quarta-feira, 15 de julho de 2015

E-mail denuncia funcionária fantasma na Câmara

POR CHUVA ÁCIDA

Nesta terça-feira, alguns órgãos de comunicação de Joinville, incluindo o Chuva Ácida, receberam uma denúncia supostamente com origem dentro da Câmara de Vereadores. Um e-mail - assinado com nomes provavelmente fictícios -, acusa o vereador Levi Rioschi de ter uma funcionária fantasma, de nome Edna Abílio Alves (vejam o fac-símile do e-mail).

É possível acreditar na veracidade da denúncia? É uma resposta que a comunidade terá quando forem feitas as devidas apurações. O e-mail enviado ao Chuva Ácida também tinha como destinatários o Ministério Público e o presidente da Câmara de Vereadores.

Mesmo sendo um espaço de opinião - e não de jornalismo - o blog checou as informações e verificou que há duas formas de saber se os assessores estão fazendo seu trabalho na Câmara.
- Quando o assessor é de apoio operacional e/ou externo, ele deve apresentar relatórios mensais sobre suas atividades. E estes relatórios devem constar no Portal da Transparência.
- Se o assessor é de gabinete, ele deve assinar o livro ponto.

Uma verificação permitiu saber que a funcionária em questão foi de fato nomeada no gabinete do vereador Levi Rioschi em abril deste ano. Porém, não se encontram relatórios em seu nome no Portal da Transparência. Uma ligação para o gabinete do vereador permitiu conferir, através da sua assessoria, que ela é de apoio externo.

Eis o problema. Se ela é de apoio externo, então deveria apresentar os relatórios. Mas surge outra questão: é difícil encontrar alguém na Câmara que conheça a assessora. Fontes que preferem não se identificar revelam ainda que ela reside em Florianópolis.

Resta esperar pelos procedimentos adotados pela Câmara de Vereadores ou pelo Ministério Público para a averiguação dos fatos. Caso a denúncia seja comprovada, o assunto é grave e ganha relevância. Caso nada seja confirmado, então estaremos frente a uma tentativa de prejudicar o vereador, o que também seria grave.

O  “e-mail/denúncia”  faz ainda uma outra revelação mais séria, mas como carece de informação (double check, de acordo com as regras do jornalismo) essa parte aparece distorcida no fac-símile.











11 comentários:

  1. Segundo uma Lista de Servidores Exonerados da Câmara de Vereadores de Joinville
    OOO1 Pag. O4...ela foi exonerada em O1/O4?2O15...file:///C:/Users/Intel/Downloads/cvj-relacao-de-servidores-exonerados-abril-2015.pdf..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e depois foi recontratada novamente em 06/04/2015

      Excluir
  2. So um fantasma em toda a CVJ?? Ah tá...

    ResponderExcluir
  3. Neste link http://www.cvj.sc.gov.br/portal-da-transparencia/category/29-gestao-de-pessoas-servidores-comissionados?download=914%3Arelacao-de-servidores-exonerados-abril-2015 pesquisado através do google, informa que ela foi exonerada em 04/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e depois foi recontratada novamente em 06/04/2015

      Excluir
  4. Gostei da abordagem do chuva ácida, mesmo não sendo um blogue jornalistico, falta pouco, deu um tom correto esclarecendo que por enquanto é só uma denuncia e principalmente não divulgando fatos que não podem ser checados.
    Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Seria possivel ela ser exonerada em abril e no dia 06/04 ser recontratada!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Nos casos de cargos comissionados, quando um servidor mudará de cargo (promovido ou rebaixado) ele precisa ser primeiro exonerado do cargo em que está. No dia 01/04 ela foi exonerada e no dia 06/04 foi nomeada novamente.

      Excluir
    2. Sim. Nos casos de cargos comissionados, quando um servidor mudará de cargo (promovido ou rebaixado) ele precisa ser primeiro exonerado do cargo em que está. No dia 01/04 ela foi exonerada e no dia 06/04 foi nomeada novamente.

      Excluir
  6. Na relação de comissionados do mes anterior diz que ela foi nomeada no dia 01/02/2015 como Assessora Parlamentar I, que pelo que notei na lista é o nivel mais alto, ganhando quase R$ 4000,00. Tem assessor bem mais antigo lá que não ganha nem a metade. Fonte: Portal da transparencia > Relação de Servidores Ativos Comissionados Março 2015

    ResponderExcluir
  7. Sei que os comissionados puros exonerados no dia da mentira da camera foram nomeados como comissionados pela pmj ... trocaram de cabide... um desses tinha um cargo de coordenador(a) e desde que foi nomeado(a) vivia de atestado. Bom, dizem que fantasmas são lençois, podem ficar dobrados na gaveta ou pendurados no cabide!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem