia de política e os meus interesses, entretanto esses interesses podem não ser os mesmos da maIoria da população. Deixar de reeleger e apontar esse ou aquele político não vai mudar nada. Políticos coerentes sempre terão votos garantidos, ou porque vocês acham que o Bolsonaro tem sua reeleição garantida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, isso se chama democracia. Você vota em quem quer, mas dizer que nada muda se mudarmos, isso sim é subjetivo. E coerência nada tem a ver com Bolsonaro, porque o que ele representa é violência, preconceito, golpe e tudo o que não combina com civilidade. Mas é sua opinião, a qual agradeço o comentário.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem